Lista archport

Mensagem

[Archport] S. Gião da Nazaré

To :   ARCHPORT <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] S. Gião da Nazaré
From :   Maria de Magalhães Ramalho <mariabaptistaramalho@hotmail.com>
Date :   Mon, 17 Feb 2020 16:48:17 +0000

Diria ainda, já agora, que é uma falta de respeito pelos notáveis e reconhecidos arqueólogos e equipas que se dedicaram  a estudar cientificamente este edifício, edifício este que depois, infelizmente, e ao contrário do previsto, não foi  restaurado logo de seguida muito devido a entraves do Tribunal de Contas e outras burocracias.

Os trabalhos podem também ser consultados no processo existente na DGPC (Arquivo da Arqueologia Portuguesa) sobre a Igreja de S. Gião da Nazaré.  

Deixo aqui os nomes de notáveis investigadores ligados a S. Gião da Nazaré cuja obra de uma vida não deixa margem para dúvidas:
  • Luís Fontes e a sua equipa da Universidade do Minho

Pergunto-me, assim, se não terão mais que fazer as pessoas que se dedicam a baralhar os factos e ocultar dados....

Cumprimentos

Maria Ramalho




De: archport-bounces@ci.uc.pt <archport-bounces@ci.uc.pt> em nome de vasco mantas <vsmantas@gmail.com>
Enviado: segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020 15:47
Para: archport <archport@ci.uc.pt>; histport <histport@uc.pt>
Assunto: [Archport] S. Gião da Nazaré
 
Há dias foram divulgados alguns documentos sobre os problemas arqueológicos e outros, estes muito contemporâneos, em torno da importante ruína visigótica de S. Gião da Nazaré.
 Ora num desses documentos surgiu uma relação incompreensível entre Décimo Júnio Bruto e o edifício em questão, invocando o "Templo de Neptuno" de que falou Frei Bernardo de Brito.
 Ora, parece-me que já vai sendo tempo de deixar de lado estas fantasias humanísticas, compreensíveis nos séculos XVI / XVII, mas pouco adequadas para a arqueologia e história actuais, como já Soromenho sublinhava no prefácio  às "Notícias Arqueológicas de Portugal", de Emil Hubner, em 1871.
Não faria mal ler os trabalhos editados de José d´Encarnação sobre as "invenções" de Resende e Brito (no último número da Biblos, da Faculdade de Letras de Coimbra, ou aproveitar a sessão  desta semana da Academia Portuguesa da História para ouvir falar exactamente sobre esse problema, que afinal continua na ordem do dia.

 Cordiais cumprimentos
                                                          Vasco Gil Mantas




Mensagem anterior por data: [Archport] III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses Próxima mensagem por data: Re: [Archport] S. Gião da Nazaré
Mensagem anterior por assunto: [Archport] S. Gião da Nazaré Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] S. Gião da Nazaré