Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: Res: Procedimento Concursal resposta

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] FW: Res: Procedimento Concursal resposta
From :   ana cruz <ana_brigida_cruz@hotmail.com>
Date :   Sat, 24 Oct 2009 21:40:32 +0000


 

From: ana_brigida_cruz@hotmail.com
To: pmonteiro@ntasa.pt
Subject: RE: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta
Date: Sat, 24 Oct 2009 21:39:06 +0000

Boa Noite!!
 
Toda esta situação para mim não é, de facto, novidade pois acho que a minha história ainda consegue ser mais inacreditável que os relatos que aqui li. Passo a relatar sem grandes e por vezes estranhos (para não dizer maldosos) pormenores...Após 8 anos ao serviço de uma autarquia como Técnica Superior de Arqueologia vi, finalmente, o meu concurso para o chamado (na altura) quadro publicado em DR. Claro está apressei me a concorrer e a entregar toda a documentação, passam os dias e não há novidades...mais dias e sem novidades...até que me dirigi pessoalmente ao presidente do júri do dito concurso ( vereador do pelouro da autarquia em que eu trabalhava, repito, à 8 anos) e qual é o meu espanto quando ele me diz que se havia demitido do júri porque não podia pactuar com aquela ilegalidade.
ILEGALIDADE??? pergunto eu espantada....e o Senhor passa a explicar ilegalidade porque o concurso tinha sido aberto para um licenciado de Arqueologia e a minha licenciatura era em História - variante de Arqueologia, logo eu não tinha nas palavras do próprio habilitações para o lugar e a autarquia queria era resolver a precariedade da minha situação. Até acreditei e pensei que de facto eram umas "boas almas".
Mas, o que é certo é que passou um ano e nada foi feito nesse procedimento concursal o que levou a que o mesmo, digamos, "caducasse".
Posto isto, cá continuo eu a contratos e prestes a fazer 10 anos de serviço naquela edilidade.
FANTÀSTICO Não é??
 
Despeço me cordialmente
 

Date: Sat, 24 Oct 2009 18:58:33 +0100
From: pmonteiro@ntasa.pt
To: suzana.agante@gmail.com; archport@ci.uc.pt
Subject: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta

Eu, pelo contrário, acho que o concurso é perfeitamente claro: procuram um licenciado em História. O que, note-se, se poderá ser quase que o mesmo que uma licenciatura em História (variante Arqueologia) já não será, certamente, o mesmo que uma licenciatura em Arqueologia.

E acho bem a particularização: arqueólogos, técnicos em património, museólogos e antropólogos sabem, à partida, que se escusam de dar ao trabalho de concorrer (até porque a "job description" dada implica que a pessoa contratado irá fazer tudo menos arqueologia, por exemplo).

--------------------------
Sent from my BlackBerry Wireless Handheld


De: archport-bounces@ci.uc.pt
Para: Archport
Enviada em: Sat Oct 24 17:28:07 2009
Assunto: [Archport] Procedimento Concursal resposta

Muito boa tarde
 
Em resposta á colega Dra Maria Joao Lopes possivelmente já tera sido atingida por alguma especie de entorpecimento, tal não é o meu caso e nunca fui pessoa de me acomodar a situaçoes e pura e simplesmente baixar os braços ou deixar-me levar pela corrente.
Quanto a Arqueologia não é apenas um hoby ou uma Paixao como a classifica no meu caso mas alem de algo que realmente amo, apresenta-se tambem como parte da minha "bagagem ou ferramenta " laboral que julgo termos isso sim de lutar para ser mais prestigiada e reconhecida , onde possamos ver concursos da area de Historia a serem abertos para profissionais de Arqueologia com tantas ou mais capacidades de os desempenhar e nao se continuar a assistir a mesquinhezes e parco universo de ideias relativamente a desempenho de competencias em areas tao aproximadas.
Afastam pura e simplesmente baseados no facto de nao sermos detentores de Licenciatura em Historia sem sequer analisar o curriculo do candidato e poder aferir se tera competencias ou não, desculpe mas nao posso resignar-me a esta situaçao com a indiferença de que fala.
Enquanto se pensar que a situaçao nunca ira mudar com tamanha resignaçao, realmente temo que a situação se mantenha. Penso pelo contrario que estara nas nossas mãos tal como eu o fiz expor as situaçoes, promover um debate de ideias saudavel e nao compactuarmos com isto, mudar mentalidades.
Alguma coisa havera de se poder fazer para mudar esta situaçao, pois com franqueza penso que tambem eu terei todo o direito a obter um emprego na minha area e a poder desempenhar a minha profissao e a crescer como pessoa e a evoluir aprendemdo com outros profissionais ao inves de ser excluida ou recusada de concursos por absurdos,o que significa encontrar-me desempregada neste momento e a lutar por um lugar.
Eu nao tenho só esperança cara colega, a bem do meu futuro e de muitos outros colegas na mesma situaçao é necessario mudar muita coisa no sistema actual e penso que seremos nós ou alguem tera de dar o primeiro passo.
 
Despeço-me cordialmente
 
Suzana Agante
* ********
This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

Mensagem anterior por data: [Archport] Vencimentos, mercado, qualidade e dignidade profissional Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Procedimento Concursal resposta
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Res: Procedimento Concursal resposta Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Procedimento Concursal resposta