Lista archport

Mensagem

[Archport] Fwd: Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho?

Subject :   [Archport] Fwd: Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho?
From :   jose sampaio <j.a.sampaio.75@gmail.com>
Date :   Fri, 8 Oct 2021 10:42:17 +0100


Não concordo que o sindicato deva atuar apenas em fase tardia de reinvindicação de direitos. Concordo sim, que deve atuar em fase preventiva. Prevenindo mesmo o recurso a tribunais. 

A lei, como existe atualmente, protege mais as empresas de arqueologia, que não são entidades contratantes, mas sim entidades enquadrantes, que os próprios profissionais de arqueologia. 

A grande maioria dos profissionais de arqueologia não têm qualquer contrato, ou então têm um contrato de prestação de serviços. 

Os profissionais de arqueologia que não estão vinculados por contrato de trabalho, não estão abrangidos pela lei do código de trabalho, pelo que em tribunal é mais difícil obter resultados concretos.

É nesse ponto que insisto que o sindicato tem uma grande oportunidade de atuar em diálogo com os profissionais e com as empresas para realmente conseguir que se faça a diferença e a situação finalmente mude. 

Não é apontar o dedo ou atribuir culpas ao sindicato, é sim o desespero para alguém que tem mais de 20 anos de carreira e continua, ainda como em 2000, a não ver nenhuma melhoria na profissão de arqueologia.

Apesar de tudo, vê-se mais discussão pública neste forum que nas ações promovidas pelo STARQ. Para isso basta fazer uma pesquisa rápida pelo site do STARQ. Denúncias, denúncias, informação pertinente aos associados e simpatizantes, exaltação da CGTP, mas ações junto das empresas e tutela para melhorar as condições de vida dos profissionais de arqueologia, um grande 0.

Cumprimentos.
---------- Forwarded message ---------
De: Rodrigo Carlos <totallynotsatan4@gmail.com>
Date: quinta, 7/10/2021 à(s) 11:48
Subject: [Archport] Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho?
To: <archport@ci.uc.pt>


Concordo em parte com o argumento de que “as pessoas se sindicalizam se virem resultados”, porém penso que não seja assim tão simples de resolver.

Se não houver pessoas suficientes para fazerem a diferença dentro do sindicato, logicamente que não vão existir resultados por parte do sindicato.

Não nos podemos esquecer, também, de que as pessoas que trabalham no sindicato não vivem para o sindicato e têm trabalho, têm família e têm outras prioridades para além do mesmo. De qualquer forma, o sindicato ao longo da sua existência tem vindo a conseguir bastantes vitórias, inclusive no que toca na defesa de trabalhadores em tribunal.

Penso que um dos maiores erros do sindicato é a forma de como passa estas informações. Acabam por ficar “escondidas”, logicamente que não de propósito, e não chegam às pessoas, acabando por existirem correntes de desinformação quase por toda a comunidade laboral e até mesmo dentro das próprias universidades. Julgo que está na hora do sindicato trabalhar mais na sua imagem.

Apesar de tudo, o sindicato é uma ótima ferramenta que existe para se atingir um objetivo específico. 

Penso que a mudança da realidade laboral passa por todos e não me parece ser nada construtivo estar aqui a apontar dedos e a tentar descobrir de quem é a culpa, até porque normalmente costuma-se dizer que quem não vota não tem direito a queixar-se. 


Rodrigo Carlos

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Fwd: Fwd: Fwd: Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho? Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Fwd: Fwd: Fwd: Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho?
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho? Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Fwd: Seria assim tão difícil as empresas se juntarem por melhores condições de trabalho?