Lista archport

Mensagem

[Archport] Contar espingardas

Subject :   [Archport] Contar espingardas
From :   Manuel Castro Nunes <arteminvenite@gmail.com>
Date :   Sun, 22 Mar 2009 17:50:25 +0000

Apelo deixado em Forum Arqueologia.
 
 
 
Caros amigos.

Não pegueis em armas nem conteis espingardas, não vos deixeis arrastar para a violência, represcando pretextos na história ou na arqueologia. Com esse pretexto rejeitai-as e rejeitai-a.
Está por fazer, de forma consistente, uma história do sofrimento e da guerra, não das vitórias e das derrotas, mas a do sofrimento dos corpos retalhados e estropiados nos campos de batalha.
Raros, na história, ganharam uma guerra. Por vezes, de tal convencidos, logo perceberam que as houveram perdido. Mas, com toda a certeza perderam-as aqueles cujos corpos ficaram jacentes nos campos das refregas.
Desesperados pela súbita ruptura da sociedade global e de mercado, conclusiva ou transitória, com os suessivos episódios de graves indícios de corrupção dos aparelhos de estado, muitos jovens podem não sentir ânimo para resistir aos apelos para o recurso à violência, arrastados por ideologias pretensamente fundamentalistas, recorrendo a sensibilidades nacionalistas ou regionalistas, talvez legítimas por vezes, não sei, mas que não necessitam de enveredar pelo apelo à violência para resgatar a legitimidade que a comunidade tiver que lhes conferir ou reconhecer.
Sei o que pode ser o drama pessoal e emocional de um jovem, atirado para a rua, sem eira nem beira, sem emprego, sem perspectivas de aplicação das qualificações em que por vezes empenhou recursos que nem tinha.
Desses jovens, eu espero que tenham o ânimo para se reunirem em torno de projectos e programas criativos, dinâmicos e inovadores, que superem os limites do alcance que até agora estava estabelecido para a aplicação dos vossos saberes e da vossa energia.
Mas não desperdiceis o vosso saber e os vossos conhecimentos com dolo.
Vivemos ainda numa sociedade democrática, não vos deixeis arrastar pelo discurso fácil e transversal da conspiração, que, porventura existindo, tem o seu antídoto ainda nas instituições democráticas e na liberdade de exercício da cidadania.
E confiai no futuro e, sobretudo, em vós. Porque, em minha opinião, o veneno da violência foi-vos destilado pelos velhos.
Prosseguirei neste tema.

Um abraço.

Manuel.


--
Manuel de Castro Nunes

Mensagem anterior por data: [Archport] Sequestraram a Administração do Forum Arqueologia Próxima mensagem por data: [Archport] Incêndio Mata de Albergaria - Gerês
Mensagem anterior por assunto: [Archport] COntacto Margarida MOnteiro Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Contar espingardas