[Archport] Incêndio Mata de Albergaria - Gerês
Um Inverno chuvoso e com abundante queda de neve, seguido por um mês de Março seco e com temperaturas elevadas, deu origem a alto risco de incêndios pois o crescimento da vegetação foi súbito e exponencial. Nestas condições não surpreende que na região montanhosa do Norte de Portugal estejam a ocorrer incêndios.
Todavia, precisamente porque as condições meterológicas são muito adversas seria de esperar que as entidades oficiais tomassem medidas excepcionais em particular no PNPG e no seu perímetro nas zonas mais sensíveis.
Ora durante esta legislatura verificou-se um desinvestimento dramático nos meios humanos e financeiros no Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. O Parque Nacional deixou mesmo de ter Director próprio. Não tem viaturas, técnicos e vigilantes em número suficiente para controlar o acesso e circulação dos numerosos turistas que se deslocam para a Serra do Gerês nestes fins de semana de Sol.
Na verdade o património natural também é um dos recursos abandonados do nosso país, que no entanto dispõe de milhões de euros para obras inúteis como o prolongamento do túnel da Avenida da Liberdade em Braga ou para o novo Museu dos Coches em Lisboa, para apenas citar dois exemplos.
Esperemos que o fogo da Serra do Gerês não atinja a Mata da Albergaria nem afecte os miliários.
Francisco Sande Lemos