Lista museum

Mensagem

Re: [Museum] Homenagem ao Doutor Nelson Correia Borges

To :   "jde@fl.uc.pt" <jde@fl.uc.pt>
Subject :   Re: [Museum] Homenagem ao Doutor Nelson Correia Borges
From :   Matilde Sousa Franco <matildesousafranco@gmail.com>
Date :   Tue, 27 Jun 2023 17:21:54 +0100

Associo-me à homenagem, pois guardo excelentes memórias do Professor Nelson Correia Borges. 
Em Coimbra, no início da década de 1980, quando eu era directora do Museu Nacional de Machado de Castro, conheci o Professor Nelson Correia Borges, o qual deu grande colaboração ao museu, e depois tenho apreciado o seu percurso. 
Assim, envio parabéns e um abraço amigo
Matilde Sousa Franco

No dia 26/06/2023, às 19:58, jde@fl.uc.pt escreveu:

Por iniciativa da Câmara Municipal de Penacova, está prevista para o próximo dia 30, a partir das 18 horas, no Mosteiro de Lorvão, uma sessão de homenagem ao Doutor Nelson Correia Borges, professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
A cerimónia terminará com um breve apontamento musical.
                Recorde-se que, natural de Lorvão (1942), Nelson Correia Borges desde cedo se interessou pela história do mosteiro em torno do qual a povoação se desenvolvera, nomeadamente a partir do momento em que se decidiu, pelos meados da década de 70, a fazer o curso de História na Faculdade de Letras de Coimbra.
                Assim, recordarei que, no âmbito da cadeira de Epigrafia, no ano lectivo de 1975-1976, estudou a única inscrição romana daí proveniente, estudo que viria a publicar-se na revista Conimbriga (XV 1976 117-125), sob o título «Nova leitura da inscrição CIL II 6275a (Penacova)», e também no jornal Notícias de Penacova (2-9-1977, p. 2: «A inscrição romana de Lorvão»). Pouco tempo depois, deu à estampa os resultados da investigação que tivera como um dos pontos de partida a identificação de uma pedra visigótica «ornada de vide ondeada com cachos de uvas e gavinhas» que teria pertencido ao «primitivo templo» (p. 16), datável da época do bispo Lucêncio, a 2ª metade do século VI («Lucêncio, bispo de Conímbriga, e as origens do Mosteiro do Lorvão», Conimbriga  XXIII 1984 143-158).
                Tendo ingressado como docente na área de História da Arte, a sua dissertação de doutoramento, em 1992, foi, naturalmente, sobre Arte Monástica em Lorvão: sombras e realidade, obra que viria a ser publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2001.
                Um dos seus livros mais recentes Doçaria Conventual de Lorvão, teve em 2013 a 1ª edição, pela Câmara Municipal de Penacova.
                Justifica-se, pois, plenamente a homenagem que ora lhe vai ser prestada, à qual, mui jubilosamente nos associamos.
 
                                                               José d’Encarnação

 

_______________________________________________
Museum mailing list
Museum@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/museum


Mensagem anterior por data: [Museum] O risco de errar. O erro de não arriscar | Conferência anual, 30 de Outubro de 2023 Próxima mensagem por data: [Museum] Dia da Academia das Ciências | 6 de julho | 15:00
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Homenagem ao Doutor Nelson Correia Borges Próxima mensagem por assunto: [Museum] How to find public domain museum images