Lista atped

Mensagem

[Atped] Os Benefícios do Iogurte

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Os Benefícios do Iogurte
From :   "isabel reis" <isabelre@ci.uc.pt>
Date :   Tue, 27 Jul 2010 16:28:25 +0100

Os Benefícios do Iogurte

O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes que possuímos no nosso quotidiano. Para o seu dia a dia ou para uma saudável dieta, o Iogurte deve marcar a sua presença.

O Iogurte é um alimento lácteo fresco que resulta da acção fermentativa das bactérias lácteas, com ou sem o acrescento de outros produtos lácteos. Os Iogurtes oferecem já uma enorme variedade ao nível dos sabores, dos acompanhamentos, composição nutricional, consistência e dos pontos de relacionados com dietas, que nunca esquecem a vertente nutricional.

Muitas pessoas julgam que consumir Iogurtes não é importante, mas o que é certo é que esta ideia está totalmente errada. Os adultos devem consumir cerca de 4 Iogurtes por dia, enquanto que para as pessoas com idade superior a 65 anos o indicado é 5 Iogurtes diários. Todavia, para as adolescente e grávidas recomenda-se 6 Iogurtes, enquanto que para as recentes mamãs o ideal é 8 Iogurtes, que é o equivalente a um litro diário.

O Iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que significa que actua muito bem na prevenção da diarreia. Assim, e não só por causa do seu forte contributo nutricional, a ingestão do Iogurte é também eficaz na redução do período de diarreia devido à mal absorção de lactose e da modulação do sistema imunitário.

O Iogurte é também muito rico em cálcio, não só em quantidade como também ao nível da disposição como nos é apresentado. A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, e o Iogurte pode proporcionar esse consumo de maneira muito facilitada. A osteoporose pode ficar assim prevenida, bem como a redução de risco de doenças crónicas, hipertensão arterial ou cancros no cólon e recto.

O Iogurte possibilita a transmissão de várias vitaminas: a A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico e ácido fólico. Este alimento é igualmente rico em minerais e permite também ingerir cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo. Contudo, o mineral mais habitual, e em maiores quantidades no Iogurte, é o cálcio. É a partir da notável presença do cálcio que o Iogurte assume a sua clara importância.

Para além de todos estes benefícios não se pode também esquecer o preço deste alimento. O Iogurte apresenta uma despesa muito razoável, e as suas vantagens de armazenamento e arrumação são evidentes. É fácil ser preparado, armazenado, ser adquirido não implica gastos excessivos e é também de fácil consumo. A única coisa que o Iogurte lhe pode exigir é um simples frigorífico para se manter conservado, e nada mais do que isso.

Como deve ter tido hipótese para comprovar, os benefícios do iogurte são mais que muitos, demonstrando bons argumentos alimentares e nutricionais para ser consumido. Saiba que no mercado existe uma enorme variedade destes produtos, e que certamente algum tem que ir de encontro às suas exigências e gostos. Agora que já conheceu as componentes do Iogurte, resta ir prová-lo e devorá-lo com prazer.

 

Artigo da revista “Mulher Portuguesa”

 

Isabel Maria Paiva dos Reis

Assistente Técnico

Universidade de Coimbra • Administração

Departamento Académico • Divisão Técnico-Pedagógica

Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes

Palácio dos Grilos • Rua da Ilha | 3000-214 COIMBRA • PORTUGAL

Tel.: +351 239 857 000 | Fax: +351 239 857 012

E-mail: atped@dtp.uc.pt

www.uc.pt/depacad/atped | www.uc.pt/administracao

 

Este e-mail pretende ser amigo do ambiente. Pondere antes de o imprimir!

A Universidade de Coimbra dá preferência a produtos e serviços com menor impacto ambiental.

 


Mensagem anterior por data: [Atped] Ciência desvenda sensibilidade olfativa dos cegos Próxima mensagem por data: [Atped] Dinamização da mailinglist de Agosto/2010
Mensagem anterior por assunto: [Atped] organizações pedem alteração da lei eleitoral Próxima mensagem por assunto: [Atped] Paraplégico consegue manter se de pé e andar - Expresso.pt