Lista archport

Mensagem

[Archport] Nau portuguesa do século XVI em risco de ser submersa na Namíbia

Subject :   [Archport] Nau portuguesa do século XVI em risco de ser submersa na Namíbia
From :   "Alexandre Monteiro" <no.arame@gmail.com>
Date :   Mon, 29 Sep 2008 07:50:41 +0100

Nau portuguesa do século XVI em risco de ser submersa na Namíbia

Público, 29.09.2008, Leonete Botelho e Vanessa Rato

Equipa luso-namibiana trabalha em contra-relógio até 10 de Outubro
para salvar segundo navio deste tipo recuperado à escala mundial por
especialistas

A nau quinhentista portuguesa descoberta em Abril ao largo de
Oranjemud, no Sul da Namíbia, corre o risco de voltar a ficar submersa
a partir de 10 de Outubro, último dia para manter a céu aberto o local
da escavação garantido pelo consórcio Namdeb, formado pelo Governo
namibiano e pelo grupo diamantífero sul-africano De Beers. Uma
informação de que o Ministério da Cultura português não dispunha até
ontem, reconheceu ao PÚBLICO o assessor de imprensa Rui Peças. "Vamos
tentar perceber o que se passa", afirmou.

Segundo uma notícia avançada ontem pela agência francesa AFP, o
governo namibiano e a De Beers, um dos maiores produtores mundiais de
diamantes - que ao longo dos últimos seis meses têm custeado juntos a
preservação do achado -, não pretendem continuar a gastar os 1700
euros diários que a operação implica. Ao PÚBLICO, o arqueólogo
Francisco Alves, da equipa que está a proceder à escavação e estudo da
"mais importante descoberta de sempre da arqueologia náutica
subsariana", confirmou o deadline, mas mostrou--se optimista quanto à
possibilidade de se conseguir concluir o trabalho de recuperação nas
próximas duas semanas.

"Estamos a trabalhar diariamente para limpar e dar continuidade à
extracção de todo o material dentro do prazo e hoje mesmo conseguimos
retirar a única parte da estrutura do navio que ainda está conexa",
anunciou Francisco Alves, director da divisão de Arqueologia Náutica e
Subaquática do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e
Arqueológico (Igespar). "Todos os dias estamos a encontrar coisas
novas - moedas, âncoras de ferro, pedaços de canhão, espadas,
astrolábios e instrumentos de navegação da época -, até já perdemos a
conta" ao tesouro já recuperado do navio, afirma (ver caixa). Mas é um
trabalho difícil, já que o navio está "ensanduichado" entre a
rocha-mãe e uma "camada extremamente dura" resultante de produtos de
corrosão e oxidação misturados com pedras e algas, explica o
arqueólogo. Por outro lado, há pedaços da nau dispersas numa grande
área em redor.

Vitória sobre os piratas

Ao PÚBLICO, o arqueólogo sublinha que, após a escavação que dirigiu da
Nau da Pimenta, em S. Julião da Barra, em 1998, este é apenas "o
segundo navio do mesmo tipo à escala mundial" que está a ser
recuperado por uma equipa de especialistas de várias nacionalidades.
Uma vitória para os arqueólogos na muito acesa lutra contra os
caçadores de tesouros, de cujas mãos o tesouro do navio está agora
praticamente a salvo. "A Namíbia tem dado provas de boas práticas" a
nível da preservação de achados arqueológicos, sublinha Francisco
Alves, um dos dois especialistas portugueses nesta missão (o outro é
Miguel Aleluia).

Apesar de a Namíbia ainda não ter ratificado a convenção da UNESCO que
protege o património arqueológico e estipula a partilha do achado,
Francisco Alves considera que "estão reunidas condições de
cordialidade" de forma a assegurar o interesse comum dos dois países
no património, tendo em conta a cooperação rara que tem havido entre o
país do achado e o país de bandeira do navio. No entanto, a verdade é
que, à luz da lei da Namíbia (idêntica à portuguesa), todo o
património encontrado nas suas águas territoriais é sua propriedade.

O levantamento de objectos, até agora, tem sido feito por
especialistas portugueses, namibianos e zimbabueanos graças a um
financiamento da Namdeb. Mas, segundo Peingeondjabi Shipoh,
responsável pelo projecto no Ministério da Cultura namibiano, citado
pela AFP, "manter o muro artificial de areia, que sustém as correntes
fortes do Atlântico e permite aos especialistas fazer o seu trabalho
custa 100 mil dólares namibianos por dia [1700 euros]", e essa despesa
apenas está assegurada por mais 12 dias.

As escavações estão a decorrer numa espécie de ilha ao contrário: uma
área de 60 por 30 metros situada a seis ou sete metros abaixo do nível
do mar, mas que se encontra a céu aberto graças aos muros. "A partir
de 10 de Outubro não vamos manter mais estes muros e os restos do
navio vão voltar a ser entregues aos elementos, ainda que eu tenha a
certeza que há ainda coisas por descobrir", diz Shipoh.


Um tesouro de 70 milhões em peças de valor inestimável

Uma autêntica arca do tesouro. Logo em Abril, quando foi anunciada a
descoberta na exploração diamantífera de Oranjemund, Namíbia, se soube
que a nau quinhentista transportava uma quantidade incalculável de
ouro, prata, cobre e marfim, além de objectos de valor histórico e
cultural inestimável como astrolábios e instrumentos de navegação da
época.
A caravela, que inicialmente se pensou poder ser a do explorador
Bartolomeu Dias, o primeiro a dobrar o Cabo da Boa Esperança, foi
encontrada por trabalhadores da De Beers. Estes estranharam a presença
de estruturas em madeira e grandes pedras redondas que posteriormente
se concluiu tratar-se de canhões de bronze. Entretanto foram
encontradas mais de 2300 moedas em ouro do século XVI, muitas em
prata, 13 toneladas de lingotes de cobre, dezenas de presas de
elefante e cerca de 600 quilos de objectos como instrumentos de
navegação e espadas. Uma descoberta cujo valor de mercado poderá
ascender aos 70 milhões de euros mas cujo valor cultural é
"inestimável", segundo Francisco Alves, que viajou para a Namíbia a
convite do consulado português na África do Sul e numa missão
coordenada entre o Igespar e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Francisco Alves traça o perfil de uma descoberta que define como
verdadeiramente extraordinária: "Este navio é o mais bem preservado da
sua época fora de Portugal e há tantas moedas em ouro que talvez seja
mesmo a mais importante descoberta africana à excepção do Egipto".

Em termos históricos, os arqueólogos ainda não têm a certeza sobre o
tipo de navio em causa, pois "parece ser de uma tonelagem bem maior do
que uma caravela". "Nos próximos tempos este achado vai tornar mais
legíveis outros anteriores", frisa Francisco Alves ao PÚBLICO.


Mensagem anterior por data: [Archport] Ciclo de conferências "Arqueologia uma reflexão necessária" Próxima mensagem por data: [Archport] Empresas de arqueologia querem reflexão sobre suspeitas de corrupção na antiga JAE
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Na Univ. do Minho, Arqueologia em análise Próxima mensagem por assunto: [Archport] Nau portuguesa encontrada na Namíbia "não está em risco"