Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº18

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº18
From :   "Carla Lopes" <calopes@igespar.pt>
Date :   Thu, 8 Apr 2010 13:26:43 +0100

 

 

 

  

 

 

10 de Abril de 2010
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre as 24h00 e a 1h00
Programa na TSF
“ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO”, em parceria com o IGESPAR

“Conímbriga: uma cidade romana em Portugal

As ruínas romanas de Conímbriga, classificadas como Monumento Nacional desde 1910, constituem um dos vestígios mais representativos da romanização em Portugal. Este sítio integra a história da própria arqueologia desenvolvida em território nacional. As primeiras escavações com carácter sistemático iniciaram-se em finais do século XIX. Desde então e até à actualidade, os trabalhos arqueológicos decorreram com alguma regularidade, destacando-se o contributo do Professor Virgílio Correia. Inserida em meio rural, Conímbriga, distingue-se pela qualidade e diversidade dos equipamentos (anfiteatro, termas públicas e fórum) e dos bairros residenciais (insulae e numerosas domus com piristilum) e pela extensão e organização do espaço urbano. Quer as ruínas, quer os achados arqueológicos, patenteiam o quotidiano da cidade, cujo período áureo se assinalou entre os séculos I a. C. e III d. C., formas de vida que podem ainda ser apreendidas, também, no museu do sítio, inaugurado em 1962. Perceber quais os desafios actuais que se colocam à conservação, gestão e fruição deste conjunto são algumas das questões a abordar pelo jornalista Manuel Vilas–Boas que conversa com os Drs. Virgílio Hipólito Correia, José da Silva Ruivo, Pedro Sales e António dos Santos Queirós.
 

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 18 de Abril de 2010
DIMS 2010 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
“Património Rural/Paisagens Culturais”

Tendo por base a directiva proposta pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para 2010, o IGESPAR lança o tema "Património Rural/Paisagens Culturais" para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril.
À semelhança das edições anteriores, diversas entidades públicas e privadas irão associar-se a esta comemoração através de iniciativas que darão a conhecer um património que a todos cabe preservar.
No próximo dia 18 de Abril, venha descobrir o património rural e as paisagens culturais do nosso país!

Programa disponível aqui 
 

Para saber mais
 

 

 

 

 

 

 18 de Abril de 2010 às 10h30
Mesa Redonda - “Património rural: território e paisagem como recurso cultural”
Museu do Douro - Peso da Régua

No âmbito do "Dia Internacional dos Monumentos e Sítios", o IGESPAR, o ICOMOS, a DRCN, a CCDRN, a Missão do Douro e o Museu do Douro promove com o apoio do Turismo do Douro, no dia 18 Abril, uma mesa redonda sobre o tema: "Património Rural: Território e paisagem como recurso cultural" a partir das 10h30, nas instalações do Museu do Douro.
 

Para saber mais
 

 

 

 

 

 

 18 de Abril de 2010
Visita à Companhia das Lezírias

A Companhia das Lezírias, com o apoio do IGESPAR,I.P., adere ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um programa que se divide em diferentes actividades no contexto de uma visita à Charneca do Infantado. Aí será apresentada a empresa, a maior do país no sector agro-florestal, os seus espaços e as suas actividades. Neste âmbito será apresentada também uma monográfica sobre o Perdigueiro Português, com mostra de provas de trabalho estando previsto para o final da visita a observação do Cavalo Puro Sangue Lusitano.


Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 18 de Abril de 2010
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios nos Serviços Dependentes do IGESPAR

Os Monumentos e Sítios Dependentes do IGESPAR associam-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através de iniciativas que decorrerão nos seus espaços e que darão uma visão diferente e aliciante deste Património Mundial.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29 Março 2010 a 19 Abril 2010
Passatempo de Fotografia
“Num instante... o Património"


O passatempo de fotografia “Num instante... o Património” é uma proposta de criação artística, destinada a jovens entre os 14 e os 17 anos, que decorre até ao final do dia 19 de Abril de 2010.
Num convite à expressão da criatividade e da imaginação, propõe-se uma redescoberta do património em Portugal através da reprodução do preciso instante de contacto com a paisagem cultural.
Um olhar jovem e perspicaz, sem preconceitos ou imposições, poderá permitir obter imagens fotográficas inéditas que exprimam novos olhares sobre os monumentos e sítios, novas paisagens para os mesmos locais simbólicos, novos ângulos para as mesmas perspectivas históricas.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação de Património
Publicação de novas portarias no Diário da República


Foram publicadas no Diário da República três novas Portarias de classificação de bens imóveis e de fixação de zonas especiais de protecção (ZEP), a saber:

a) Portaria n.º 240/2010, DR, 2.ª Série, n.º 62, de 30 de Março, que classificou como monumento de interesse público (MIP) o Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e fixou a respectiva ZEP.

b) Portaria n.º 241/2010, DR, 2.ª Série, n.º 63, de 31 de Março, que classificou como monumento de interesse público (MIP) a Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, e fixou a respectiva ZEP.

c) Portaria n.º 242/2010, DR, 2.ª Série, n.º 63, de 31 de Março, que classificou como conjunto de interesse público (CIP) o Largo da Praça e Rua Direita de Favaios, em Favaios, concelho de Alijó, e fixou a respectiva ZEP.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 14 a 16 de Abril de 2010
“Congresso Património 2010”

O Congresso Património 2010, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e pelo IGESPAR, que decorrerá na FEUP, pretende apresentar e discutir formas de abordagem ao problema da intervenção em património através da apresentação de casos práticos.

 

 

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 24 de Abril, duas sessões – 14h30 e 16h00
A Arte que o Côa Guarda - Actividades Criativas ao Sábado
Museu Municipal Santos Rocha - Figueira da Foz

No âmbito das “Actividades Criativas ao Sábado” a decorrer no Museu Municipal Santos Rocha (Figueira da Foz), técnicos do Parque Arqueológico do Vale do Côa levarão a cabo no dia 24 de Abril uma visita, complementada por demonstrações e experimentação, à exposição “A Arte que o Côa Guarda”, aqui patente no âmbito da comemoração do centenário da morte do Arqueólogo Santos Rocha.
A exposição “A Arte que o Côa Guarda” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, encontrando-se em itinerância desde 2007, prevendo-se que ao longo deste ano ainda esteja patente em Lisboa, Santarém e Almeida.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: died@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] CORDOARIA NACIONAL Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Ministério diz que Luís Raposo arrisca processo
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº17 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº19