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1ª Reitoria da Igreja de S.
João Baptista, Urbanização da Quinta da Portela em Coimbra 15 de Maio 2010: Missa com a associação Acapo A Acapo é a associação dos cegos e amblíopes de Portugal. Tem sede
regional em Coimbra. Propuseram-nos realizar uma missa dirigida a todos, mas com a
particularidade de ser às escuras. Gostariam, assim, de convidar a todos os que vêem para que,
durante algum tempo, possam experimentar o que é viver cego. A Eucaristia será,
no entanto, como sempre, a celebração do memorial da morte e ressurreição de Nosso
Senhor Jesus Cristo, que morrendo nos libertou a todos da escuridão da
morte e ressuscitando nos deu a luz interior da vida. Para todos, será o convite a vivermos
desta Luz que quer iluminar todos os homens, quer sejam cegos do corpo ou
normovisuais. 2ª |
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Exposição “Insectos em Ordem” (20 de
Maio) e Exposição “Linces, Lobos e Águias-reais” (28 de Outubro). |
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1º Ciclo das Conferencias da Biodiversidade, de
Abril a Junho e 2º Ciclo de Setembro a Novembro.
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6ª
A Microsoft vai lançar um guia para professores e educadores aprenderem
a adaptar os computadores para crianças com necessidades especiais de acessibilidade.
O manual foi apresentado ontem, no Encontro Nacional das Associações de Pais,
em Évora.
Muitas destas funcionalidades já estão presentes no sistema operativo Windows,
lembrou ao PÚBLICO a responsável pela área da educação na empresa, Adelaide
Franco, mas muitas pessoas não as conhecem. O manual, que já foi lançado nos
EUA há algumas semanas, foi adaptado e estará disponível por download, mas a Microsoft vai também
discutir com o Ministério da Educação outras possibilidades de distribuição.
A Microsoft tem ainda quase concluído um jogo didáctico desenvolvido em
parceria com a associação Diferenças, especializada em crianças com
necessidades educativas especiais. "A tecnologia dos jogos é um dos meios
mais eficazes [na aprendizagem]", explicou Miguel Sales Dias, também da
Microsoft.
Em parceria com outras empresas e com as Universidades do Porto e de Aveiro, a
Microsoft está ainda a desenvolver tecnologia para facilitar o uso de
computadores por pessoas com problemas de mobilidade, por idosos e por
crianças. A iniciativa, chamada Living Usability Lab, integra soluções de
reconhecimento de fala - "estamos a fazer as primeiras experiências de
português falado para interagir com o Twitter", refere o responsável - e
de gestos. Outro dos objectivos é a monitorização da localização e dos sinais
vitais das pessoas dentro de casa e até a criação de um assistente pessoal
digital. Os primeiros protótipos devem estar prontos "em Junho ou
Julho".
João Pedro Pereira
7ª
Cientistas descobrem organização de dicionário
do cérebro
15 de abril de 2010 por Diário IOL
Está aberto o caminho para tratar doenças como o autismo. Cientistas da
Universidade de Carnegie Mellon (Estados Unidos), parceira de nove instituições
portuguesas, descobriram «como está organizado o dicionário do cérebro», de
acordo com investigadores citados pela Lusa.
O trabalho foi desenvolvido pelos neurocientistas Marcel Just e Vladimir
Cherkassky e os cientistas informáticos Tom Mitchell e Sandesh Aryal, da
Universidade de Carnegie Mellon. Nesta Universidade trabalha desde Janeiro o
português Jaime Cardoso, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Esta investigação determinou como é que o cérebro organiza representações de
substantivos, combinando imagens cerebrais e técnicas de aprendizagem mecânica.
«Descobrimos como é que o dicionário do cérebro está organizado», explica
Marcel Just, professor de Psicologia, num comunicado do programa Carnegie
Mellon Portugal.
Just acrescenta que o cérebro não faz apenas uma «ordem alfabética ou segundo
cores e tamanhos»: «Fá-lo através de três características básicas», explica.
Os três códigos ou características são a relação física com o objecto,
associação com o acto de comer e ideia de abrigo, explica o comunicado.
Estes factores, cada um deles codificado entre três a cinco áreas diferentes do
cérebro, foram descobertos através de um algoritmo, que procurou pontos comuns
entre as áreas cerebrais dos participantes, que respondiam a 60 substantivos
sobre objectos físicos.
A palavra «apartamento», por exemplo, provocou alta activação nas cinco áreas
que codificam palavras relacionadas com «abrigo».
Os investigadores conseguiram ainda prever onde se daria a activação cerebral
mediante um substantivo apresentado aos participantes e que o significado dos
substantivos é codificado de forma similar entre os participantes.
Os significados de certos conceitos estão, por vezes, distorcidos nas doenças
psiquiátricas e neurológicas. Estas novas técnicas podem, por isso, permitir a
medição dessas alterações e contrariá-las, como no caso de um autista, que pode
ter uma codificação mais fraca na área do contacto social.
«Nós ensinamos a mente, mas estamos a moldar o cérebro, e agora podemos testar
o cérebro sobre o quão bem aprendeu um conceito», conclui Marcel Just.
A experiência integra o Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela
Fundação para a Ciência e a Tecnologia e iniciado em Outubro de 2006, no âmbito
do programa de intercâmbio de professores.
A iniciativa abrange mais de 160 estudantes portugueses e estrangeiros de
mestrado profissional e de doutoramento, incluindo 10 projectos de
investigação.
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