Lista archport

Mensagem

[Archport] A Digitrace

Subject :   [Archport] A Digitrace
From :   Manuel Castro Nunes <arteminvenite@gmail.com>
Date :   Fri, 22 May 2009 00:33:43 +0100

Caro Senhor David Policarpo.

 

Perdoe-me primeiro que tudo estar a interpelá-lo pessoalmente, acerca desta questão, abordada em archport.

As questões que coloca em relação às condições em que as sucessivas vagas de furtos têm ocorrido são deveras relevantes e vêm de encontro a várias questões que em archport tenho comentado. Como é óbvio, quando estamos a falar em devastações e pilhagens em locais arqueológicos a solução preventiva enquadra-se no contexto da mobilização de dispositivos diferentes, pelo que o lugar mais adequado para ventilar este assunto, que aqui coloca, na sua especificidade, seria o forum museum, associado à mesma equipa da FLUC.

Como é óbvio também, Vossa Excelência já deve ter notado que estes tópicos transitam para este forum, de outro onde gerou lamentáveis e burlescos incidentes que conduziram ao seu súbito encerramento em circunstâncias ainda não esclarecidas, deixando apenas como rasto as intervenções que interessavam ao sujeito que agora se apresenta como Manuel Avó, mas era Vitor Roma, ou Vitor Afonso, Andree Larson, finalmente Jaime Rebotim.

Não fora pois porque se cruza com muitos outros que aqui tenho comentado, este assunto não me imporia, em devido tempo,  intervir também neste local.

Independentemente de qualquer juízo, pedia-lhe, se lhe for possível, que documente ou me remeta para as fontes de documentação de onde provêm os dados estatísticos que avança. A consolidação de tais dados é extremamente relevante para avaliar algumas sugestões a que confiro extrema importância, nomeadamente o alegado silêncio das entidades tutelares e da comunicação social. Teremos que convir em que, por mais poder que a comunidade cigana pudesse ter no nosso país, não me parece ter capacidade para intervir a esse nível.

Gostaria também que comentasse alguns dados divulgados publicamente pelo Senhor Vitor Afonso, com base em declarações de representações de instituições eclesiásticas, que fazem deduzir um panorama radicalmente distinto daquele que Vossa Excelência apresenta. Nomeadamente, a Diocese de Beja anunciou já em meados da década de 1990, que a maioria do seu património se encontrava traçado.

Se continuamos a misturar alucinadamente, como tem acontecido com o Senhor Vitor Afonso e seus seguidores, todos os assuntos, não me parece que os possamos abordar de uma forma eficaz as questões cruciais.

Certo de que, como tenho continuadamente assinalado, é do cruzamento sincronizado entre os diversos planos e formas da acção preventiva que obteremos resultados significativos, a vossa área de intervenção é obviamente uma das que deve ser dinamicamente promovida. Para tal, os dados apresentados por Vossa Excelência devem apresentar-se mais documentados e consolidados.

 

Cumprimentos.

 

Manuel de Castro Nunes



--
Manuel de Castro Nunes

Mensagem anterior por data: Re: [Archport] I Encontro de Arqueologia da APIA em Seia Próxima mensagem por data: [Archport] Anónimo?
Mensagem anterior por assunto: [Archport] A defesa do porto de Lisboa ao longo dos tempos Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] A Digitrace