Lista archport

Mensagem

[Archport] Fwd: MNA DIGITAL Novembro 2021

To :   Archport <Archport@ci.uc.pt>, histport <histport@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fwd: MNA DIGITAL Novembro 2021
From :   Filomena Barata <barata.filomena@gmail.com>
Date :   Tue, 2 Nov 2021 12:13:01 +0000



MNA DIGITAL Novembro 2021
MNA Digital: Boletim n.º 86
Problemas a visualizar?
Veja este e-mail no seu browser
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
YouTube
YouTube
Website
Website
Email
Email
Exposição Internacional
"Ídolos. Olhares Milenares" no MNA
Ídolos. Olhares Milenares - um balanço
Lisboa 9 de abril a 17 de outubro 2021 



 
A exposição Ídolos. Miradas Milenarias organizada pela Fundação C.V. MARQ em colaboração com o Museu Arqueológico Regional de Madrid, inaugurou originariamente no Museu Arqueológico de Alicante no início de 2020, e abriu ao público, no dia 28 de Julho de 2020, no Museu Arqueológico Regional de Madrid, em Alcalá de Henares, onde esteve patente até 10 de janeiro de 2021.
No MNA, a exposição, inaugurada a 9 de abril, encerrou ao público no dia 17 de outubro.
Apresentava ao público um conjunto de 270 bens culturais produzidos pelas comunidades agro-pastoris do 4º e 3º milénios a.C. no Centro/Sul da Península Ibérica. 

Além dos 155 bens arqueológicos pertencentes a 16 Museus espanhóis, e um colecionador privado, em Portugal, a exposição conta com mais 115 bens – sendo 75 pertencentes às coleções do MNA (21 deles classificados como Bens de Interesse Nacional/”Tesouros Nacionais”), e os restantes de outras 10 instituições da Administração Central, Regional e Local, representando o património arqueológico de 35 municípios portugueses distribuídos por 10 distritos.

Da importância desta exposição tem havido eco televisivo, radiofónico e da imprensa nacional (AquiAqui AquiAqui e Aqui) e espanhola (Aqui e Aqui).

Em seu torno, o MNA realizou um conjunto de iniciativas, de que destacamos as oficinas e as visitas temáticas para alunos universitários e para o público em geral, no âmbito do Dia e Noite dos Museus e das Jornadas Europeias de Arqueologia, algumas das quais dinamizadas pelos respetivos docentes.

Realizou-se ainda  uma exposição «Diálogos a Propósito da Exposição Internacional Ídolos. Olhares Milenares» que deu a conhecer um conjunto de trabalhos artísticos elaborados pelos alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), orientados pela Professora Guida Casella. Inspirados nos 270 bens culturais que se apresentam na exposição, foram elaborados em diálogo com os alunos de Arqueologia orientados pela Professora Ana Catarina Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.





No decorrer das cerimónias de encerramento, realizou-se, no dia 16 de outubro,  no Museu Arqueológico do Carmo, o colóquio "Ídolos. Olhares Milenares".


No dia 17, foi feita a apresentação pública do catálogo "Ídolos. Olhares Milenares. O Estado da Arte em Portugal", uma edição da Imprensa Nacional e do Museu Nacional de Arqueologia, bem como a última visita à exposição, conduzida pela Professora Primitiva Bueno Ramírez, com Jorge A. Soler Díaz, Comissária Cientifica desta bela exposição que agora terminou.







1 – No Museu Arqueológico do Carmo/Associação dos Arqueólogos Portugueses. Da esquerda para a direita: Andrea Martins, da Direcção da AAP e da UNIARQ/FL-UL, Primitiva Bueno Ramírez, José Morais Arnaud, Presidente da Direcção AAP, Mariana Diniz, da Direcção da AAP e da UNIARQ/FL-UL e António Carvalho, Diretor do MNA.
2 – No Museu Nacional de Arqueologia. Da esquerda para a direita: Primitiva Bueno Ramírez, comissária científica da exposição, António Carvalho, diretor do MNA e Teresa Ximénez, diretora técnica da exposição.
3 – Última à exposição "Ídolos. Olhares Milenares" pela Professora Primitiva Bueno Ramírez, comissária científica com Jorge A. Soler Díaz.



O MNA em parceria com os autores de textos no catálogo, irá promover um conjunto de sessões de apresentação do livro nas Universidades a que pertencem. O convite será estendido a todas as Universidades portuguesas onde se ministra o ensino de Arqueologia. Ainda no próximo dia 4 de novembro, na Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo - Sala dos Docentes, será apresentado o catálogo da exposição, e serão oradores António Carvalho, Diretor do MNA, Leonor Rocha, Diretora do Departamento de História da Universidade de Évora e Jorge de Oliveira, do Departamento de História da mesma Universidade. 


