Lista archport

Mensagem

[Archport] Sobre o sismo de L'Aquila e a reabilitação urbana em Portugal

Subject :   [Archport] Sobre o sismo de L'Aquila e a reabilitação urbana em Portugal
From :   Ricardo Gaidão <caioviator@yahoo.com.br>
Date :   Wed, 15 Apr 2009 13:45:50 -0700 (PDT)

Agradeço a Alessia Amato pelo seu texto, dando conta de uma visão local sobre o efeito dos recentes sismos nos centros históricos italianos.

As suas palavras parecem confirmar o que as imagens de televisão, para os olhos mais atentos, mostravam: várias ruas em que surgiam casas centenárias, com poucos estragos visíveis, coexistindo com casas recentes totalmente destruídas.


É uma mera questão de sorte tal desgraça não ter ocorrido em Portugal, pois todos conhecemos bem a propensão geológica do território para sismos fortes. Algo que aliado ao crescente desrespeito pelo património histórico, nomeadamente na gestão integrada dos centros históricos, assim como pela legislação sísmica vigente, não augura nada de bom para o dia que estes fenómenos voltarem a ocorrer.


Sinceramente fico preocupado quando verifico que o esforço conjunto de vários académicos e instituições nacionais, na área da geologia, engenharia civil e recuperação do património edificado, não são compreendidos pelos políticos. Infelizmente a política "Piano Casa" não foi apenas um erro italiano. Em Portugal chamaram-lhe “Simplex” e as “pequenas obras” em habitações deixaram de necessitar de projectos e fiscalização.


Mesmo sem sismos o resultado está à vista. Basta estar atento à comunicação social e verificar que volta e meia colapsam edifícios em “processo de reabilitação”, lesando ou ceifando a vida a alguns operários. Quando alguém dá a cara (caso raro) a desculpa é sempre a antiguidade do edifício. Nunca vi ninguém a desculpar-se por ter começado as obras sem avaliar correctamente o estado de conservação das estruturas, nem muito menos por ter utilizado materiais inadequados na sua reabilitação. Princípios fundamentais da reabilitação, como a compreensão e respeito pelas características dos materiais utilizados são constantemente ignorados, exactamente por mera ganância ou simplesmente por muitos dos responsáveis os desconhecerem.


A reabilitação de edifícios é uma actividade complexa, multidisciplinar e de grande responsabilidade, motivos pelos quais deveria receber suporte legal para ser apenas exercida por profissionais especializados na área. Só desta forma poderemos usufruir de reabilitações de imóveis mais sérias e seguras a todos os níveis.




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Mensagem anterior por data: [Archport] Visita a Fornos de Algodres Próxima mensagem por data: [Archport] I Congreso Internacional sobre espacios urbanos en el Occidente Mediterráneo (ss. VI-VIII)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] SOBRE O FUTURO PROFISSIONAL DOS ARQUEÓLOGOS FORMADOS NO IPT Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Sobre o sismo de L'Aquila e a reabilitação urbana em Portugal