[Archport] Uma Outra Política para a Cultura - Manifesto em Defesa da Cultura
O STARQ integra e subscreve o comunicado do Manifesto em defesa da Cultura:
https://www.publico.pt/2023/05/19/opiniao/opiniao/politica-cultura-2050233?fbclid=IwAR3cTHzzb2tvqFBI1fwpIADHywdexII4Dxtks_BFw7_v-4LI_TQn4mJuz4w
As opções dos sucessivos governos destroem a diversidade e a paisagem cultural do país, promovem o abandono por parte de artistas e trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, agudizando as incertezas, a precariedade e a insegurança no trabalho.
A Constituição impõe ao Estado o compromisso e a responsabilidade central de ser o promotor e o garante do acesso generalizado das populações à criação e fruição dos bens e actividades culturais, em todo o território nacional, através do investimento de, pelo menos, 1% do Orçamento do Estado (sendo que o valor mínimo recomendado pela UNESCO é de 1% do PIB).
Cultura é trabalho! A valorização do trabalho é essencial para uma Outra Política para a Cultura. Não há uma verdadeira democratização da Cultura sem o trabalho com direitos. Por isso, ao contrário do que os sucessivos governos têm imposto, a pretexto de uma excepcionalidade de fachada, exigimos o fim da desregulação, dos baixos salários, da desprotecção na doença e na segurança social, da precariedade e da insegurança no presente e no futuro.
Outra política, que rompa com o alheamento do Estado para com a Cultura e estimule a comunicação regular e de proximidade com os diversos agentes da Cultura.
Outra política, que garanta o efectivo acesso à Cultura em todo o território nacional, sem restrições ou condicionamentos geográficos, económicos, sociais ou criativos.
Outra Política para a Cultura
Outra política, que assegure o investimento público necessário e o dever estatal da criação e acompanhamento dos necessários equipamentos e estruturas físicas, humanas e legislativas. Outra política, que assuma tais responsabilidades e possa, verdadeiramente, ser instrumento da construção de uma verdadeira Democracia Cultural, desenvolvendo um Serviço Público de Cultura em todo o território nacional.
A carta completa pode ser lida no site do Público.
Acção de Rua - MANIFESTO EM DEFESA DA CULTURA - Por um Serviço Público de Cultura | Segunda, 05 de Junho | Largo de São Domingos (Lisboa) - Junte-se ao STARQ e às outras plataformas da Cultura.
Se concorda que é precisa uma outra política para a Cultura subscreva individualmente a carta enviando e-mail para emdefesadacultura@gmail.com .
A Direcção
OPPC.jpg
Description: JPEG image