Museu Arqueológico do Carmo reabre no Dia Mundial da Criança (1 de Junho)
com atividades para as crianças, os jovens, as famílias e todos…
(Lisboa, 22 de Maio de 2020) - Após mais de dois meses de encerramento, o Museu Arqueológico do Carmo (MAC), vai reabrir ao público na próxima 2ª Feira, dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, com entrada gratuita.
Cumprindo todas as normas sanitárias em vigor, e limitando por isso a entrada ao número de visitantes compatível com os diferentes espaços ao ar livre e cobertos, do conjunto monumental em que se insere, o MAC preparou para a data um programa muito especial, onde todos e especialmente as famílias, as crianças e os jovens de todas as idades são muito bem-vindos.
De manhã (11h e 12h) haverá Conversas Intimistas a Céu Aberto, dirigidas a adultos e seniores.
À tarde (15h e 16h), perguntaremos se Já conhece a coleção ao ar livre do MAC? – que tantas curiosidades tem para contar a famílias e onde as crianças serão especialmente bem-vindas.
Ao longo de todo o dia estaremos também à espera de todos os que que queiram participar no concurso de “estórias” - “São a Nossa Inspiração!” - a decorrer até a fim dos mês de Junho. Trata-se de um convite aberto a todos os que tenham boas memórias das Ruínas e do Museu Arqueológico do Carmo e as queiram partilhar seja por escrito, (seja por imagem) ou desenho, seja pela combinação de qualquer destas expressões criativas.
Será também em 1 de Junho apresentado, em sessões contínuas ao longo de todo o dia, o espectáculo imersivo Carmo: 630 anos de História, que constitui uma importante mais-valia da visita ao MAC. Projectado em grande dimensão, no auditório, usando a própria arquitectura do suporte, nele se conta a história da Igreja do Convento do Carmo e da instalação nela da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Museu Arqueológico do Carmo.
Finalmente o MAC informa que, por decisão da Associação dos Arqueólogos Portugueses, entidade associativa sem fins lucrativos, fundada em 1863 e que desde então aí gere o conjunto monumental, tendo logo depois fundado o Museu, todos os profissionais de saúde devidamente credenciados terão entrada gratuita no MAC até ao final do ano corrente. Pretende-se assim exprimir gratidão pelo árduo e bem-sucedido trabalho que estes profissionais têm tido no combate ao coronavírus - Covid19.
Neste regresso à “nova normalidade”, aproveitemos, pois, para retomar o contacto com um dos principais e mais emblemáticos monumentos e museus de Lisboa e de Portugal.
A Direção da Associação dos Arqueólogos Portugueses, em 22 de Maio de 2020.