Lista archport

Mensagem

[Archport] Braga divulga cerâmica produzida no período romano

To :   "Archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Braga divulga cerâmica produzida no período romano
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Thu, 11 Feb 2010 08:00:29 -0000

 

Braga: Município divulga cerâmica produzida no período romano na antiga Bracara Augusta

O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga está a promover uma ação de divulgação dos diferentes tipos de cerâmica produzidos e utilizados no período romano na antiga cidade de Bracara Augusta, disse hoje fonte da autarquia.

O vereador Hugo Pires adiantou que a iniciativa, intitulada 'Sentir o Barro', envolve a promoção de ateliês de modelagem num espaço integrado no Núcleo Museológico das Termas Romanas da Cividade, no centro histórico da cidade.

'Sentir o Barro' prolonga-se até final de março e, embora esteja aberta à participação geral, dirige-se particularmente ao público infanto-juvenil.

'A cerâmica é um elemento particularmente importante na história de Braga, contribuindo muito para o estudo do passado romano da cidade', assinala Hugo Pires, enfatizando 'o valioso espólio já reunido sob coordenação dos arqueólogos da Universidade do Minho'.

O autarca socialista sublinha, a propósito, 'a importância das escavações coordenadas nas últimos 30 anos pela Unidade de Arqueologia da Universidade, que puseram a descoberto um abundante e diversificado espólio arqueológico, designadamente de origem cerâmica'.

Este espólio - integrado na coleção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, também ele situado na Colina da Cividade - é constituído, em grande parte, por cerâmicas de diferentes tipos e qualidades, produzidas localmente ou importadas de outros pontos do Império Romano.

 

 

Município põe bracarenses a “Sentir o Barro” da história

Ateliês divulgam tipos e qualidades da cerâmica romana

A Câmara Municipal de Braga está a promover, através do seu Gabinete de Arqueologia, uma acção de divulgação dos diferentes tipos e artefactos de cerâmica produzidos e utilizados no período romano.

Sob a designação “Sentir o Barro”, esta acção consubstancia-se na promoção de ateliês de modelagem em espaço integrado no Núcleo Museológico das Termas Romanas da Cividade, no centro histórico da cidade.

De acordo com o Vereador da tutela, “Sentir o Barro” prolonga-se até final de Março e, embora esteja aberta à participação geral, dirige-se particularmente ao público infanto-juvenil.

A participação nos ateliês – que obriga a marcação prévia – pode ser feita de terça a sexta-feira, das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

 

As inscrições devem ser feitas junto do Núcleo Museológico das Termas Romanas da Cividade (termas.romanas@cm-braga.pt ou 253 278 455).

 

«A cerâmica é um dos elementos particularmente importantes na história de Braga, contribuindo em muito para o estudo do passado romano da cidade; é, assim, justo o trabalho de divulgação desta arte, cujos vestígios têm chegado até nós através do meritíssimo trabalho dos arqueólogos», justifica o arquitecto Hugo Pires, enfatizando «o valioso espólio já reunido sob coordenação dos óptimos investigadores que temos na academia bracarense».

Este responsável autárquico assume a importância de «uma história viva, feita através da riqueza do património histórico bracarense», sublinhando assim o interesse dos materiais identificados localmente como «relevante recurso pedagógico que a comunidade escolar deve utilizar».

Sublinhe-se, neste contexto, a importância das escavações coordenadas nas últimas três décadas pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho e pelo, que permitiram pôr a descoberto um abundante e diversificado espólio arqueológico, designadamente de origem cerâmica, que tem fornecido informação preciosa sobre o quotidiano da cidade de antanho, muito particularmente durante os séculos de ocupação romana.

Conforme referido, este espólio – integrado na colecção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, também ele situado na Colina da Cividade – é constituído, em grande parte, por cerâmicas de diferentes tipos e qualidades, produzidas localmente ou importadas de outros pontos do Império Romano.

 

Gabinete de Comunicação/João Paulo Mesquita

 

 

 

 

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


Mensagem anterior por data: [Archport] Povoado de Porto Torrão é o maior do calcolítico achado em Portugal Próxima mensagem por data: [Archport] Porto Torrão - Maior povoado calcolítico em Portugal
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Bracara Augusta - Valorização Próxima mensagem por assunto: [Archport] Brasil: Especialista espera que salvaguarda e valorização da nau portuguesa siga parâmetros internacionais