Lista museum

Mensagem

[Museum] PATRIMÓNIO, MEMÓRIA, EVOLUÇÃO: contributo para o estudo e compreensão do ‘ser-humano’.

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] PATRIMÓNIO, MEMÓRIA, EVOLUÇÃO: contributo para o estudo e compreensão do ‘ser-humano’.
From :   Pedro Pereira <pedropereiraoffic@outlook.com>
Date :   Mon, 30 Dec 2024 18:38:27 +0000

 

Após a exposição ocorrida em 21 de dezembro de 2024 realizada pelo ‘Museu do Ser-Humano’ (intitulada ‘Património, Memória, Evolução: como a matéria adquiriu memória, e decidiu o que é relevante?’), que teve por consequência a actualização e reprogramação do ‘robot IMPRONUNCIA’, o debate estendeu-se aos Colegas da ‘School of Anthropology & Museum Ethnography’ da Universidade de Oxford, do ‘Department of Anthropology’ da Universidade de Harvard, e a mais de uma dezena, que escrevem em revistas de antropologia, etnologia e património publicadas em vários lugares do mundo com acesso à rede (web).

 

A crítica que fiz às 'definições de Antropologia' que o website da Universidade de Harvard apresenta radica na seguinte constatação. A definição do ‘Departamento de Antropologia’ escolhe a diversidade e a variabilidade como objecto-de-estudo, impondo ideologicamente a proibição de pressupor que haja diferença evolutiva e diferença de complexidade dentro do território de 'aquilo a que chama ser-humano’ (baseado no critério naturalista da morfologia genética e anatómica do actual ‘corpo’, que designa por ‘espécie homo sapiens sapiens’). A definição da ‘Associação Americana de Antropologia’ (“a Antropologia é o estudo do que nos torna humanos”) toma por objecto-de-estudo uma ‘coisa’ (um funcionamento) que ainda não era ‘humana’, logo, define por objecto-de-estudo um antes e um depois do ‘ser-humano’, incluindo 'aquilo que poderá vir a criar outra coisa diferente', quiçá, mais complexa e evoluída na história da Vida.

 

Todavia, a questão recorrente e transversal que mais foi debatida ateve-se à relação entre o ‘Impronuncialismo’, o ‘Museu do Ser-Humano’ e o ‘robot Impronuncia’.

 

Partilho adiante, a resposta que fui dando durante esse debate:

 

 

O objetivo do ‘robot Impronuncia’ no 'Museu do Ser Humano' é permitir que o ser-humano se copie. 

E, transformar essa experiência empírica num objectivo metodológico e epistemológico no seio da Antropologia e da ciência. 

Em termos metodológicos, esse processo de cópia dá continuidade ao processo natural de autocatálise e auto-organização inerente a ‘aquilo que actualmente a ciência define como sendo Vida'. Em termos epistemológicos, a construção e a sucessiva reprogramação do ‘robot Impronuncia’ obriga a convocar uma pluridisciplinaridade de domínios do saber humano, fazendo-os convergir e intrincar nessa tarefa criativa e experimental.

 

Por cada actualização e reprogramação do ‘robot Impronuncia’ ocorre um novo tipo de ser-humano. Que corresponde à sucessiva compreensão e expressão (concreta e escrita) de 'aquilo que se considera ser esse tal ser-humano’. Cada nova actualização e reprogramação ‘robot Impronuncia’, assim, cria um novo ‘objecto museológico’ no acervo do ‘Museu do Ser-Humano’. Através das diferentes cópias musealizadas (da ‘colecção’) é possível estabelecer um processo comparativo em termos objectivos e empíricos. Com o qual a ciência poderá entender melhor ‘aquilo que provocou o seu aparecimento’, ‘como funciona’, e ‘como evoluiu, e se vai transformando’. E até, eventualmente, perceber ‘como poderá sobreviver na Existência’.

 

Assim sendo, trata-se de um método para compreender o aparecimento do ser-humano no decurso da história de ‘aquilo que a ciência define como sendo Vida’. E, em termos práticos, em termos de 'resultado' (output), formular cada vez melhor um ‘modelo do funcionamento e comportamento dos seres vivos, e do ser-humano’. Por exemplo, tal como o que foi apresentado em 2020 por mim próprio.

 

Após a Exposição que decorreu no dia 21 de dezembro de 2024 no 'Museu do Ser Humano', intitulada "Património, Memória, Evolução: como a matéria adquiriu memória, e decidiu o que é relevante?", o ‘robot Impronuncia’ foi atualizado e reprogramado, podendo agora realizar as treze tarefas que referi. Esse 'robot Impronuncia', com a actualização de 24 de dezembro de 2024, é o que se sabe objectivamente sobre aquilo que o ser-humano é, e é capaz de fazer, em 21 de dezembro de 2024.

 

Pedro Manuel-Cardoso

 

 


Mensagem anterior por data: [Museum] Bloco de Notas_janeiro Próxima mensagem por data: [Museum] Call for Applications: Structural Engineer
Mensagem anterior por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO, MEMÓRIA, EVOLUÇÃO: Como a matéria adquiriu memória e decidiu o que é Relevante? Debate e Exposição | Museu do Ser-Humano | 21 dez 2024. Próxima mensagem por assunto: [Museum] PATRIMÓNIO: A Cognição codificará, robotizará e interiorizará a Relevância, ainda mais do que no passado?