Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Resposta do projecto «Portugal Romano» - O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, a formação da sua colecção e o "Portugal Romano" por Virgílio Hipólito Correia

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Resposta do projecto «Portugal Romano» - O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, a formação da sua colecção e o "Portugal Romano" por Virgílio Hipólito Correia
From :   Alexandre <no.arame@gmail.com>
Date :   Mon, 7 Jan 2013 17:56:08 +0000

Como cidadão que nada percebe de Romano, que não conhece pessoalmente nenhum dos intervenientes e que lê esta troca de emails completamente de fora do assunto, pergunto eu:
 
1)      Estas questões, agora levantadas, foram endereçadas pessoal e privadamente ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e ao autor do texto em causa, com conhecimento à direcção editorial da Portugal Romano?
 
2)      Tendo-o sido, ou não, porque é que este texto foi publicado aqui na Archport? Será a Archport agora uma singela correia de transmissão, quiçá apenas uma caixa de ressonância? (relembro que há uns tempos atrás semelhante cenário se levantou por aqui, quando um artigo de opinião publicado na Al-madan suscitou um ?esclarecimento? de um dos visados nele, esclarecimento esse imediatamente seguido por réplicas e tréplicas, tudo a  culminar numa comunicação do Jorge Raposo, desnecessariamente apologética, a tentar lançar água na fervura de uma crispação que parece estar a surgir novamente agora).
 
Afinal , quando é que terminou o costume de se responder a um artigo com um esclarecimento ou um comentário na edição seguinte(e que boas que são estas polémicasm quando travadas com pundonor, hombridade e sem papas na língua ou rodriguinhos: ainda hoje recordo com agrado a excelente refrega científica, a resvalar quase para a bordoada pessoal, travada nas páginas da ?Penélope? entre o Valentim Alexandre e o João Pedro Marques, e que tanto fez avançar o estudo da escravatura moderna em Portugal).
 
3)      Não será melhor ter cuidado com o que se deixa passar em branco, depois de publicado, do que ter cuidado em publicar-se algo? Afinal, é para isso que existem os desmentidos, as erratas e as correções ? para que, de texto em texto, se vá fazendo cada vez mais, melhor ciência (e, a melhorar-se algo no que toca ao Período Romano, esses avanços far-se-ão certamente muito mais com os contributos, quer do arqueólogo da Batalha quer do director do Museu de Conimbriga, do que comigo ou com a equipa editorial do ?Portugal Romano?. Eles estão cá para publicar e divulgar e eu estou cá para vos ler :)
 
Enviado do meu HTC

Mensagem anterior por data: [Archport] Infraestrutura Científica de Comunicações e Computação em risco de ser destruída Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Escrita Criativa com João Tordo - Évora!!!
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Resposta do Município/Museu da Batalha ao artigo do Dr. Virgílio Correia Próxima mensagem por assunto: [Archport] Resposta do projecto «Portugal Romano» - O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, a formação da sua colecção e o "Portugal Romano" por Virgílio Hipólito Correia