Lista archport

Mensagem

[Archport] O que vem a seguir: privatizar a Torre de Belém e os Jerónimos?

Subject :   [Archport] O que vem a seguir: privatizar a Torre de Belém e os Jerónimos?
From :   VICTOR MANUEL DOS SANTOS GONCALVES <vsg@campus.ul.pt>
Date :   Tue, 16 Oct 2012 12:09:52 +0100

Do Público, apud Ricardo Gaidão;

Quanto à gestão do património cultural, poderá ser concessionada a "entidades exteriores ao Governo", o que permite ao Estado não só "diminuir os seus encargos com o património concessionado, como manter a maior parte das receitas que este gera".

A sanha privatizadora do presente governo não lhe permite ver ao longe (que, neste caso, é perto), ignorando ostensivamente países europeus que geriram sempre esta possibilidade com muito cuidado. Para além da torre de Belém (um óptimo suporte para anúncios a néon tendo como público alvo os turistas em cruzeiro marítimo) sempre há os Jerónimos, em cujos claustros se pode montar um spa de 5 estrelas, no Verão, ou mesmo um campo de mini-golfe. Safa-se o Museu Nacional de Arqueologia, cujos custos de aquecimento no Inverno tornam improvável a sua adaptação a hostal... pelo menos a não-esquimós.
Ele há assuntos mais sérios que outros, o desemprego, o assalto fiscal, por exemplo, e assim. Mas o Património não pode ficar de fora e, traduzindo a nossa memória colectiva, e o que fomos enquanto Povo ou Nação, não deve entrar no mercado dos leilões.
E afinal para que serve a DGPC?
Alguém a ouve, ou será que não interessa ou que vai ser extinta? Ou que será também privatizada? Ou estará ela de acordo?
Que nos valha o Marquês de Pombal. Esse, ao menos, era um déspota iluminado...









Quanto à gestão do património cultural, poderá ser concessionada a “entidades exteriores ao Governo”

o que permite ao Estado não só “diminuir os seus encargos com o património concessionado, como manter a maior parte das receitas que este gera”.


A sanha privatizadora do presente governo não lhe permite ver mais longe, por exemplo países europeus que afastaram a gestão comercial do Património ou que, com ela, tiveram más experiências. Por este caminho, não

tarda que, para além da privatização daTorre de Belém, óptimo suporte para anúncios publicitários a néon, tendo como público alvo os cruzeiros de turismo, 
--
Prof. Victor S. Gonçalves
Centro de Arqueologia - Faculdade de Letras
P-1600-214 Lisboa, Portugal
00351-217920057, 966033693, Fax: 217920059

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Cultura vai concessionar gestão do património e mexer na lei do mecenato Próxima mensagem por data: Re: [Archport] O que vem a seguir: privatizar a Torre de Belém e os Jerónimos?
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] O que vem a seguir: privatizar a Torre de Belém e os Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] O que vem a seguir: privatizar a Torre de Belém e os Jerónimos?