Ecce Homo
Antes de lavar as mãos e
de O entregar aos seus próprios, Pôncio Pilatos terá recebido Jesus com as
palavras: “eis o homem”. O tipo de quem se fala. Desnudado. Humilhado. Acorrentado.
Esfacelado por uma coroa de espinhos: “eis o homem”. Uma simples expressão de
circunstância que o Evangelho, segundo São João, perpetuou. E que a própria
Igreja se habituou, desde os seus primórdios, a atribuir às representações
artísticas em que o Nazareno aparece em pleno flagelo: “eis o homem”. No
Museu Regional de Beja existe um dos mais intrigantes e misteriosamente belos Ecce Homo que a humanidade pode
contemplar. Trata-se de um retrato a óleo, sobre tábua, da escola primitiva
portuguesa. Uma representação em estilo gótico onde Cristo aparece sob um
imaculado manto branco que lhe cobre a cabeça até aos olhos, mas que Lhe
desnuda o torso. As mãos, cruzadas à frente, estão atadas pela mesma corda que
Lhe circunda o pescoço. É uma obra, arrepiante, esta. Onde a tranquila
harmonia do traço se confunde com o gritante sofrimento do Retratado,
misteriosamente. Mas este é apenas um dos muitos tesouros que a colecção de
pintura do Museu guarda. Como tesouros incomparáveis existem nas demais
colecções que o telhado do convento de Nossa Senhora da Conceição ainda vai
abrigando. O Museu Regional de Beja tem um acervo impar e riquíssimo. Que
pertence a todos nós. E que está em vias de ser encerrado por incumprimento
orçamental por parte da Câmara Municipal de Beja. O Museu é propriedade da
Assembleia Distrital, mas está em Beja. Todas as autarquias do distrito devem
contribuir para a sua preservação e valorização. Mas deve caber ao município
bejense o grosso da sua sustentação. O Museu é um orgulho para a cidade e não
um peso. E aquele que hoje ousar lavar dali as mãos, como em tempos o fez o
administrador romano de Jerusalém, ficará igualmente para a história da
infâmia. Mas, ao contrário de Pilatos, na ocasião certa, serão as pessoas a
apontar e a exclamar: “eis o homem”... Editorial de Paulo
Barriga, in “Diário do Alentejo”, 17/02/2012. |
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