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Re: [Archport] (sem assunto)

To :   Claudia Cunha <claudia.cunha.k@gmail.com>
Subject :   Re: [Archport] (sem assunto)
From :   Luisa Batalha <luisa.batalha.arq@iol.pt>
Date :   Sun, 18 Oct 2009 22:01:41 +0100

Deixem que vos conte uma história que vem no seguimento desta questão.
Já lá vão uns anos e uma escola básica da Cova da Piedade, tinha por essa altura um núcleo de História e Arqueologia dirigido pela Clara e o Rui Salvado (filho do João Salvado que muitos conhecerão) e que se encontravam ligádos ao projecto do Almaraz com o nosso colega Luís de Barros. Os miudos da escola membros deste núcleo, participavam activamente em várias iniciativas, inclusivé num jornal, em que cada elemento escrevia um artigo relacionado com cultura e património. No Almaraz, estes alunos faziam de guias aos alunos de outras escolas do Concelho e chegaram a apresentar comunicações para dar a conhecer as actividades e seus resultados. O Rui e a Clara, sempre interessados nestas questões da arqueologia, participavam anualmente em campanhas de escavação em França e numa dessas viagens, decidiram levar ao Sudoeste Francês ( vale do rio Vézère ) o maior número de alunos possível. Tive a oportunidade de participar nessa experiência de 15 dias que foi muito gratificante. Por essa altura era aluna da licenciatura de Antropologia, mas o bichinho da Arqueologia germinava havia muito tempo e foi por aí que decidi avançar. Esta viagem foi crucial. Mas o que pretendo aqui realçar, é a iniciativa e a preocupação destes docentes em formar pessoas, que não tendo optado necessáriamente pela Arqueologia na sua formação profissional, hoje não esquecem essa experiência e interiorizaram o que significa "património".
Deste grupo de alunos fizeram parte os meus filhos, o Luís e o André.

 O meu muito obrigada ao Rui e Clara Salvado.


Luisa Batalha


----- Email de claudia.cunha.k@gmail.com ---------
    Data: Sun, 18 Oct 2009 10:32:05 +0100
      De: Claudia Cunha <claudia.cunha.k@gmail.com>
 Assunto: Re: [Archport] (sem assunto)
    Para: Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>
      Cc: Luisa Batalha <luisa.batalha.arq@iol.pt>, Archport@ci.uc.pt


Como professora e arqueóloga, mas acima de tudo como estrangeira que vê com
olhos arregalados de admiração (e muitas vezes de espanto) o patrimônio (ou
património) Português, sou forçada a concordar com a linha de pensamento da
colega Luísa. Se a educação é eficiente e ampla, não há a necessidade de
esfregar a lei na cara de quem deveria a princípio conhecê-la.

Portugal é um país cada vez mais vocacionado para o turismo e desde a arte
paleolítica até a arqueologia industrial (e tudo o mais que aconteceu no
meio do caminho), este país tem um leque de roteiros a oferecer que é muitas
vezes mais apreciado pelo visitante estrangeiro do que pelo olhar 'nativo'.
Falta educação patrimonial não apenas para os futuros engenheiros. Falta uma
disciplina que não seja a velha 'seca' das aulas de história na escola para
os 'putos' desde os níveis mais elementares da escola. Faltam cursos de
verão para adolescentes que os levem a escavações de facto para vivenciar
(nem que seja por um par de dias) o trabalho dos profissionais. Alguém
deveria pensar nisso... pode ser educativo para eles, é com certeza mais
atraente do que ficar sentado numa sala de aula. Uma das coisas que mais
ouvimos dos não-arqueólogos é "quando eu era criança queria ser arqueólogo"
(é claro que eles crescem e vêm que isto não dá dinheiro nem prestígio e
como dizem, "bazam"). A curiosidade e a vontade de descobrir coisas novas
são características inatas da nossa espécie.

Posso estar enganada, não cresci nesta cultura, mas acho que aproveitar
estas características na idade em que eles ainda não as perderam para o
pragmatismo da vida adulta é a melhor maneira de proteger e valorizar o
imenso património Português. Educar as novas gerações de forma activa
e divertida, criar nas crianças o sentimento de 'pertença' em relação ao
património, sacudir o mofo das aulas de história levando os putos ao campo
de acção são ao meu ver propostas que podem contribuir para a conservação.
Uma boa semana de trabalho,

Claudia
2009/10/15 Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>

Não estou a ver a relevância de uma cadeira de arqueologia num curso
de engenharia civil... já de uma de direito do património,sim (do
cultural e do natural).

Em todo o caso, deveria bastar invocar o Artigo 107.º do capítulo II
da lei Lei n.º 107/01 que preconiza que "A negligência é punível".

Digo deveria, porque a tutela nem sempre tutela como deveria tutelar.


2009/10/15 Luisa Batalha <luisa.batalha.arq@iol.pt>:
> Já aora só uma sugestão: que tal uma cadeira de arqueologia para os
> senhores candidatos a Engenheiros da construção civil.Era capaz de dar
> jeito...
>
> Olhem que eu sei do que falo. Quando ao fazermos o nosso trabalho, o
> mais rigoroso possível ,o precioso registo, o único documento que nos
> permite salvaguardar um dado momento da nossa história e a seguir
> temos que dizer: agora já podem destruír, mesmo com o estômago a dar
> uma dúzia de voltas... Sim para não falar rsobre as ameaças de: "nem
> que tenhamos que recorrer ao ministro".
> Concordo plenamente. A sensiblização sobre questões do património deve
> começar nas escolas.
>
> Luisa Batalha
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