|
Exactamente porque os conceitos de emigrar e de imigrar são frágeis, dependendo do que a política de cada tempo definir como fronteira, é que me referi, ao participar nesta discussão
a “migração”, na linha, aliás de várias entidades internacionais que assumem esse termo como base de trabalho. Migração, porem, continua a ser algo de muito sólido, que atravessa tempos, territórios, culturas e identidades. Porque, para mim pelo menos, o lugar onde se nasce e o meio ou meios onde se cresce definem uma identidade, apesar de toda a fluidez que se posa admitir para todas as fronteiras, a
questão do “eu” e do “outro” continuam a ser fundamentais para a criação de pontes de relacionamento.
Aliás a razão da deslocação pode ser apenas cultural. Basta que alguém seja “ensinado” como muitos, nos Açores, o foram e são, partindo do paradigma continental como o correcto, porque
coerente e contínuo, e entendendo o paradigma arquipelágico como incompleto e fragmentado. Estaremos, aqui, a outro nível da discussão, mas a ideia de “el dorado” ou de lugar para onde se pretende ir nem sempre precisa de problemas económico/materiais para
se manifestar. Enfim, é só mais uma achega para uma discussão, das mais interessantes que tenho visto, por aqui. Francisco Maduro-Dias
De: museum-bounces@ci.uc.pt [mailto:museum-bounces@ci.uc.pt] Em nome de
PedroManuelCardoso
Porquê «Museu para a Cidadania Mundial» e não «Museu da Emigração»?
Porque o conceito de «Emigração» é frágil e pouco consistente para justificar o
Projeto e o Programa Patrimológio (“museológico”) do Objeto que se pretende Patrimonizar (“musealizar”).
O fluxo de «dentro para fora» só existe se existir uma
Fronteira (chame-se-lhe linha, diferença, identidade, cidadania, ou outro nome). Se essa
Fronteira não existir, o conceito de «sair de» e «entrar em» desaparecem.
Ora, quando «sair de Portugal» deixou de ser «emigrar» para o Espaço Schengen, automaticamente desapareceu o «emigrar para França, Luxemburgo, etc.». O fluxo inverso igualmente
desapareceu, «Imigrar» deixou de ser o nome apropriado para a deslocação de um francês ou luxemburguês a Portugal.
Ou seja, basta variar a
Fronteira para serem frágeis e pouco consistentes os conceitos de «emigração» e «imigração».
Se se olhar a história das mudanças de
Fronteiras (e de Identidade política dos Estados e nações) na Europa e no Mundo, então, ainda mais inconsistentes são. Inclusive as coordenadas geográficas são insuficientes para estabelecer um quadro estável para os
motivos e causas desse comportamento Humano de Deslocação, que é o tal «Objeto a Patrimonizar (“musealizar”)». Porque, por exemplo, o Norte de Portugal é uma região a Sul da França, e assim sucessivamente.
Assim sendo, é necessário usar um conceito mais sólido e consistente. Que não sofra o relativismo e a efemeridade causados pelas mudanças de
Fronteira. E se mantenha estável, resiliente, e transversal a essas mudanças (políticas, económicas, sociais e culturais). Um conceito de um tipo lógico mais geral.
Só assim é possível compreender (e patrimonizar/musealizar) esses dois fluxos simétricos («emigração» e «imigração»). Razão pela qual a OIM e a ONU usam o conceito de «Migrações».
Para compreender os motivos e causas do
comportamento Humano de Deslocação que é o «Objeto a Patrimonizar
(“musealizar”)» no Museu que se pretende criar é impossível usar apenas um tipo de deslocação. Porque não é possível compreender o «fluxo de Pessoas de Portugal para França» sem perceber o «fluxo inverso de bens comprados por Portugal por causa
da industrialização francesa que utilizou essa mão-de-obra barata; por exemplo, citroens e renaults, etc.». Sem esta relação recíproca e complementar ficamos no Museu apenas com um amontoado de objetos e testemunhos que nada explicam acerca das
relações de trabalho e de remuneração/rendimento que motivaram a ida de portugueses para França, e assim sucessivamente. Logo, esses objetos não servem para comunicar ao Visitante o
valor patrimonial; e, consequentemente, a necessidade de criar um Museu.
Um
Projeto e um Programa Patrimológico (“museológico”) assente nessa fragilidade dará origem a um museu falhado.
Haverá muitas razões para os Seres-Humanos se deslocarem. Mas se excluirmos todas aquelas que não foram por motivo de uma
assimetria de rendimento e de condições mínimas de subsistência, então, talvez estejamos a definir melhor o Contexto daquilo que pretendemos. Porque uma
deslocação por motivo de conquista ou saque chama-se «invasão», uma deslocação por motivo de lazer chama-se «turismo», uma
deslocação por motivo de estudo e conhecimento chama-se «expedição», uma
deslocação por motivo de aventura e descoberta chama-se «viagem ou achamento», e assim sucessivamente.
Ora se o motivo que torna justificável o Museu, e permite compreender a
Deslocação, é uma assimetria de rendimento e de condições mínimas de subsistência
(associada ou não a uma transposição de uma determinada Fronteira), então, o Projeto e o Programa Patrimológico (“museológico”) têm que ser construídos a partir desse problema. O problema é esse. É ele que causa
esse tipo de Deslocação que pretendemos Patrimonizar (“musealizar”). Porque é a partir dele que os objetos (testemunhos, fotos, depoimentos, coleções, e demais espécimes) adquirem significado e valor patrimonial.
Esta é a razão pela qual sugerimos que o Museu se chamasse da «Cidadania Mundial». Porque só se podem compreender os
fluxos de deslocação motivados pela assimetria de rendimento e de condições mínimas de subsistência através de duas operações de contextualização. Por um lado, utilizando uma geografia e um tempo/espaço que
não estejam sujeitos a mudanças de Fronteira (e isso só existe considerando o mapa do mundo e o período da Hominização). E por outro lado, utilizando uma «situação ideal» onde as
assimetrias de rendimento e subsistência deixavam de ser motivo para as Deslocações (continuariam a existir assimetrias mas deixavam de ser a causa necessária da deslocação).
Pedro Manuel-Cardoso
|
| Mensagem anterior por data: [Museum] "Opinião dos Membros": chamada de contributos para o Boletim do ICOM Portugal | Próxima mensagem por data: [Museum] Newsletter Património Cultural N.º 259 |
| Mensagem anterior por assunto: [Museum] Museu para a Cidadania Mundial: PORQUÊ? | Próxima mensagem por assunto: [Museum] Museu para a Cidadania Mundial: PORQUÊ? |