Após a exposição ocorrida em 21 de dezembro de 2024 realizada pelo ‘Museu do Ser-Humano’ (intitulada ‘Património, Memória, Evolução: como a matéria adquiriu memória, e decidiu o que é relevante?’), que teve por consequência a actualização e reprogramação do ‘robot IMPRONUNCIA’, o debate estendeu-se aos Colegas da ‘School of Anthropology & Museum Ethnography’ da Universidade de Oxford, do ‘Department of Anthropology’ da Universidade de Harvard, e a mais de uma dezena, que escrevem em revistas de antropologia, etnologia e património publicadas em vários lugares do mundo com acesso à rede (web).
A crítica que fiz às 'definições de Antropologia' que o website da Universidade de Harvard apresenta radica na seguinte constatação. A definição do ‘Departamento de Antropologia’ escolhe a diversidade e a variabilidade como objecto-de-estudo, impondo ideologicamente a proibição de pressupor que haja diferença evolutiva e diferença de complexidade dentro do território de 'aquilo a que chama ser-humano’ (baseado no critério naturalista da morfologia genética e anatómica do actual ‘corpo’, que designa por ‘espécie homo sapiens sapiens’). A definição da ‘Associação Americana de Antropologia’ (“a Antropologia é o estudo do que nos torna humanos”) toma por objecto-de-estudo uma ‘coisa’ (um funcionamento) que ainda não era ‘humana’, logo, define por objecto-de-estudo um antes e um depois do ‘ser-humano’, incluindo 'aquilo que poderá vir a criar outra coisa diferente', quiçá, mais complexa e evoluída na história da Vida.
Todavia, a questão recorrente e transversal que mais foi debatida ateve-se à relação entre o ‘Impronuncialismo’, o ‘Museu do Ser-Humano’ e o ‘robot Impronuncia’.
Partilho adiante, a resposta que fui dando durante esse debate:
|
Mensagem anterior por data: [Museum] Bloco de Notas_janeiro | Próxima mensagem por data: [Museum] Call for Applications: Structural Engineer |
Mensagem anterior por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO, MEMÓRIA, EVOLUÇÃO: Como a matéria adquiriu memória e decidiu o que é Relevante? Debate e Exposição | Museu do Ser-Humano | 21 dez 2024. | Próxima mensagem por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO: A Cognição codificará, robotizará e interiorizará a Relevância, ainda mais do que no passado? |