 
 


No topo - Exposição Ídolos. Olhares Milenares. Fotografia José Paulo Ruas.
 
Exposições Permanentes
Tesouros da Arqueologia Portuguesa
 
Coleção de ourivesaria arcaica constituída por cerca de 1.500 peças, fruto de aquisições e recolhas avulsas, das quais 600 se encontram expostas. Da coleção de joalharia antiga destaca-se um conjunto de ourivesaria Pré e Proto-histórica, um dos mais importantes em toda a Europa. Este conjunto contribui decisivamente para que o MNA seja o museu nacional com o maior número de bens classificados como "Bens de Interesse Nacional" (Tesouros Nacionais).

 
Antiguidades Egípcias
 
Coleção constituída por 586 peças das quais 309 se encontram ex-postas.
É a mais numerosa colecção exis-tente em Portugal e foi reunida por José Leite de Vasconcellos e pela família real, tendo sido também significativas, entre outras, as doa-ções da família Palmela, Bustorff Silva e Barros e Sá. 

 

Joias de Silves na Sala dos Tesouros da Arqueologia Portuguesa

 
 
Foram depositadas duas joias provenientes das escavações arqueológicas coordenadas por  Rosa Varela Gomes, no Castelo de Silves. Esses trabalhos ajudaram a cara-terizar Silves do período Islâmico, de 1191 a 1248, como um núcleo urbano, fortificado na sua quase totalidade e hierarquicamente organizado entre alcáçova, medina e arrabaldes.
Aqui

Os bens foram integrados na exposição Tesouros da Arqueologia Portuguesa.



 







Este conjunto encontra-se datado da 2ª metade do século XII ou inícios do século XIII, balizando-se temporalmente entre o final do II Reino Taifa de Silves (1151) e a subsequente oscilação da posse desse território entre as tropas muçulmanas de almóadas e cristãs de portugueses (con-quistas de Sancho I e Afonso III).

A conta em filigrana de ouro (Q554/C2-1) provém da área palatina da alcáçova e a arrecada com pendente decorado com a letra M, de prata dourada com duas contas de coral, encimado por coroa, é proveniente da área da al-cáçova, no interior do sistema amuralhado.
Exposições Temporárias
Religiões da Lusitânia. 
Loquuntur Saxa


Retomando um tema e uma perspetiva de estudo muito cara a José Leite de Vasconcellos, apresenta-se esta exposição que convida a conhecer duas tradições religiosas, Hispania Aeterna e Roma Aeterna, que se mesclam por força da Pax Romana, e que foram estudadas de forma exaustiva pelo eminente investigador e fundador do museu.


Taça de Tróia em exposição no MNA - Sala dos Tesouros da Arqueologia Portuguesa
 
 
Está exposta ao público no MNA, na Sala dos Tesouros da Arqueologia Portuguesa.
 
A peça foi apresentada ao público no dia 13 de dezembro de 2018, no Museu Nacional de Arqueologia, por ocasião da celebração do 125º aniversário do Museu.  
A taça integra as coleções da Fundação da Casa de Bragança.
 
 







A investigação científica realiz-ada por Maria Teresa Cae-tano possibilitou a recons-tituição da história deste objeto, desde a sua descoberta em Tróia à sua integração na coleção de D. Fernando II. Aqui 

Relembramos que a história desta taça e o seu feliz reencontro foi alvo de publicação especializada e de um artigo na National Geogra-phic.
Exposições virtuais - Google Arts and Culture

 
Conheça um pouco melhor as coleções do MNA e visi-te virtualmente algumas das exposições que propomos aqui.

Março de 2019 - foi publicada a exposição dedicada ao Naufrágio do San Pedro de Al-cantara1786 e, em dezem-bro do mesmo ano, a exposição sobre O Mosaico das Musas.
 
Abril de 2020 - foi publicada a  exposição Lisbon Mummy Project, com a colaboração de Carlos Prates/IMI-ARTE. 



24 de fevereiro de 2021 - foi lançada a exposição Heróis, Gigantes e Monstros: Mitologia Grega nos Museus Portugue-ses, com a colaboração do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras de Lisboa.

