Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Fwd: Re: Lived Ancient Religion in North Africa

To :   "M. S. Abreu" <msabreu@utad.pt>, archport <archport@ci.uc.pt>, "vsmantas@gmail.com" <vsmantas@gmail.com>, josé d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>, Luisjorge <luisjrg@gmail.com>
Subject :   Re: [Archport] Fwd: Re: Lived Ancient Religion in North Africa
From :   Ana Rosa Cruz <anacruz@ipt.pt>
Date :   Thu, 2 May 2019 08:27:13 +0000

Olá Mila,

 

Para não variar, concordo em género, número e grau.

Acrescento apenas que a DEMOCRACIA se constrói no quotidiano, dando inclusivamente espaço a quem varia da massa encefálica …….

Ana

 

De: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] Em nome de M. S. Abreu
Enviada: quarta-feira, 1 de Maio de 2019 10:30
Para: archport <archport@ci.uc.pt>; vsmantas@gmail.com; josé d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>; Luisjorge <luisjrg@gmail.com>
Assunto: [Archport] Fwd: Re: Lived Ancient Religion in North Africa

 

Caros colegas,

    Sei que estamos a passar por tempos estranhos  mas francamente não posso deixar de comentar a mensagem do Prof. Valetino Gasparini,

    Não sei francamente o que se passa na Espanha em tão pouco presentemente em Itália  mas para a maioria de nós comentar o que é publicado na nossa  ARCHPORT é perfeitamente natural e legitimo pois é uma lista de discussão aliás na sua apresentação está escrito que a lista é"
            "acessível a todos os que queiram debater...." 

    Não é, portanto, um simplesmente portal de anúncios.

     Comentar, não concordar, expressar desagrado são actos  de liberdade. Nós portugueses não nos esquecemos como  era na época da ditadura, como foi a censura ,inclusive no meio académico. Não temos nem saudades nem tão pouco negamos tal época, por isso o que é escrito por esse senhor não pode merecer que a nossa contestação


     O Português é a quinta língua nativa ocidental mais falada do mundo, a sexta nativa e segunda língua, penso que se pode  dizer que divulgar o que se escreve em Português e fazê-lo acessível, por exemplo,  a um crescente público nas Américas e em grandes partes da África (o Português é a língua oficial de  5 países africanos - Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique) é assim "una bella idea".

    Pelo que li parece-me que o colega (colocando tudo na primeira pessoa = "minha escolha"   "meu congresso" ) não deve estar habituado a coordenar eventos internacionais onde normalmente as decisões são tomadas pela comissão cientifica e de  coordenação.*

    Penso que se um mail semelhante tivesse sido escrito a um grupo de colegas em Itália ou noutro pais  ele teria sido recebido também com |"stupore" e repúdio.

    Perante o que foi escrito por esse senhor, que me parecer não partilhar os nossos valores de liberdade cientifica e comportamento civil, venho pedir a todos os colegas portugueses que em solidariedade  com o colega Vasco Mantas e o coordenador desta lista colega José D'Encarnação  não participem na seu congresso.

    O comportamento  deste tipo seja divulgado para que todos possam saber o que se passa nesse tipo supostamente congressos internacionais.

   Não devemos aceitar atitudes racistas e ditatoriais de ninguém.

    Com cordiais saudações a todos

    Mila Simões de Abreu


Ps * Acho que se devia escrever a comissão cientifica que segundo o site e constituída por

Jaime Alvar (Universidad Carlos III de Madrid),
Nicole Belayche (École Pratique des Hautes Études, Paris),
 Lamia Ben Abid (Université de la Manouba),
Nacéra Benseddik (Université d’Alger),
Corinne Bonnet (Université de Toulouse Jean Jaurès),
 Liliane Ennabli (Université Paris IV Sorbonne),
Richard L. Gordon (Universität Erfurt),
Attilio Mastino (Università degli Studi di Sassari),
Sergio Ribichini (Consiglio Nazionale delle Ricerche, Roma),
Jörg Rüpke (Universität Erfurt),
Greg Woolf (Institute of Classical Studies, London).


-------- Forwarded Message --------

Subject:

Re: [Archport] Lived Ancient Religion in North Africa

Date:

Tue, 30 Apr 2019 20:18:20 +0200

From:

Valentino Gasparini <valentino.gasparini@gmail.com>

To:

José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>, archport <archport@ci.uc.pt>, vsmantas@gmail.com

CC:

alvar <jalvar@hum.uc3m.es>, attilio <mastino@uniss.it>

 

Estimado José d’Encarnação,

Estimado Vasco Gil Mantas,

Caros Colegas Portugueses,

Espero que você perdoe o mal português com o qual eu respondo suas mensagens. Não é uma língua que domino.

