•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 00992 de 1735 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] Atlas do litoral português, de 1634


•   To: <archport@list-serv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] Atlas do litoral português, de 1634
•   From: Campo Arqueológico de Tavira <mail@arqueotavira.com>
•   Date: Tue, 20 Sep 2005 17:33:47 +0100

Title: Atlas do litoral português, de 1634

Em 2002 foi publicada em Espanha uma obra que constitui a fonte iconográfica mais importante sobre o litoral português, constituindo a primeira representação detalhada e fidedigna de vinte complexos portuários, entre o Minho e o Guadiana.

Trata-se do Atlas de Pedro Teixeira, publicado em 1634, que engloba a totalidade da península ibérica, com cerca de 100 estampas. O original esteve perdido desde então, só voltando a ser descoberto recentemente, numa biblioteca austríaca.

A editorial NEREA (www.nerea.net) publicou uma versão monumental da obra, designada "El Atlas del Rey Planeta", acompanhada de diversos estudos e de uma nova transcrição da sua descrição literária.

Para além da sua importância como verdadeiro documento de Estado sobre a geopolítica portuária da época, é uma obra ímpar na representação detalhada dos centros urbanos litorais e do aspecto coevo das barras e elementos costeiros.

É para além disso uma obra de excepcional beleza e modernidade, baseada em vistas tridimensionais de pseudo-perspectiva.

Com a gentil permissão da editora, o Campo Arqueológico de Tavira, apresenta uma versão digital, inédita na internet, dos 22 mapas respeitantes ao território português, com uma definição suficiente para os estudos geográficos e iconográficos mais minuciosos. Trata-se de uma versão à medida dos nossos limitados recursos, pois foi-nos impossível obter qualquer apoio para o efeito.

http://www.arqueotavira.com/Mapas/Texeira/

Dada a actualidade do tema de Tróia, não podemos deixar de recomendar a magnífica representação dessa península na gravura da Foz do Sado, que também inclui Setúbal e o Cabo Espichel.


Mensagem anterior por data:
     [Archport] Jornadas Europeias do Património na Anta da Foz do Rio Frio]
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Simplesmente Tróia
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Novo Forum Arqueologia
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Augusto: fundador de Mérida?