•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 00988 de 2093 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] " O legado de João Parente: trinta anos de recolha arqueológica em Trás-os-Montes ".


•   To: "archport" <archport@list-serv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] " O legado de João Parente: trinta anos de recolha arqueológica em Trás-os-Montes ".
•   From: "José d'Encarnação" <jde@fl.uc.pt>
•   Date: Mon, 19 Sep 2005 18:42:52 +0100


No próximo dia 24 de Setembro, pelas 17 horas, o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (MANVR) procederá à inauguração da Exposição Permanente de Arqueologia , intitulada ? O legado de João Parente: trinta anos de recolha arqueológica em Trás-os-Montes ?. Como o próprio nome indica exibir-se-á o espólio recolhido pelo padre Parente na região transmontana e doado por si ao Museu, aí depositado ou adquirido entretanto por seu intermédio. Aí será possível apreciar inúmeros vestígios da presença humana em território transmontano desde épocas mais remotas até o período de domínio romano. Entre o acervo exibido destacam-se a Pedra Formosa de Ribalonga (Alijó), classificada como bem de interesse público, ou o torques castrejo de Rendufe (Valpaços), sendo igualmente de realçar o espólio arqueológico recolhido no final do séc. XIX e início do séc. XX pelos padres Raphael Rodrigues e José Brenha, na região de Vila Pouca de Aguiar.


A inauguração da Exposição Permanente de Arqueologia do MANVR insere-se no âmbito da comemoração das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema ? A Música (en)canta o Património? . Nessa perspectiva, ao MANVR associou-se a Fundação Comendador Manuel Correia Botelho , que apresenta no Auditório do Conservatório Regional de Música de Vila Real, às 22 horas, um concerto de música Gamelan, pela Companhia de ISI Yogyakarta ? Danças Tradicionais da Indonésia .


Sob os auspícios de ISI Yogyakarta, a Companhia de Dança ISI tem servido de base para as aspirações e criatividade dos seus professores, especialmente no desenvolvimento, criação, reconstrução e apresentação de gamelan (instrumento de percussão de grandes dimensões) e dança. O conceito gotong royong (cooperação mútua) que se desenvolveu neste grupo atrai constantemente a simpatia e estima da comunidade para a intensa criatividade dos artistas.


A Companhia ISI Gamelan apresentou já o seu reportório em vários países, como a Alemanha, Finlândia, Tailândia, Vietname ou Japão, sendo esta a segunda vez que se exibe
em Portugal. A vinda deste grupo a Vila Real tem o apoio da Embaixada da Indonésia em Portugal e da Fundação Oriente.


 


A sua presença em qualquer dos eventos será para nós um motivo de grande satisfação.


 


O Responsável pelo MANVR,


João Ribeiro da Silva

museu@cm-vilareal.pt

 

 


Mensagem anterior por data:
     [Archport] Problemas recorrentes da Arqueologia nacional
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Colóquio "As Linhas de Torres..."
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] "Lusitanos e Romanos no Nordeste da Lusitânia"
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] "Património algarvio pode ser factor de desenvolvimento"