Lista archport

Mensagem

[Archport] Triste Novela

To :   archport <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Triste Novela
From :   Rui Boaventura <boaventura.rui@gmail.com>
Date :   Tue, 10 Mar 2009 22:30:27 +0000

O Museu Nacional de Arqueologia, a Cordoaria e as instalações do ex-IPA
 
No meio de avanços e recuos, comunicados e notícias, até contraditórias, iniciaram-se - e anunciaram-se - as obras para o novo museu dos Coches nas instalações do ex-IPA, na Av. da Índia em Lisboa.
Isto tudo sem se ter movido um único funcionário, colaborador ou investigador do seu posto de trabalho, sem se ter relocalizado o arquivo, a biblioteca e os valiosos espólios aí depositados.
Parece que um Ministério, que não o da Cultura, encetou um estratégia do empurra, do facto consumado e prepotente (à boa imagem do seu líder primeiro), cercando e cerceando os espaços dos serviços do ex-IPA até que, por exaustão, se desista e se esqueça o assunto de vez, pondo-se mais uma pedra sobre este incómodo do que é o…Património.
Entre promessas de idas para a Cordoaria e para a Ajuda, só esta última parece estar em vias de se concretizar.
Para a primeira solução resultar não basta só o interesse e a boa vontade: esta foi inabilmente enredada ao Museu Nacional de Arqueologia e ao Museu de Marinha, estando por demonstrar se se consegue de facto matar estes três ou quatro coelhos de uma assentada?
Mais do que palavras, toda esta situação só vai ser clarificada com curso que os acontecimentos vão tomar:
- Se vamos ter um museu dos Coches de que não precisamos, pelo menos assim?
- Se os desalojados Serviços de Arqueologia vão ser de facto relocalizados com condições de funcionamento imediato?
- Se de facto o Museu Nacional de Arqueologia vai ser despejado para dar o seu remanescente espaço ao Museu de Marinha?
Parece que para concluir a desconstrução da defesa do Património Arqueológico português só falta mesmo decidir a construção da barragem do Côa - a ser verdade um rumor que circula atribuído ao centro de poder do país.
Agora, segundo fontes que estiveram no local (Avenida da Índia), os portões foram fechados, as entradas são controladas, mas não se sabe se isto é por razões exclusivas de segurança ou também por mais uma falta de transparência.
A ver vamos.
De toda esta triste novela, resta a má fé e a incompetência do Ministro da Cultura e dos seus subalternos políticos, nomeadamente o director e subdirectores do IGESPAR. Agora percebe-se a necessária Lei da Rolha!

--
Rui Boaventura

Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Obras do Novo Hospital de Braga Próxima mensagem por data: [Archport] A ARQUEOLOGIA A OESTE DE PECOS
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Trinidad Nogales fala sobre temas de Cultura Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Triste Novela