[Archport] "Arqueologices"
•
To:
archport@list-serv.ci.uc.pt
•
Subject:
[Archport] "Arqueologices"
•
From:
"rebeca.sousa sousa" <rebeca.sousa@gmail.com>
•
Date:
Tue, 26 Sep 2006 15:29:03 +0100
Tantas polémicas, tantas acusações, tantas defesas de acusações (algumas muito curiosas), e no fim tudo continuará na mesma!
Os que são maus profissionais continuarão a sê-los á margem de tudo e todos, os que não têm trabalho (e são muitos, não só por testemunhos de profissionais que conheço, mas também pela quantidade de anúnicos aqui colocados a oferecer serviços em arqueologia) vão continuar a não ter, ou a ter alguns esporadicamente e sujeitos às condições oferecidas. Os que já têm empregos estáveis ou trabalhos regulares com as ditas empresas de arqueologia vão continuar a tê-los! E pronto, isto é mesmo assim não há nada a fazer!
Aos que gostam verdadeiramente de arqueologia, e que se encontram em condições precárias de trabalho nesta área, e já fartos de tanta mesquinhez, falta de ética, e outros adjectivos mais (sim, todos esses que estão a pensar mas que por questões de educação nem os vou referir aqui), sugiro que deixem este mundo e tentem obter uma actividade profissional digna, estável, com o mínimo de condições de trabalho e salariais! Desta forma evitam que a desilusão seja total, que se arrependam de gostar desta ciência, e passem a usufruir da mesma de uma forma mais saudável e não menos activa! Basta ter esprírito de iniciativa, boa vontade, criatividade, e de certo haverá resultados! Façam passeios de fim-de-semana a museus e monumentos (ajudando assim a nossa economia), visitem sítios arqueológicos, denunciem actos de destruição do património, alertem as populações para estas questões, façam inventários do património das pequenas freguesias (onde ninguém vai e que por vezes tem uma consciência patrimonial bem mais apurada do que muitos profissionais da área que por aí andam), escrevam artigos, escrevam livros, elaborem monografias, sei lá tanta coisa!
Quem gosta de se manter actualizado e faz questão de preservar a sua actividade intelectual (mais que provado cientificamente que reduz o surgimento de uma série de problemas de saúde), frequentem cursos de formação, vão a seminários, conferências, palestras e convivam de forma saudável com colegas da área e outras pessoas de áreas de conhecimento diferente! Ah e leiam, hoje em dia já se pode ler gratuitamente, as bilbiotecas possuem várias possibilidades de leitura actuais e interessantes!
Este stress e mau ambiente instalado no pequeno mundo arqueológico nacional faz muito mal á saúde! Acreditem!
Um bom exemplo da vida saudável em sintonia com a arqueologia (como atrás descrevi) está bem patente num blog que recentemente tomei conhecimento, onde são colocadas fotos de locais arqueológicos( e não só ) visitados por alguém amante desta actividade, e que para além disso ainda pinta aguarelas de inspiração arqueológica! Vale a pena visitar:
http://pedrascomvida.blogspot.com/
Já agora, para os que de uma forma tão pouco digna ou ainda menos digna do que aqueles que denunciaram situações (alguma reais) tentam com mensagens de teor pseudo-pedagógica defender este ou aquele, sinceramente, mais valia estarem calados! Se os lesados de facto se sentiram lesados, que se manifestem! O silêncio é revelador de muita coisa! As palavras de outros ainda mais reveladora é!
No fim isto só tem uma coisa positiva: Faz rir, e rir em tempos de crise é coisa rara!
Saudações arqueológicas saudáveis!
Rebeca S.