Lista archport

Mensagem

[Archport] Fwd: [Museum] Museu de Arte Popular - Uma resposta de Raquel Henriques da Silva

To :   archport <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fwd: [Museum] Museu de Arte Popular - Uma resposta de Raquel Henriques da Silva
From :   Rui Boaventura <boaventura.rui@gmail.com>
Date :   Mon, 8 Jun 2009 20:22:02 +0100

Continuando o chorrilho de diatribes do actual governo de Portugal, mesmo que tenham recebido um aviso sério por via indirecta nas eleições europeias,  julgo que faz sentido aos arqueólogos mais distraídos conhecerem a posição de Raquel Henriques da Silva acerca de mais uma decisão espúria do sr. Ministro da Cultura e do seu primeiro.
 
Rui

---------- Forwarded message ----------
From: José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date: 2009/06/04 11:47
Subject: [Museum] Museu de Arte Popular - Uma resposta de Raquel Henriques da Silva
To: museum <museum@ci.uc.pt>

 

Resposta de Raquel Henriques da Silva às declarações do Ministro da Cultura

Resposta de Raquel Henriques da Silva às declarações do Ministro da Cultura publicadas na passada segunda-feira pelo jornal Público (ver abaixo):

 

Em relação às declarações do Ministro da Cultura (MC) ao Público de ontem sobre a petição que decorre on-line para salvaguardar o Museu de Arte Popular (MAP), interessa esclarecer o seguinte:

 

1- O  MC esconde que, além da petição on-line, foi  entregue outra, no dia 28 de Maio, ao seu Chefe de Gabinete, subscrita por personalidades relevantes, entre elas todos os responsáveis pela política museológica nas últimas décadas, exigindo a reabertura do processo de classificação do MAP, acintosamente suspensa em 2007, quando foi tomada a espúria decisão de o reconverter em Museu Mar  da Língua.

 

2- O processo da destruição do MAP não é nem “antigo” nem “longo”. Só nasceu em finais de 2007, quando a então MC resolveu copiar o Museu de S. Paulo dedicado à mesma temática e instalá-lo num museu histórico em que estavam a decorrer obras de requalificação, com financiamento europeu. Essa candidatura, que eu apresentei ao Programa Operacional da Cultura, destinava-se expressamente  à valorização do museu existente, pelo que é muito discutível a sua apropriação oportunista para outra finalidade.

 

3- Em relação à “ponderação” de tal decisão, os factos falam por si: a reconversão do financiamento em curso para nova finalidade não avançou e foi o actual MC que teve de decidir encontrar outro caminho. Ponderou imenso também, chegando a anunciar que o Museu da Língua seria instalado na Estação do Rossio, para depois dar o dito por não dito, regressar ao MAP e entregar-se nos braços da Frente Tejo. Dá assim continuidade à sua original política, iniciada com a entrega do projecto do novo Museu dos Coches ao Ministro da Economia.

 

4- Saúdo o facto de o MC aconselhar a que nos informemos. Aqui vai o pedido: em que concurso foi escolhido o atelier de arquitectura para instalar o Museu da Língua no MAP? Confirma que o projecto museológico está a ser elaborado pelas empresas Y-Dreams e Produções Fictícias? Com que critérios foram contratados? Qual é o custo de obra previsto? A quem vai pertencer a gestão do novo museu? Quem está a acompanhar estes projectos que vão violentar um edifício cuja classificação estava em curso e que, garanto, vamos conseguir reabrir?

 

5- Última pergunta, francamente ingénua: quais são o conceito e o programa do Museu da Língua? Quem os elaborou?

 

 

Raquel Henriques da Silva

Ex-Directora do Instituto Português de Museus (1997-2002)

 

 

 

Segunda-feira, 1 de Junho de 2009 0

Ministro da cultura sobre a petição em defesa do Museu de Arte Popular

Ministro da Cultura questionado pelo Público sobre a petição lançada na passada sexta-feira:

 

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, disse hoje que não vai comentar a petição a favor da manutenção do espólio do Museu de Arte Popular nas suas antigas instalações, em Belém, e confirmou que o processo de instalação do Museu da Língua nesse mesmo local está a avançar. A petição, que está disponível online, recolheu até agora 1200 assinaturas.

"Não tenho a petição e não me vou pronunciar sobre isso. O que posso dizer é que é um processo antigo, longo, que foi objecto de ponderação pela senhora ministra da Cultura que me antecedeu [Isabel Pires de Lima], e que as pessoas que deviam informar-se antes de se pronunciarem sobre isso", declarou Pinto Ribeiro, que falava no final da apresentação da Rota dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, na Torre de Belém.

Sem querer adiantar datas para os próximos passos no processo do Museu da Língua, o ministro considerou "extraordinário que decisões tomadas há tantos anos, que já estão orçamentadas e para as quais já foi afecto dinheiro" sejam agora postas em causa. Informações mais específicas só dará na próxima ida à Assembleia da República. (...)

 

Alexandra Prado Coelho

 


_______________________________________________
Museum mailing list
Museum@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/museum





Mensagem anterior por data: [Archport] Resposta ao post de NOSTRAE SPES VNICA Próxima mensagem por data: [Archport] Curso Básico de Fotografia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fwd: [Museum] Igreja de S. Paulo, Elvas Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fwd: [Museum] Voltar a definir Museologia?