Aqui estamos, Agora (Here We Are, Now )
Teresa Dillon
Resumo:
Esta apresentação centra-se em práticas de "location based media art", onde a presença das pessoas e os elementos do ambiente e da paisagem, num dado território, influenciam directamente o aparecimento e a criação da obra. Partindo de trabalho de investigação artístico e académico já aplicados, são exploradas questões de intimidade, confiança e sobrevivência. Estas serão acompanhadas por compreensões teóricas provenientes do campo da psicologia sociocultural, sendo discutidas as inter relações entre as pessoas e os seus ambientes.
polarproduce.org
Bio
A Dra. Teresa Dillon, é uma artista-investigadora que dirige vários projectos no campo da media art. Em 1996, ela estabeleceu a Polar Produce., um colectivo de artistas "intermedia", que entre 1996-99 criaram vários eventos únicos em Glasgow e nos seus arredores.
Entre 1999-2004, Teresa concentrou-se na sua carreira académica, obtendo o seu doutoramento no Departamento de Psicologia da Open University (Reino Unido), onde explorou o processo criativo colaborativo aquando da composição musical utilizando novas tecnologias. Depois de completar o seu doutoramento, deixou o meio académico, escolhendo trabalhar em investigação aplicada no Futurelab em Bristol, onde o seu conhecimento teórico ajudou à criação de novos meios para a Educação. No âmbito desse trabalho ela foi também responsável por elaborar a política sobre a utilização presente e futura de novos meios para a Educação. Sobre este tema publicou também alguns artigos.
Em paralelo com a sua investigação, Teresa Dillon continuou a desenvolver a sua prática artística trabalhando, simultaneamente, no seu cargo de investigação, e enquanto artista ao vivo, com grupos como Pearson e Person et al (1999-2001), e o fotógrafo Paul Jeff (2002-2004).
Em 2005 ressuscitou a Polar Produce fixando a companhia
Em 2007, Teresa estabeleceu a 'N.I.P - New Interfaces for Performance' um espaço em rede para a distribuição, apresentação e tournée de artistas intermedia. A NIP inclui 12 elementos, provenientes do Reino Unido, Portugal e Holanda. Outras produções que a Teresa também criou incluêm o programa 'OFFLOAD - Systems for Survival' (2007- ) e o Festival 'UM: Experimental Mixed Media' em Lisboa (2008- ).
Para além do trabalho colaborativo, a Teresa cria, individulamente, as suas instalações-performances e os seus trabalhos "site specific". Projectos individuais recentes incluem 'seeing at a distance' (2008) 'something almost happened here' (2008) e 'Well Water' (2008).
Em 2007, formou com Kathy Hindeo um duo de som experimental "BOP". No curto período em que estiveram juntas elas tornaram-se conhecidas por criarem "atmosferas arrepiantes e íntimas" (Wire Magazine). Ao longo dos anos o trabalho de Teresa Dillon tem vindo a ser exibido internacionalmente em vários festivais e conferências, tendo publicado sobre colaboração criativa, desenho de novos media, tecnologia de código-aberto, e media educativo. Ela trabalhou como investigadora e produtora freelancer (e.g. BBC; JISC; BECTA) deu aulas e supervisionou alunos nos campos da Arte, Cultura e Educação em mestrados na Universidade de Cambridge.
Nascida na Irlanda e tendo a sua base em Bristol, ela é actualmente artista-residente na FRAME-Finnish Fund for Art Exchange, Helsinkia.
Mensagem anterior por data: [Archport] El proceso de Bolonia | Próxima mensagem por data: [Archport] Novo número da revista Apontamentos... |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] "LISBOA PRÉ-CLÁSSICA" - Conferência e visita à exposição - 24 Maio - entrada livre | Próxima mensagem por assunto: [Archport] "Loulé descobre banhos islâmicos e divulga cultura mediterrânica" |