From: ana_brigida_cruz@hotmail.com To: pmonteiro@ntasa.pt Subject: RE: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta Date: Sat, 24 Oct 2009 21:39:06 +0000 Boa Noite!! Toda esta situação para mim não é, de facto, novidade pois acho que a minha história ainda consegue ser mais inacreditável que os relatos que aqui li. Passo a relatar sem grandes e por vezes estranhos (para não dizer maldosos) pormenores...Após 8 anos ao serviço de uma autarquia como Técnica Superior de Arqueologia vi, finalmente, o meu concurso para o chamado (na altura) quadro publicado em DR. Claro está apressei me a concorrer e a entregar toda a documentação, passam os dias e não há novidades...mais dias e sem novidades...até que me dirigi pessoalmente ao presidente do júri do dito concurso ( vereador do pelouro da autarquia em que eu trabalhava, repito, à 8 anos) e qual é o meu espanto quando ele me diz que se havia demitido do júri porque não podia pactuar com aquela ilegalidade. ILEGALIDADE??? pergunto eu espantada....e o Senhor passa a explicar ilegalidade porque o concurso tinha sido aberto para um licenciado de Arqueologia e a minha licenciatura era em História - variante de Arqueologia, logo eu não tinha nas palavras do próprio habilitações para o lugar e a autarquia queria era resolver a precariedade da minha situação. Até acreditei e pensei que de facto eram umas "boas almas". Mas, o que é certo é que passou um ano e nada foi feito nesse procedimento concursal o que levou a que o mesmo, digamos, "caducasse". Posto isto, cá continuo eu a contratos e prestes a fazer 10 anos de serviço naquela edilidade. FANTÀSTICO Não é?? Despeço me cordialmente Date: Sat, 24 Oct 2009 18:58:33 +0100 From: pmonteiro@ntasa.pt To: suzana.agante@gmail.com; archport@ci.uc.pt Subject: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta Eu, pelo contrário, acho que o concurso é perfeitamente claro: procuram um licenciado em História. O que, note-se, se poderá ser quase que o mesmo que uma licenciatura em História (variante Arqueologia) já não será, certamente, o mesmo que uma licenciatura em Arqueologia. E acho bem a particularização: arqueólogos, técnicos em património, museólogos e antropólogos sabem, à partida, que se escusam de dar ao trabalho de concorrer (até porque a "job description" dada implica que a pessoa contratado irá fazer tudo menos arqueologia, por exemplo). -------------------------- Sent from my BlackBerry Wireless Handheld De: archport-bounces@ci.uc.pt Para: Archport Enviada em: Sat Oct 24 17:28:07 2009 Assunto: [Archport] Procedimento Concursal resposta Muito boa tarde
Em resposta á colega Dra Maria Joao Lopes possivelmente já tera sido atingida por alguma especie de entorpecimento, tal não é o meu caso e nunca fui pessoa de me acomodar a situaçoes e pura e simplesmente baixar os braços ou deixar-me levar pela corrente.
Quanto a Arqueologia não é apenas um hoby ou uma Paixao como a classifica no meu caso mas alem de algo que realmente amo, apresenta-se tambem como parte da minha "bagagem ou ferramenta " laboral que julgo termos isso sim de lutar para ser mais prestigiada e reconhecida , onde possamos ver concursos da area de Historia a serem abertos para profissionais de Arqueologia com tantas ou mais capacidades de os desempenhar e nao se continuar a assistir a mesquinhezes e parco universo de ideias relativamente a desempenho de competencias em areas tao aproximadas.
Afastam pura e simplesmente baseados no facto de nao sermos detentores de Licenciatura em Historia sem sequer analisar o curriculo do candidato e poder aferir se tera competencias ou não, desculpe mas nao posso resignar-me a esta situaçao com a indiferença de que fala.
Enquanto se pensar que a situaçao nunca ira mudar com tamanha resignaçao, realmente temo que a situação se mantenha. Penso pelo contrario que estara nas nossas mãos tal como eu o fiz expor as situaçoes, promover um debate de ideias saudavel e nao compactuarmos com isto, mudar mentalidades.
Alguma coisa havera de se poder fazer para mudar esta situaçao, pois com franqueza penso que tambem eu terei todo o direito a obter um emprego na minha area e a poder desempenhar a minha profissao e a crescer como pessoa e a evoluir aprendemdo com outros profissionais ao inves de ser excluida ou recusada de concursos por absurdos,o que significa encontrar-me desempregada neste momento e a lutar por um lugar.
Eu nao tenho só esperança cara colega, a bem do meu futuro e de muitos outros colegas na mesma situaçao é necessario mudar muita coisa no sistema actual e penso que seremos nós ou alguem tera de dar o primeiro passo.
Despeço-me cordialmente
Suzana Agante
Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis! Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis! |
Mensagem anterior por data: [Archport] Vencimentos, mercado, qualidade e dignidade profissional | Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Procedimento Concursal resposta |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta | Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Procedimento Concursal resposta |