É com enorme pesar que cumpro o dever de vos informar que a nossa Querida Amiga e Membro da Direcção da Associação dos Arqueólogos Portugueses Doutora Andrea Martins acabou de falecer. Logo que souber pormenores sobre as cerimónias fúnebres enviar-vos-ei nova mensagem.
O falecimento prematuro da Andrea Martins, quando ainda tanto havia a esperar da sua actividade como investigadora no domínio da Arte Pré-Histórica e da Pré-História Recente, e noutros domínios da Arqueologia que muito beneficiaram com a sua inteligência, criatividade, profissionalismo, capacidade de trabalho, resiliência, e tantas outras qualidades, que a tornaram num ser humano de excepção constitui uma enorme perda para a Associação dos Arqueólogos Portugueses, a que se dedicou com a maior generosidade e um verdadeiro espírito de missão cívica, nos últimos 20 anos, no âmbito da Direcção, da Secção de Pré-história e do Projecto VNSP3000, coordenando a Revista Arqueologia e História e as Monografias da AAP e organizando inúmeras reuniões científicas, com especial destaque para a organização e publicação integral dos Quatro Congressos da AAP, em colaboração com o seu companheiro César Neves, a quem apresentamos as mais sentidas condolências.
Mas foi sobretudo uma enorme perda para a Arqueologia Portuguesa, que tão carecida se encontra de investigadores com as qualidades intelectuais e humanas plenamente demonstradas pela Andrea Martins ao longo da sua curta mas intensa vida. Que repouse em paz!
José Morais Arnaud
(Presidente da Direcção da Associação dos Arqueólogos Portugueses)