A Doutora Neyde Theml, além de docente que deixa saudades e de sapiente investigadora sobre questões da Grécia Antiga, manteve um relacionamento profícuo e amistoso com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pelo que também por isso sentimos a sua perda. Apresentamos condolências à família e à Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde exerceu o seu magistério.
Tive o privilégio de usufruir da sua amizade e excelente companheirismo (recordarei sempre o seu sorriso e indefetível boa disposição), mormente a partir de 1989, mantendo com ela assídua correspondência, porque Neyde privilegiava a partilha, não perdia uma oportunidade de se fantasiar e de enviar uma mensagem de alegria.
Transcrevo o comunicado oficial a UFRJ:
«A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) manifesta, com profundo pesar, o falecimento da professora Neyde Theml, titular de História Antiga Clássica. A professora tinha 83 anos e faleceu de infecção pulmonar aguda, no sábado (30/11) à noite, no Rio de Janeiro.
Formada pela Faculdade Nacional de Filosofia, em 1966, Neyde concluiu mestrado na UFRJ, em 1979. Em 1993, cursou doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). No ano seguinte, fez pós-doutorado pela École Française d’Athenes, na Grécia. Professora aposentada da UFRJ desde 2004, Neyde costumava receber alunos em seu apartamento, no Leblon, com quem mantinha longas conversas sobre história antiga.
Neyde Theml integrou o corpo docente do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ a partir de 1967. Ao longo de 37 anos, foi diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), chefe do Departamento de História e coordenadora da pós-graduação em História.
O professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Francisco Carlos Teixeira da Silva, lamentou a morte da professora. “Neyde foi minha professora e em momento de grande dificuldade nacional e de grave risco de segurança pessoal, em 1973, me deu apoio e refúgio, evitando, dessa forma, uma ameaça imediata de prisão. Neyde além de professora, foi uma excelente colega, dividindo a direção do IFCS, do Departamento de História e da Pós-graduação de História. Presto aqui minha homenagem a uma mulher de valor e coragem cívica e uma mestra na vida”, escreveu Teixeira da Silva.»
Na sua página do Facebook, onde os gatinhos sempre ocuparam lugar muito especial, escreveram, entre muitos outros alunos:~
«Professora Neyde Theml . Maravilhosa como pessoa, como professora titular do IH/IFCS/UFRJ e como Diretora do IFCS. Me concedeu a oportunidade de ser seu Diretor Adjunto Administrativo. Sempre atenta com ações em benefício de alunos , funcionários e docentes . Aprendi muito com essa ilustre cientista da História Antiga. Aprendi com ela como trabalhar em direção colegiada, pois suas ações sempre eram decididas com o coletivo . Delegava responsabilidades a todos que participaram da sua Direção. Professora Neyde Theml muito obrigado por tudo e tenho certeza que continuará a ser uma grande estrela lá no céu!
Muito triste, uma amiga de grande valor, abriu várias portas de oportunidades para todos nós. Ela está sendo amparada por Deus, tenho certeza.
Que tristeza! Wander, ela valorizou e deu oportunidades a cada um de nós que teve o prazer de trabalhar com ela. Divertida, alegre, amiga, além Professora, assim com maiúscula. Guardo ótimas lembranças do IFCS com ela. Que siga com luz.
À mestre Neyde, com carinho
Ontem à noite faleceu Neyde Theml, professora de história do mundo grego na UFRJ. Neyde foi professora de tantos, orientadora de tantos outros, criadora do Laboratório de História Antiga (LHIA), da revista PHOÎNIX de História Antiga, uma profissional dedicada e entusiasmada, a quem muitos professores de agora devem algo, seja por sua conduta, seu incentivo ou sua inspiração. Eu sou uma dessas que a ela deve. Sou grata por ter feito parte do LHIA na minha formação acadêmica, sou grata pelas conversas, pelas sugestões que ela dava e por poder me inspirar nela. Sou grata também por ter conseguido visitá-la no ano passado. No final daquela tarde agradável ela disse: "Volte sempre!" Bem que eu queria, Neyde querida. Bem que eu queria. Descanse em paz, minha professora! Aqui permaneceremos nos inspirando nos seus passos, e a partir de agora com uma imensa saudade!
Que descanse em paz!
José d’Encarnação
Mensagem anterior por data: [Archport] Workshops do CAL - «Zooarqueologia para Todos: descobrindo o Passado através dos Ossos de animais» | Próxima mensagem por data: [Archport] Falecimento do Professor Victor Gonçalves |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Professora Neyde Them | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Programa Dia Internacional dos Museus - Museu Nacional de Arqueologia |