Lista archport

Mensagem

[Archport] Tua, Douro, Património Mundial para quê se temos tantos artistas e agora a Three Gorges ?

To :   ARCHPORT <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Tua, Douro, Património Mundial para quê se temos tantos artistas e agora a Three Gorges ?
From :   Maria Moreira Baptista de Magalhães Ramalho <mariabaptistaramalho@hotmail.com>
Date :   Sat, 4 Feb 2012 01:48:10 +0000

 

Tua, Douro, Património Mundial para quê se temos os nossos Archistars e tantos outros artistas consagrados !

Classifique-se já como "Móvel de interesse Nacional "o Arquitecto Souto Moura, o Artista Pedro Cabrita Reis e porque não, já agora, a EDP !  Barragens é o que está a dar !

 

SicNotícias: A barragem de Bemposta, em Mogadouro no Parque Natural do Douro está a ser pintada de amarelo-choque. A EDP diz que a intervenção, a cargo do artista plástico Pedro Cabrita Reis, se integra num roteiro de Arte Pública a realizar em várias barragens. http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1069763.ece

 

- Cá para mim foi para dar as boas vindas aos chineses....

 

O galardoado arquitecto português Eduardo Souto Moura vai conceber a central hidroeléctrica da barragem de Foz Tua, no Nordeste Transmontano, com o desafio de harmonizar a edificação com a paisagem do Douro Património da Humanidade.

Com a entrega do projeto a Souto Moura, a EDP "procura garantir a melhor integração possível na paisagem do Alto Douro Vinhateiro, conseguindo em simultâneo uma obra de arte arquitectónica de referência internacional capaz de funcionar como mais um pólo de atração para a região".

 

 “A Tribuna Douro” apressou-se logo a declarar:

 

A Agência de Viagens Três Vitórias, uma das mais dinâmicas empresas turísticas de Trás-os-Montes e Alto Douro, com espaços em Vila Real e no Porto, está já a receber propostas de parceiros internacionais para organizar desde já visitas à nova barragem do Tua, nomeadamente de países nórdicos e dos países do Oriente, principalmente do Japão, reconhecidamente apaixonados por grandes obras de arquitectura.

 

Questionado sobre se teria em conta o património da humanidade, o arquitecto respondeu :
“Penso que aquilo é uma situação limite. O grande problema da questão penso é a barragem e não o edifício e eu não tenho nada a ver com isso”, explicou Souto Moura, esta tarde, em Aveiro.

 

Mas a verdade escondida atrás do cimento que nos atiram para os olhos é esta:

 

As barragens supostamente justificam-se para aumentar a eficiência das eólicas, pois quando há vento, a energia em excesso será armazenada nas barragens. No entanto, cerca de metade da actual capacidade hídrica com capacidade reversível é mais do que suficiente para absorver os eventuais excessos de produção instantânea de eólico em qualquer período nomeadamente o nocturno com menor consumo.

 

Também governo nenhum nos diz que a expansão da produção da energia eólica e hídrica se tem efectuado com grave prejuízo do património e da biodiversidade do país ! 

Sim, é necessário apostar nas energias alternativas (mas não desta forma) e sobretudo apostar numa redução DRÁSTICA DE ENERGIA e CORTANDO NO DESPERDÍCIO o que, claro, não interessa aos investidores...

 

Por tudo isto esta publicidade é inacreditável !  http://www.youtube.com/watch?v=ZcmsgFZPPWo

 

IMPORTA NÃO ESQUECER QUE “THREE GORGES” a empresa  que comprou a posição do Estado Português na EDP é também o nome da MEGA BARRAGEM : Three Gorges Dam =

Lembram-se aquela que obrigou à deslocação de 1,3 milhões de pessoas e que alagou milhares de sítios arqueológicos, tendo tido um impacte ecológico impressionante !!

Com toda esta história acabo a temer ou a tremer pelo Côa, pelo património, pelo ambiente, por todos nós...

 

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Curso de pós-Graduação em Gestão de Museus e Colecções de Arqueologia Próxima mensagem por data: [Archport] O Rei e as Sete Fontes (Braga).
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Troc, argent et monnaie dans la Méditerranée Próxima mensagem por assunto: [Archport] Tu fazes, eu parto, juntos colamos - Sessão 1