Ora viva,
Há alguns casos de patrocínios em Portugal, mas são poucos. Os que mostrou são conhecidos de todos nós. Acrescenta-se um ou outro, como por exemplo a Cimpor com a recuperação da charola do Convento de Cristo em Tomar, a Lusitânia do Grupo Montepio parceira do Museu da Presidência da República, a Mota Engil no apoio ao estudo e conservação de Ammaia...etc... Mas poderiam haver mais e melhores.
O que eu quero dizer é que as grandes empresas portuguesas patrocinam pouco a cultura. Falta dinheiro! Reparamos que cada vez mais as empresas portuguesas fecham os cordões à bolsa no que diz respeito ao patrocínio de actividades culturais. Por outro lado, vemos que as grandes empresas preferem patrocinar mais e melhor o futebol, ou outras coisas pouco didácticas que a nossa própria cultura.
Há muitas grandes empr\Citando Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>:
Mas isso já acontece aqui em Portugal. Alegar o contrário ou é má fé ou desconhecimento
A EDP, por exemplo, tem mecenatos com Serralves, com a Companhia Nacional de Bailado, patrocina edições, promove prémios culturais, tem um excelente museu de arqueologia industrial que é o Museu da Electricidade...
A EPAL, idem, com o Museu da Calçada dos Barbadinhos, a Caixa Geral de Depósitos tem a Culturgest, a Galp colabora no restauro do Palácio da Ajuda e apoia a Fundação Serralves..
E, nas entidades privadas, há por exemplo a Herdade do Esporão, que tem apoiado o projecto arqueológico dos Perdigões, a Pascoa, que recuperou o lugre bacalhoeiro Santa Maria Manuela...
Em 23 de outubro de 2011 21:15, António Correia <avantecomuna@iol.pt> escreveu:
Ora viva,
A Exma. Senhora Lena Adelsohn Liljeroth, Ministra da Cultura e do Desporto da Suécia, diz-nos que "as empresas não são mundos isolados, mas uma parte da sociedade" . Ela acrescenta que " é muito importante que as empresas patrocinem a cultura, tal como o desporto". Por exemplo, a construtora sueca de camiões, autocarros, ... Scannia tem uma série de acordos de patrocínio com a actual cultura do país. Por exemplo, o Museu de Arte de Estocolmo (http://www.modernamuseet.se/en/Stockholm/), por exemplo, foi patrocinado pela Scannia durante vários anos...
Em Portugal, seria interessante que as grandes empresas patrocinassem a cultura... ou será que os que mais merecem patrocínios são o Desporto, as novelas, os reality shows, concursos e outros programas televisivos pouco didácticos?
http://www.scanianewsroom.com/2011/10/21/swedish-minister-shared-industrial-heritage-at-scania/
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