MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA
|
O Museu Nacional de Etnologia reúne coleções que representam mais de 380 culturas do mundo. 40.000 peças, entre as quais utensílios, adornos, objetos rituais, instrumentos musicais, máscaras e têxteis, celebram as culturas africanas, asiáticas e ameríndias, assim como a cultura tradicional portuguesa. Este museu, único no país, é hoje um lugar de conhecimento, diálogo intercultural e fruição.
|
Penca de Balangandãs
Proveniência: Bahia, Brasil
Data de recolha: 1973
Coletor: Gustavo Marques
Material: Metal
MNE.AX.029
VISITA TEMÁTICA
30 Janeiro 16h00
A Penca de Balangandãs é um adorno de cintura. Inicialmente uma das joias de crioulas, remetendo à diáspora africana por escravização, é usada no século XIX na Bahia, Brasil, por mulheres negras, tanto livres como escravizadas. Preferencialmente de prata, divide-se em três partes: a corrente, geralmente de metal, a nave, onde reside a referência às ancestrais Iyámi, e os berloques.
Inscrições: se.mnetnologia@museusemonumentos.pt
|
PROLONGAMENTO DA EXPOSIÇÃO
ATÉ 29 DE MARÇO DE 2026
“Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo Português em África: Mitos e Realidades”
PRÓXIMAS VISITAS GUIADAS
DOMINGOS 11H30
11 Janeiro Dr. João Moreira da Silva
8 Fevereiro Profª Isabel Castro Henriques
8 Março Profª Joana Pereira Leite
Inscrições:
se.mnetnologia@museusemonumentos.pt
|
A Embaixada da Índia
&
A Embaixada da Argentina
apresentam
"TANGO MALHAR" de Saya Date
Índia, 2025, M/6, 95’, Drama
16 JANEIRO 17H30
Sinopse: Quando Malhar, um motorista de táxi, descobre acidentalmente o tango argentino, ele se vê dividido entre as suas raízes conservadoras e uma comunidade de dança de elite. Ao longo do caminho, ele descobre uma conexão, despertando algo além da sua existência mundana.
ENTRADA LIVRE (sujeita à capacidade do auditório)
|
A Embaixa da Índia
&
A Embaixada da Argentina
apresentam
"THINKING OF HIM" de Pablo César
Argentina & Índia, 2018, 107’, Drama
17 JANEIRO 11H00
Sinopse: Duas histórias entrelaçam-se ao longo do tempo. No presente, Félix, um professor pessimista e preguiçoso, encontra um livro que o deslumbra, enquanto leciona geografia num centro de detenção para menores. No passado, Rabindranath Tagore, poeta bengali, autor do livro que chegou às mãos de Félix, chega à Argentina e é hospedado por Victoria Ocampo, com quem vive um breve e inocente romance.
ENTRADA LIVRE (sujeita à capacidade do auditório)
|
LANÇAMENTO do LIVRO
«Mestre Zé Maria - Resgate»
23 Janeiro 17h00
José Maria Rodrigues nasceu em Ribolhos, Castro Daire, em 1906. Aprendeu a arte de moldar o barro e tornou-se num dos mais reputados oleiros de Portugal. Começou por produzir objetos domésticos utilitários, mas a mudança nos hábitos de consumo e a introdução de novos materiais forçaram-no a abandonar a roda de oleiro, passando a dedicar-se à construção de figuras inspiradas na vida rural e no quotidiano da Serra de Montemuro.
O evento contará com a presença de Alice Geirinhas, Alexandra Ribeiro Simões, Luís Alegre, Nuno Aníbal e Paulo Pires do Vale, autores de textos presentes em "Zé Maria - Resgate".
Edição: Stolen Books
|
VISITAS PARTICIPADAS
COLETIVO TRIBUTOS AOS ANCESTRAIS PT
JANEIRO A JUNHO 2026
7 FEVEREIRO 2026
11h00 e 14h00
Inscrições: tributoaosancestraispt@gmail.com
Nº máximo pax: 10 pessoas (sessão)
O Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, em parceria com o Museu Nacional de Etnologia (MNE), em Belém, Lisboa, tem a honra de convidá-lo(a) a participar nas visitas participadas às Reservas etnográficas africanas do Museu.
|
EXPOSIÇÃO "um só mundo"
PROLONGADA ATÉ 9 MARÇO 2026
A exposição “um só mundo” convida o público a mergulhar na singularidade da obra fotográfica de Derek Charlwood, cientista e artista que, ao longo da sua vida, uniu duas paixões aparentemente distintas: a entomologia médica e a fotografia.
Charlwood dedicou décadas da sua carreira ao estudo da ecologia dos mosquitos transmissores de malária, viajando por aldeias e regiões remotas de África, América do Sul, Oceânia e Sudeste Asiático. Mas, além da ciência, o seu olhar captou também a essência humana dos lugares por onde passou.
|
MONSTRINHA 2026
De 12 a 22 de março de 2026, a Monstrinha está de volta ao museu, com sessões especialmente pensadas para cada faixa etária, e Sessões para Pais e Filhos nos fins de semana de 14 e 15, e de 21 e 22 março de 2026, com uma única sessão diária às 16h00. Na próxima edição Escolas regressamos com 4 sessões para diferentes idades: Pré-escolar (3 a 5 anos); 1º ciclo (6 a 9 anos); 2º ciclo (10 a 14 anos) e Geração M – ensino secundário.
As sessões Pais e Filhos dos dias 14 e 22 de março, às 16h00, são dirigidas a crianças a partir dos 3 anos; e as sessões dos dias 15 e 21 de março para crianças a partir dos 8 anos.
|
PROGRAMA EDUCATIVO
Outubro 2025 a Fevereiro 2026
|
Programa Educativo do Museu Nacional de Etnologia com Visitas Guiadas, Peddy-papers e outras Atividades Temáticas.
Atividades para Famílias, Educação Pré-Escolar, Escolas do Ensino Básico e Secundário, outras Instituições e para o Público em geral.
Inscrições e mais informações em: se.mnetnologia@museusemonumentos.pt
|
VISITAS GUIADAS
«Mas que povo?» por Gonçalo Margato
MUSEU DE ARTE POPULAR
|
Próxima Visita
24 JANEIRO 15h00
Que povo quis o Estado Novo criar e que povos ficaram de fora? São estas as perguntas que guiam o novo programa de visitas guiadas ao Museu de Arte Popular, propondo uma viagem pela história do Museu e pela evolução das ideias de povo e popular nos últimos 100 anos de história política e cultural do país.
Inscrições:
se.mnetnologia@museusemonumentos.pt
|
HORÁRIO
4ª feira a 2ª feira: 10h00 - 18h00
Encerra a 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro
|
SIGA-NOS
museudeetnologia.pt
instagram @museu_etnologia_lisboa
|
COMO CHEGAR
Av. Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa (ao Restelo)
Autocarro: 728, 714, 732, 751 Carris Metropolitana: 1714 e 171 Comboio: Estação de Belém, Linha de Cascais/ Cais do Sodré
|
VISITAS ÀS GALERIAS
Visita livre e acompanhada: no horário de funcionamento do museu, até 30 minutos antes da hora de encerramento.
Visitas guiadas com marcação prévia (3ª f a 6ª feira): se.mnetnologia@museusemonumentos.pt
|
ESTACIONAMENTO
O museu dispõe de estacionamento gratuito para visitantes (entrada pela Rua Luís Castanho de Almeida), incluindo para cidadãos com mobilidade reduzida (entrada pela Av. Ilha da Madeira).
|
|