18 de Maio de 2021 - foi lançada uma nova exposição, dedicada a essa efeméride, sob o título Novo Olhar sobre o MNA
Plataforma ZOOMGUIDE




A Zoomguide, uma startup Portuguesa fundada em 2020, que desenvolve tecnologia baseada em inteligência artificial e multimédia para complementar e valorizar a experiência de visita a espaços de cariz cultural, histórico e turístico, foi reconhecida pelo World Summit Awards 2021 como a melhor solução digital em Portugal na área da Cultura e Turismo.
 




Visando uma maior aces-siilidade aos seus conteú-dos,  surgiu a proposta da start-up ZOOMGUIDE – vencedora da 4.ª edição do Tourism Explorers (2020), uma iniciativa da responsabilidade do Turismo de Portugal e da Fábrica de Start-ups, no seguimento do programa Fostering Innovation in Tourism (FIT).
Permite a qualquer pessoa portadora de telemóvel an-droide, iphone, ou tablet, fotografar bens e receber no seu aparelho informações que são disponibilizadas via áudio, mas também através de uma imagem de texto e foto/s que podem ser guardados e partilhados nas redes sociais.
De entre os 300 bens expostos na mostra Religiões da Lusitânia – Loquuntur Saxa, inaugurada em 2002, foram selecionados 40.

Serviços do MNA
Serviço de Inventário e Coleções 
                                                                                                                                      









Para melhor conhecer, veja Aqui.
 
O Serviço de Inventário e Coleções do MNA tem como missão e objetivos:
 
  • Proceder ao Inventário Sistemático do seu acer-vo.
  • Documentar os acervos através da investigação das suas fontes primárias.
  • Proceder ao correto acon-dicionamento das cole-ções em reserva.
  • Cumprir o Plano de Conservação Preventiva do Museu.
  • Disponibilizar informação digitalizada através do Programa MatrizNet.
Biblioteca
 

Poderá consultar Aqui
Contato:
CristinaCoito@mnarqueologia.dgpc.pt

A biblioteca do Museu Nacional de Arqueologia é uma das mais importantes e mais antigas bibliotecas portuguesas (instituída pelo decreto de 24 de dezembro de 1901) especializadas em Arqueologia, possuindo igual-mente um acervo significativo na área da Etnografia e da Museologia.
Arquivo Histórico Digital
 




O MNA encontra-se a trabalhar, em diálogo com a comunidade científica, no sentido de serem disponibilizados novos núcleos documentais, sendo.a digitalização do Arquivo Histórico do Museu  uma prioridade estratégica desta Instituição.
 

O Arquivo Histórico do Museu Nacional de Arqueologia contempla vários fundos documentais, como os arquivos pessoais dos primeiros diretores, que incluem a sua correspondência e manuscritos relacionados com a sua atividade profissional, estando parcialmente disponibilizado ao público o epistolário de José Leite de Vasconcelos e os “cadernos de campo” de Ma-nuel Heleno.
 
Destaca-se ainda o arquivo de Sebastião Estácio da Veiga, e de antigos funcionários, para além do arquivo do Instituto Português de Arqueologia História e Etnografia e algumas doações.


Pode ser consultado. Aqui 
 
Contato: 
CristinaCoito@mnarqueologia.dgpc.pt
 
Arquivo Gráfico e Fotográfico



 

Colar em ouro.
N.º de Inventário:
Au 189
Idade do Bronze Final 
Herdade do Álamo.
Aqui
Desenho 19
Francisco Valença
Tinta da China sobre papel
20,5 x 15,5 cm

 
 
Organizado em álbuns de cada desenhador, inclui repre-sentações de peças e de sítios arqueológicos e até de am-bientes histórico-etnográficos, sem esquecer algumas belas caricaturas de imprensa, no-meadamente as que saíram no “Sempre Fixe”. Isto para além do uso mais comum na revista científica do Museu, “O Ar-queólogo Português”. 

O Arquivo de Desenhos do Museu Nacional de Arqueologia contempla obras de grandes desenhadores que fizeram do MNA “a sua casa”: Guilherme Gameiro, Francisco Valença, João Saavedra Machado, Dario de Sousa e Helena Figueiredo, existindo também na sua coleção desenhos de peças de outras entidades, bem como de investigadores que aqui trabalharam. 
Serviço Educativo e de Extensão Cultural


Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Crónica a propósito de memórias e mais quê? || Opinião patrimonio.pt Próxima mensagem por data: [Archport] Webinar | 04 novembro 2021
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fwd: MNA DIGITAL Novembro 2020 Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fwd: MNA DIGITAL Outubro 2019