"Não é surpresa que existam lacunas na orientação e formação do sector cultural para apoiar a trajectória internacional de artistas e profissionais da cultura com deficiência. A igualdade de acesso à mobilidade transfronteiriça e às múltiplas oportunidades para explorar, criar, aprender ou conectar-se não foi ainda alcançada. Qualquer que seja a forma artística, o sector cultural precisa de medidas concretas para que as pessoas com deficiência tenham acesso à investigação criativa num outro contexto, a meios de produção artística (a nível macro-regional, europeu ou internacional), a novos conhecimentos e competências fora do seu país de origem ou para se conectarem com pares internacionais."
Ficaríamos muito felizes se se juntassem a nós no webinar "International mobility of disabled artists and cultural professionals", organizado pela On The Move. Realiza-se no dia 12 de Março, das 10h às 11h30 (hora de Lisboa). A participação é gratuita, mas é necessária inscrição. Terá ainda transmissão ao vivo no website da Howlround. A conversa será em inglês e terá legendagem em inglês.
O ciclo "Corpos Políticos" - com curadoria da artista, escritora e activista Diana Niepce - realiza-se na Culturgest, em Lisboa, entre 4 e 16 de Março. Este é um projecto de investigação, formação e programação que tenta mapear a presença do corpo "fora da norma" nas artes performativas. Corpos políticos que contestam o seu lugar na sociedade. Para além dos espectáculos e performances (Diana Niepce, Diana Anselmo e Dan Daw), haverá ainda conversas e workshops. É com prazer e orgulho que a Acesso Cultura apoia este ciclo.
Coloquem nas vossas agendas o dia 20 de Março! O nosso colega Hugo Sousa vai entrevista Denise Peixoto sobre a forma como o Museu do Ipiranga foi (re)pensado para ser mais acessível. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição.
E ainda, uma sugestão!
Em Novembro passado, o Museu Nacional do Traje e a Acesso Cultura organizaram um debate sobre moda inclusiva. Nesse debate, e entre muitas outras referências, falou-se da activista Sinéad Burke, que foi o modelo para a criação do primeiro manequim de uma pessoa com nanismo (little person é o termo usado pela Sinéad), integrado depois na exposição "Body Beautiful" do National Museums Scotland (2019).
O Metropolitan Museum of Art apresenta neste momento a exposição "Women dressing Women". Na sexta-feira passada, o museu organizou um debate e, entre as convidadas, estava também a Sinéad Burke. Vale muito a pena ouvir!
|