Lista archport

Mensagem

[Archport] Notícia de 28 de Dezembro sobre o Museu da Rádio

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Notícia de 28 de Dezembro sobre o Museu da Rádio
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 11 Jan 2008 10:04:34 -0000

    Embora não se trate de Arqueologia no sentido próprio do termo, creio que não nos ficará mal lançar neste forum esta informação, pois não temos dúvida de que, entre o espólio da RDP, há muita reportagem sobre sítios arqueológicos. Haja consciencialização do que se está a passar enquanto os noticiários nos procuram inebriar com a venda deste ou daquele jogador - qual mercado de escravos na Lagos do séc. XVI... - e se discute a verba que o tal casal poderá ganhar com o filme do desaparecimento da filha. Aqui, agora, o desaparecimento é outro. Lógico: um ser humano é um ser humano; mas que seria do Ser Humano sem memória?... E essa não o podemos deixar perder!
    Por isso, com a devida vénia, transcrevo o que se deu a conhecer na museum.
    Cordialmente
 
                                                    J. d'E.
 
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, January 09, 2008 10:10 PM
Subject: Re: [Museum] Notícia da 28 de Dezembrosobre o Museu da Rádio

Caros Amigos

Basta de tantos atentados ao nosso património. É duplamente nosso: porque pagamos as taxas da rádio e porque herdamos dos nossos antepassados. Basta de tanta destruição. E onde está o património da RTP? Também saiu de um espaço para outro, sem qualquer critério de segurança e normas de embalagem e transporte. E o património que estava ou ainda está no antigo cinema do Lumiar. Basta de tanta incúria e de tanta incompetência. Basta. É revoltante o que se está a passar com o nosso Património. Vejam o Museu de Arte Popular? E os outros museus do Estado?  Nada de se faz. Ninguém trava a incompetência dos nossos governantes. Cada vez estamos mais pobres, porque os políticos entregam a cultura a incompetentes. ERMITAGE.......... Para aqui há dinheiro.

É triste. é muito triste o que se passa.

António Nabais

 

Citando José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>:



Maioria do espólio encontra-se no parque de estacionamento, mal climatizado

Museu da Rádio transferido para edifício da RTP mas sem previsão de reabertura

O espólio do Museu da Rádio (MdR), em Lisboa, foi transferido para as instalações da RTP, também na capital, onde deverá integrar uma futura "colecção visitável de rádio e televisão", informou hoje fonte daquele museu.

Segundo a mesma fonte, a RTP - que gere o Museu da Rádio - quis retirar os cinco mil objectos e peças que integram o acervo do museu até ao final do ano, ou seja, até segunda-feira, do edifício situado na Rua do Quelhas, em Lisboa.

O Museu da Rádio, que está encerrado ao público há mais de um ano, estava localizado num edifício do século XIX onde funcionou a Emissora Nacional e que a RTP acaba de vender. O espaço contava com cerca de 1500 metros quadrados repartidos por quatro pisos.

A maioria do espólio está actualmente guardada em reservas nos pisos do parque de estacionamento da RTP, embora os fonogramas e discos tenham sido depositados no arquivo histórico sonoro da RDP. Os documentos no arquivo documental da mesma empresa e alguns instrumentos estão no Museu da Música, em Lisboa.

"O Museu da Rádio tal como o conhecíamos não vai voltar a existir", disse uma responsável que trabalha no museu, uma vez que a intenção da RTP é criar "uma colecção visitável" no espaço onde esteve patente a exposição sobre os 50 anos da rádio e televisão públicas.

De acordo com a responsável, foi criada uma comissão que acompanhará a criação da "colecção visitável", da qual fazem parte cinco pessoas, entre elas o director do Museu da Rádio, Pedro Brauman.

A colecção do Museu da Rádio inclui discos em baquelite, microfones, máquinas de gravação, gira-discos, rádios, equipamento de emissão radiofónica, instrumentos pertencentes à Orquestra Sinfónica Portuguesa e alguns dos estúdios da antiga Emissora Nacional.

Até à criação da "colecção visitável" de rádio e televisão, os cinco funcionários do Museu da Rádio ficarão encarregues da "tomar conta" do espólio, depositado em reservas que, segundo aquela responsável, não estão preparadas nem climatizadas para acolher objectos museológicos.

O Museu da Rádio, um projecto que remonta aos anos 1960, foi inaugurado em 1992 na Rua do Quelhas e é um testemunho da evolução da transmissão radiofónica em Portugal.

Em 2006 a administração da RTP, que foi entretanto substituída, anunciou a criação de um novo museu da rádio e televisão, que utilizaria as novas tecnologias multimédia de modo a recriar os vários ambientes ao longo do tempos.

Ao abrigo da actual Lei da Rádio, no âmbito do contrato de concessão de serviço público, a RTP está encarregue de assegurar o funcionamento do Museu da Rádio.

A Lusa tentou sem sucesso obter mais esclarecimentos por parte da RTP e do director do Museu da Rádio. n

Lusa


_______________________________________________
Museum mailing list
Museum@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/museum

Mensagem anterior por data: [Archport] Treasure hunters told to show maps Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Comunicado da Direcção da APA
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Notícia: Descoberto perto de Silves o vestígio judaico mais antigo da Península Ibérica Próxima mensagem por assunto: [Archport] Nova revista AMC- Arqueologia Moderna e Contemporânea