Lista archport

Mensagem

[Archport] Inscrições romanas comentadas em 2007

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Inscrições romanas comentadas em 2007
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 13 Sep 2010 23:57:07 +0100

L?Année Épigraphique 2007

 

            Está em distribuição (editado com data de Agosto de 2010), o volume de L?Année Épigraphique que dá conta, nas suas 1793 (!) entradas, de quanto se escreveu sobre Epigrafia Grega e Latina e, sobretudo, que novas inscrições ou revisões de mérito foram publicadas durante o ano de 2007.

            Editada pelas Presses Universitaires de France [ISSN: 0066-2348], dirigida por Mireille Corbier, com secretariado que integra Patrick Le Roux e Sylvie Dardaigne, assistidos por Isabelle Fauduet e Mihai Popescu, esta publicação constitui, como se sabe, pelo enorme labor que representa e pelo seu vasto conteúdo (são 937 páginas, das quais cerca de 300 de mui preciosos índices!), uma obra de consulta imprescindível para quantos à ciência epigráfica se dedicam.

            De cada publicação é apresentada breve súmula a sublinhar o seu interesse e novidade; de cada inscrição nova ou revista se dá o texto e, em síntese, os demais elementos susceptíveis de se aquilatar do valor do documento, não se privando os editores de apresentarem, sempre que tal lhes pareça judicioso, a sua opinião.

            Difícil se torna, pois, chamar a atenção para este ou aquele aspecto particular do volume, tão denso ele se nos apresenta. Dir-se-á, contudo, que os números 1759-1765 se referem a 7 diplomas militares em grego, oriundos mui provavelmente da zona dos Balcãs, pois dizem respeito a exércitos da Dácia.

            No que concerne à Península Ibérica (números 694 a 842, dos quais mais de uma trintena sobre publicações em geral), não pode dizer-se que o número de epígrafes novas ou revistas tenha excedido, nesse ano, o que é habitual, contribuindo o Ficheiro Epigráfico (nºs 85 e 86) com 14 novos documentos epigráficos. As inscrições da ponte de Alcântara voltaram a ser analisadas (nº 716) e mereceram realce os carmina funerários achados nas ruínas do circo de Saelices (Cuenca): nºs 805 e 806.

José d?Encarnação


Mensagem anterior por data: [Archport] DOUTORAMENTO - FERNANDO BRANCO CORREIA Próxima mensagem por data: Re: [Archport] RES: a proposito do mov4
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Inscrições pintadas. Alguns esclarecimentos Próxima mensagem por assunto: [Archport] Inscrições Romanas do Conventus Pacensis