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[Museum] Património Cognição e Evolução Humana. Debate e Mesa-Redonda, 10 de setembro 2022, 15h, Oficina do Impronuncialismo (Campo Grande, Lisboa)

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Património Cognição e Evolução Humana. Debate e Mesa-Redonda, 10 de setembro 2022, 15h, Oficina do Impronuncialismo (Campo Grande, Lisboa)
From :   Pedro Pereira <pedropereiraoffic@outlook.com>
Date :   Fri, 9 Sep 2022 22:54:25 +0000

 

O texto enviado no Anexo PDF servirá de referência para o Debate e a Mesa-Redonda que ocorrerá no próximo dia 10 de setembro de 2022, a partir das 15 horas, na Oficina do Impronuncialismo (Campo Grande, Lisboa).

 

Acerca das coisas que se dão, das coisas que se vendem, e, das que se não devem dar nem vender, mas, guardar

(M.Godelier, 1996/2000, “O Enigma da Dádiva”, A.Fayard/Ed.70, p.9)

(A.Weiner, 1992, “Inalienable Possessions: the paradox of Keeping-while-Giving”, Berkeley, University of California Press)

 

Património, Cognição e Evolução Humana

“... O resultado deste trabalho mostrou que no comportamento humano há uma ligação efectiva entre os níveis biológico, social e cultural (simbólico). Uma ligação que não se perde. Que, aquilo que se designa por “social” e “cultural”, afinal, não é um fenómeno artificial, arbitrário e separado do “natural” (biológico).

E essa prova acrescenta um contributo, e uma consequência ao atual conhecimento.

Vem contradizer muitas das teorias atualmente predominantes. Concretamente, as teorias herdeiras do “Relativismo Cultural” (que tentaram substituir as do “evolucionismo”); as do “Interpretativismo” (de C.Geertz, continuadas por J.Clifford, Z.Bauman, Ph.Descola, e sucessores, que tentaram abolir o “estruturalismo”); e, as teorias “linguísticas, semióticas e simbólicas” (encarceradas na lógica da linguagem, e baseadas na suposta arbitrariedade da relação entre significado e significante dentro do signo). Um relativismo cultural e um interpretativismo que contribuíram para o descrédito científico das ciências sociais e humanas. Uma epistemologia que se tornou predominante na maioria das atuais universidades, e serviu para justificar o comportamento humano e todas as suas acções, sobretudo as lutas políticas e sociais. Bastando a construção de “narrativas”, em nome da liberdade e da apologia da diferença humana, para serem consideradas (pseudo)científicas. Exatamente, por se presumir que bastaria serem explicadas pelo pretenso arbítrio da relação entre o «nome» e a «coisa nomeada» dentro do signo.”

Pedro Manuel-Cardoso

 

 

 

Attachment: PedroManuelCardoso PATRIMÓNIO COGNIÇÃO E EVOLUÇÃO HUMANA.pdf
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