•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 02026 de 2026 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] O património arqueológico no PROT Algarve


•   To: "archport" <Archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] O património arqueológico no PROT Algarve
•   From: José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
•   Date: Fri, 6 Oct 2006 10:27:12 +0100

O património arqueológico no Plano Regional do Ordenamento do Algarve (PROT Algarve)

Auditório do Museu Municipal de Faro ? 19/10/06

09:30 ? Sessão de abertura

Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Faro
            Representante da Delegação da Cultura do Algarve

Representante do Instituto Português de Arqueologia

Representante do Instituto Português do Património Arquitectónico
  
10:30 ? Sessão de apresentação:

Doutor João Pedro Bernardes ? Universidade do Algarve

Dr. Rui Parreira (IPPAR) e Dr. Pedro Barros (IPA)

11:30 - Discussão do documento de trabalho

13:30 ? Fim dos trabalhos
 
 Parte da documentação de trabalho referente ao Plano poderá ser consultada através da página http://www.territorioalgarve.pt/, os restantes elementos serão
 enviados por e-mail após confirmação da V. presença ou solicitação expressa.

 

 

 

 

A salvaguarda e valorização do Património Cultural Histórico-Arqueológico encontra-se integrada num dos objectivos da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS), baseado na Estratégia de Lisboa definida pelo Conselho Europeu, apostando no aproveitamento do potencial cientifico e cultural como suportes de competitividade, coesão e qualificação dos portugueses. Está também considerado como um dos objectivos estratégicos no Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território (PNPOT) sob a alínea denominada ?Proteger e valorizar as paisagens e o património cultural?.

 

No Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROT Algarve), que tem sido desenvolvido desde 2001, foram assumidos estes pressupostos, ou seja, houve um esforço da parte dos vários responsáveis em definir como um dos seus objectivos estratégicos uma politica de desenvolvimento sectorial com incidência espacial na salvaguarda e valorização do património arquitectónico e arqueológico, devidamente articulada e definida a nível regional, de forma a manter e reforçar a sua identidade e memória.

 

Foi neste contexto que foi elaborado um documento, por parte do Departamento de História, Arqueologia e Património (DHAP) da Universidade do Algarve, visando caracterizar e diagnosticar o estado do património arqueológico e construído do Algarve entre 1997 e 2001 e que integra este PROT Algarve. Por seu lado a participação dos Municípios Algarvios, do Instituto Português Património Arquitectónico (IPPAR) e do Instituto Português de Arqueologia (IPA) foi feita em reuniões de carácter sectorial, como membros da Comissão Mista de Coordenação (CMC) e em fase de Concertação.

 

Desde 14 de Agosto até 30 de Novembro o referido Plano encontra-se no seu período de discussão pública. Nesta fase julgamos necessária a promoção de uma sessão de esclarecimento e debate das propostas existentes para o Património e especificamente para a actividade arqueológica, tendo como objectivo uma participação aberta e empenhada de todos num documento de importância estratégica para a região.

 

Vimos por este meio divulgar e convidar a todos os interessados a estarem presentes na sessão de trabalho sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve que decorrerá no auditório do Museu Municipal de Faro, no dia 19 de Outubro do corrente ano a partir das 9:30h, com o programa acima indicado.


Mensagem anterior por data:
     [Archport] FW: [terraeantiqvae] Donde el oro no valía nada
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Manifestações Sísmicas em Contexto Arqueológico (exemplos)
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] O País dispõe de uma boa rede de instituições que pode intervir em defesa dos seus Associados de acordo com os seus Estatutos
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Opinião sobre a discussão