Aí chegada deparo-me com o comunicado de que iria ocorrer nessa manhã uma reunião geral de Curso (História e História – Variante de Arqueologia).
Julgando, na minha, ainda, inocência, que se trataria de um qualquer pró-forma de recepção aos novos alunos tal não foi o meu espanto, e temor, com o decorrer da dita reunião.
No repleto de alunos Anf. 002 esperavam-nos variados docentes do Departamento de História (os quais ainda não conhecia) e a Coordenadora do Departamento, Doutora Maria Helena Trindade Lopes.
Infelizmente as boas-vindas que nos esperavam não eram de felicitações e desejos de sucessos para os anos vindouros mas sim a notícia de que ainda não existiam certezas quanto à continuidade da Licenciatura em Arqueologia na FCSH. E, nesse sentido, para voltarmos daí a uma semana para sabermos se a Arqueologia continuava a existir ou se teríamos, em última análise, de ser transferidos para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa!!!
Quase 14 anos volvidos sobre este, aparentemente, inusitado acontecimento, muitas conquistas foram alcançadas, a bem da Arqueologia e dos alunos desta instituição.
Graças à união que se verificou, então e sempre que se anteviam momentos de crise, dos alunos de Arqueologia e à incessante luta da Prof. Doutora Rosa Varela Gomes pelos interesses da Arqueologia e dos alunos, conseguiu-se que, não só a Licenciatura em História – Variante de Arqueologia se mantivesse na FCSH como, num futuro próximo, esta se viesse a tornar uma licenciatura autónoma como de pleno direito a Arqueologia se advoga.
Igualmente, introduzindo disciplinas mais variadas e, algumas, pioneiras no ensino universitário nacional (como Arqueologia Náutica e Subaquática e Arqueologia Industrial), sendo leccionadas por Professores especialistas nas áreas em apreço, conseguiu que a Licenciatura em Arqueologia na FCSH fosse tida em elevada consideração, tanto a nível nacional como internacional. A título de exemplo, com a defesa nesta instituição do primeiro Doutoramento em Arqueologia Moderna do País.
É com enorme pesar que agora se constata, um retrocesso de tamanha envergadura. A Arqueologia volta a ser coordenada por Historiadores.
Mensagem anterior por data: [Archport] Arqueologia na FCSH | Próxima mensagem por data: [Archport] La situación del acueducto subterráneo de Tarragona |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Arqueologia na FCSH | Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Arqueologia na FCSH |