Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Ainda o MNA e a Cordoaria

To :   António Carlos Silva <acs.mtpedras@gmail.com>
Subject :   Re: [Archport] Ainda o MNA e a Cordoaria
From :   Francisco Lemos <sandelemos@gmail.com>
Date :   Tue, 17 Feb 2009 01:00:52 +0000

Suponho que ninguém de bom senso concorda com a mudança do Museu Nacional de Arqueologia, por todos os motivos óbvios.

Não me custa nada assinar um petição, escrever em blogues, sensibilizar pessoas, escrever cartas. 

Infelizmente existe em Portugal um pesado lastro salazarista e as formas de protesto cívico não perturbam os governantes (por isso a grave debilidade económica). 

Para que se possa travar uma batalha mais séria, ou seja contribuir para evitar um erro, é necessário saber quem são adversários e porque motivos concretos foi tomada a decisão. Para agradar a almirantes? Há confronto directo entre a Arqueologia e a Marinha pelos Jerónimos? Nesse caso quem representa o "lobby" da Marinha? 

Sabemos que há ministros pigmeus pois eles próprios assim o dizem. Outros parecem fantasmas (caso do ministro da cultura). Mas foi este que decidiu? Ou foi o Ministério da Defesa? Terá sido o da Economia? Foi em Conselho de Ministros? Quem são os "arguidos"? Ou ninguém sabe? Como no caso da lei orgânica do Ministério os próprios responsáveis de serviços criticavam.

Se for um caso de "roleta russa", de disparate institucionalizado, a situação é mais grave, mas seja como for há sempre esperança e não nos devemos resignar.


FSL







2009/2/16 António Carlos Silva <acs.mtpedras@gmail.com>

Há algumas semanas, perante o avolumar dos indícios, lancei no ARCHPORT um alerta sobre as nuvens negras que pairavam sobre o MNA… Para além da reacção algo descabida de um colega que não percebeu a mensagem e pensou que eu estava a jogar à "batalha naval" ou a pôr-me em bicos de pé, o alerta não teve então outras consequências ao nível da comunidade Archport.

Infelizmente, como se verifica após o assunto ter sido levantado de novo nos jornais, as ameaças não eram tão infundadas como isso e, aparentemente, o MC prepara-se para jogar à "roleta russa" com o futuro de uma instituição já centenária mas bem viva apesar dos efectivos constrangimentos que actualmente apresenta dada a natureza do imóvel onde se localiza. Quanto ao papel e importância do MNA face à cultura, ao património e à arqueologia portuguesa, não faltarão oportunidades para o pôr em destaque, aqui no ARCHPORT e onde mais seja necessário. Relembro apenas que nesta fase de total desarticulação das instituições públicas com tão graves impactos no domínio do Património Arqueológico, o MNA representava ainda, apesar de todas as dificuldades, o garante do mínimo de continuidade institucional que possibilite a transmissão do testemunho de gerações e gerações de investigadores… Pôr em causa a garantia dessa continuidade por motivos conjunturais de negociata política sem suporte em qualquer plano estratégico, fundamentado e sustentado técnica e financeiramente, será puro vandalismo cultural (a que infelizmente nos vão querendo cada vez mais habituar) e deve ser combatido sem tréguas.

Sem falsos dramatismos, mais do que nunca, faz agora todo o sentido o apelo à unidade e à vigilância de todos os que se interessam pelo património arqueológico do país. O MNA é, no desastrado panorama actual da política arqueológica do Estado, praticamente "a última trincheira…"
António Carlos Silva 

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



Mensagem anterior por data: [Archport] Ainda o MNA e a Cordoaria Próxima mensagem por data: [Archport] César, Virgílio, Joviano, António e o mosaico mais belo do império
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Ainda o MNA e a Cordoaria Próxima mensagem por assunto: [Archport] Ainda o MNA e a Cordoaria