Lista archport

Mensagem

[Archport] Reclamação sobre o Programa “Antena Aberta” de 30/07/2010 – Inauguração do Museu do Côa

Subject :   [Archport] Reclamação sobre o Programa “Antena Aberta” de 30/07/2010 – Inauguração do Museu do Côa
From :   Presidente APA <presidente@aparqueologos.org>
Date :   Mon, 30 Aug 2010 23:56:43 +0100


Senhor Provedor da RDP,

 

Considero que os programas de fórum público, apesar de serem uma caixa de Pandora quanto à qualidade dos comentários, são úteis para se poder sentir o pulsar da sociedade civil, sendo feito o contraponto por um especialista no tema.

 

Não posso, no entanto, deixar de protestar de forma veemente, quando, a propósito da inauguração do Museu do Côa, se passou uma edição do programa Antena Aberta a discutir as virtudes do museu com um convidado em estúdio que é Bastonário da Ordem dos Engenheiros e todos os outros convidados contactados pelo programa não tinham qualquer ligação à área do património, museologia e arqueologia. Até o Presidente da Federação de Remo foi ouvido sobre o tema!

 

A intervenção do Sr. Bastonário da Ordem dos Engenheiros assentou sempre na declaração da sua incompetência para se pronunciar sobre o valor cultural do Côa, mas frisou constantemente a relação custo benefício da obra e o facto de não ter havido um estudo atempado que evitasse a despesa que foi feita até à suspensão da obra. O argumento é falacioso, e escamoteia a legislação sobre Avaliação de Impacte Ambiental, aprovada no ano 2000, onde se integra a avaliação dos impactos no património cultural, e que devem precaver situações como a que decorreu no Côa através da atempada adequação dos projectos com a implementação de medidas de mitigação desses impactos.

 

Naturalmente, que em lugar de se debater aquilo que era fundamental, nomeadamente o papel que o Côa teve na profissionalização da Arqueologia nacional, na mudança de paradigma sobre a avaliação do património arqueológico, nas potencialidades do que esta estrutura abre ao nível da comunicação com o público e na investigação científica, se passou o tempo a falar dos milhões perdidos na barragem e no desenvolvimento que a mesma poderia ter proporcionado. Curiosamente, ninguém perguntou ao senhor Engenheiro quantos empregos é que a barragem traria, depois de concluída a obra… Sempre se poderia comparar, objectivamente, esse factor de desenvolvimento com o gerado pelo Parque e Museu do Côa.

 

Cordialmente,

         

 

 

 

 

 

 

 

O Presidente da Direcção da

Associação Profissional de Arqueólogos


Mensagem anterior por data: [Archport] Notícia do Público Próxima mensagem por data: [Archport] O Presidente da Direcção da APA
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Um texto sobre o património arqueológico subaquático Próxima mensagem por assunto: [Archport] Recrutamento de 2 técnicos de Arqueologia