Li com profunda decepção tanto o primeiro e-mail enviado pelo ArchPort (seguindo meu pedido, com o objetivo de dar visibilidade à conferência que estou prestes a organizar em Madri, em fevereiro próximo) quanto à reação subsequente de Vasco Gil Mantas. 

Quanto a esta última mensagem, só posso comentar que: a) nunca foi minha intenção generalizar chegar à conclusão de que "o português não conta como língua de comunicação" e menos ofender de algum modo o seu sentido de pertencer à honorável tradição da pesquisa do seu país; b) eu sou italiano e francamente essas lutas acadêmicas internas (se houver) entre a Espanha e Portugal não atraem de forma alguma o meu interesse (e isso é mostrado pelo meu perfil internacional)! c) quem se permite comentar publicamente desta maneira em uma iniciativa dessa magnitude, não é de modo algum bem-vindo em meu congresso.

Quanto à primeira mensagem do ArchPort, minha opinião é que: a) um portal de informações deste tipo deve se limitar a relatar e divulgar notícias fielmente, sem comentá-las; b) conseqüentemente, é inaceitável que uma controvérsia seja iniciada em relação às escolhas científicas (e linguísticas) adotadas pelos organizadores do evento; c) aqueles que divulgam esta informação não devem confiar em sua interpretação pessoal (ver comentário: "Embora não explícito, além do francês e do inglês, são aceites também propostas em língua castelhana"), que acaba por ser completamente incorreto, uma vez que até mesmo o espanhol não será aceito como língua oficial (o fato de ter proposto uma tradução em espanhol do CfP foi apenas uma maneira de obter mais visibilidade local). 

O que me leva a uma observação final: minha escolha em aceitar apenas o inglês (a língua oficial da comunicação científica internacional) e o francês (tradicionalmente a língua não-árabe mais comum no norte da África) deve-se ao fato de que os atos do conferência será publicada no que provavelmente podemos considerar a mais prestigiosa editorial do história das religiões do mundo, ou seja, Religions in the Graeco-Roman World (Brill). E nesta série as línguas aceitas são, infelizmente, apenas o inglês e o francês.

Espero que minha resposta seja divulgada publicamente, para não ter que acrescentar aos erros da pessoa encarregada do portal nem mesmo de se tornar um censor! Escusado será dizer que, com a minha mensagem eu solicito explicitamente para ser excluído da lista de discussão ArchPort, o que também me permitirá evitar ser incomodado por e-mail enviado para mim às 2 da manhã (fins de semana incluídos).

Atenciosamente,

Valentino

 

Il giorno mar 30 apr 2019 alle ore 17:07 José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> ha scritto:

         A propósito da reunião científica sobre o tema em epígrafe, programada para 2020 em Madrid, conforme informação veiculada anteontem através deste fórum.

 


De: vasco mantas [mailto:vsmantas@gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 30 de Abril de 2019 13:19

 

Bom dia colegas!

 

 Como o Português não conta como língua de comunicação, como tem acontecido com frequência em encontros académicos em Espanha a solução é não participar!

 

                                                                                        Vasco Gil Mantas

 

José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu no dia domingo, 28/04/2019 à(s) 23:36:

Em anexo, a informação e o pedido de proposta de apresentação de comunicações até ao próximo dia 30 de Junho, que me foram transmitidos por Valentino Gasparini, um dos organizadores do encontro a realizar em Madrid (Fevereiro de 2020).

Embora não explícito, além do francês e do inglês, são aceites também propostas em língua castelhana. O português está, porém, excluído!

 

Sem vírus. www.avast.com


 

--

dr. Valentino Gasparini

 

Universidad Carlos III de Madrid

Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación

Departamento de Humanidades: Historia, Geografía y Arte

Despacho 14.2.32

Calle Madrid, 126 

28903 Getafe (Madrid, España) 

Tel.: +34-680-716292

Web-site:

http://portal.uc3m.es/portal/page/portal/dpto_hum_geo_hist_arte/miembros_pag/Valentino%20Gasparini2

https://uc3m.academia.edu/ValentinoGasparini

https://www.facebook.com/LARNA.Lived.Ancient.Religion.in.North.Africa/

Logo
                                                          Universidad
                                                          Carlos III de
                                                          Madrid

Recently published books:

V. Gasparini, R. Veymiers (eds.), Individuals and Materials in the Greco-Roman Cults of Isis. Agents, Images and Practices. Proceedings of the VIth International Conference of Isis Studies (Erfurt, May 6-8 – Liège, September 23-24 2013), 2 vols. (RGRW 187), Leiden-Boston 2018:




Mensagem anterior por data: [Archport] Prémio de Arqueologia Eduardo da Cunha Serrão Próxima mensagem por data: [Archport] O tema das línguas aceites num congresso
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fwd: Re: Lived Ancient Religion in North Africa Próxima mensagem por assunto: [Archport] Lived Ancient Religion in North Africa (Madrid, 19-21 fevereiro 2020)