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[Atped] Inclusão na Universidade de Coimbra: um percurso com 20 anos | Casting pra pivot da UCV

To :   <atped@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Atped] Inclusão na Universidade de Coimbra: um percurso com 20 anos | Casting pra pivot da UCV
From :   "isabel reis" <isabelre@ci.uc.pt>
Date :   Thu, 30 Sep 2010 08:33:06 +0100

Temas e Debates da UC

Inclusão na Universidade de Coimbra: um percurso com 20 anos

Setembro! Para uns o fim das férias…, para outros um momento decisivo nas suas vidas, o do ingresso no Ensino Superior.

Após doze anos de estudo, uma nova etapa se inicia, para uns é uma mudança de estabelecimento e de nível de ensino, mas, para outros é uma mudança de vida, pela primeira vez vão viver longe das suas famílias, dos seus amigos, dos seus espaços de referência, muitos, por razões diferenciadas, vão sentir necessidade de apoio na sua integração para se sentirem incluídos nesta instituição que os acolhe.

Durante uma semana os jovens estudantes colocados na Universidade de Coimbra aguardavam, muitos acompanhados pelos seus familiares, pela sua vez para efectuarem a sua matrícula e ao longo da semana em que escrevo estas palavras, da janela do meu gabinete vejo e ouço, e de que maneira ouço, os doutores e os caloiros numa acção de praxe, integradora destes últimos.

E é também de inclusão que a Newsletter da Universidade me sugere que fale, que escreva, de integração e inclusão dos estudantes com deficiência/ necessidades educativas especiais (NEEs).

Falar de inclusão e particularmente falar de inclusão de pessoas com deficiência/ necessidades educativas especiais na Universidade de Coimbra leva-me a falar de um percurso de 20 anos, iniciado pela capacidade organizativa/reivindicativa dos próprios estudantes com deficiência, especialmente dos estudantes com deficiência visual que encontraram, nos então responsáveis da Administração, a sensibilidade inclusiva que esteve na base da criação do serviço que hoje se designa de Apoio Técnico-Pedagógico ao Estudante com Deficiência (ATPED) e que se enquadra na Divisão Técnico-Pedagógica do Departamento Académico.

A matriz de criação e desenvolvimento deste serviço foram as necessidades educativas especiais decorrentes da deficiência visual, mas ao longo do percurso a situação foi-se alterando e o apoio foi-se estendendo aos estudantes com deficiência física e ou sensorial e, progressivamente, a outros estudantes com necessidades educativas especiais resultantes de doença orgânica incapacitante, de doença do foro psiquiátrico, de doenças graves limitativas das normais funções associadas a tratamentos agressivos.

As funções deste serviço estruturam-se em torno da avaliação das NEEs apresentadas pelo estudante e do respectivo impacto no seu processo de aprendizagem e globalmente no seu percurso académico, do acompanhamento técnico e personalizado, através da negociação e implementação de medidas que promovam as condições para a igualdade de oportunidade de sucesso ao longo do curso, de produção/disponibilização de materiais didácticos em formato alternativo ao livro convencional, de dinamização de um centro de documentação destes formatos, de formação dos estudantes com deficiência visual em novas tecnologias de informação.

O acompanhamento, inicia-se a partir de uma entrevista de acolhimento e informação em que cada caso é avaliado e em que são definidas as medidas a implementar. Para garantir o sucesso deste processo o ATPED desenvolve uma acção de interface com os órgãos de gestão das Unidades Orgânicas e respectivos serviços, um acompanhamento sistemático junto dos docentes destes estudantes e uma monitorização e avaliação das medidas aplicadas.

Relativamente à deficiência visual o ATPED sempre se confrontou com uma forte diversidade: estudantes com cegueira total, uns com vivência dessa deficiência, outros que se confrontam ao longo do curso com a perda de visão; estudantes com baixa visão, uns com amblíopia grave, outros com amblíopia moderada, o que exige a disponibilização de documentação acessível, e nesse sentido foi criado um centro de produção de materiais didácticos em formato alternativo ao livro convencional, em Braille, suporte papel ou digital e com caracteres ampliados.

Em parceria com outras Instituições de Ensino Superior a Divisão Técnico-Pedagógica/ Apoio Técnico- Pedagógico de Apoio ao Estudante com Deficiência, em cooperação com o Serviço Integrado das Bibliotecas – SIBUC, dinamizam a Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), uma biblioteca com conteúdos acessíveis on-line, resultante da articulação de três áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação, à qual os estudantes com deficiência visual, devidamente autenticados, têm acesso ao texto integral acessível.

De modo a corresponder às necessidades dos estudantes com NEEs o ATPED dispõe de um posto de acesso para deficientes visuais, cegos e com baixa visão, com softwares específicos para leitura e escrita em Braille, equipamento para deficientes motores: teclado inteligente, braço articulado, virador de página, manípulo e simulador de rato.

O desenvolvimento das tecnologias informáticas, o acesso ao correio electrónico, a bases de dados, a bibliotecas virtuais, a uma grande e diversificada oferta de software, exige a capacidade de manusear os computadores, tornando-se a capacidade de com eles trabalhar imprescindível no processo ensino/aprendizagem. Para as pessoas com deficiência visual, a utilização dos computadores permite-lhes a realização autónoma das tarefas que, de outro modo, seriam impossíveis ou pelo menos difíceis de realizar. Para este público o acesso à informática exige o domínio de ferramentas específicas - leitor de ecrã, terminais de voz -, pelo que o ATPED ministra formação, estruturada em módulos gerais – Windows, Word, Excel...; e em módulos específicos – leitor de ecrã, terminais Braille ou computadores adaptados.

Para corresponder a esta necessidade é ministrada formação certificada, em aulas individuais, de modo a garantir a aquisição de conhecimentos informáticos que garantam a realização autónoma de actividades em contexto escolar, social.

São também leccionados cursos de Braille extensíveis a toda a comunidade universitária.

E porque os estudantes com necessidades educativas especiais são cidadãos com direito de fruir da produção cultural e científica da Universidade de Coimbra articulamo-nos com estruturas da Universidade organizando e adaptando actividades de modo a que qualquer um tenha idênticas possibilidades de as consumir.

Revendo-nos no que foi feito, estamos conscientes do muito que, nesta matéria, temos ainda para fazer, a formação humanística e a responsabilidade/compromisso social da Universidade de Coimbra exige-nos, exige de cada um de nós uma abertura e uma aceitação do diferente, seja qual for a origem dessa diferença.

Àqueles que ao lerem estas palavras entendam necessitar deste apoio, ou conheçam quem dele necessite procurem o ATPED no edifício S. Jerónimo, no largo D. Dinis, nós estamos à vossa espera.

Ana Cristina Abreu
Chefe de Divisão Técnico-Pedagógica da Universidade de Coimbra

 

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Abertura Solene das Aulas transmitida em directo na página Web da Universidade de Coimbra

A Cerimónia de Abertura Solene das Aulas foi transmitida em directo através da Internet, numa emissão experimental da UCV, a Televisão Web da Universidade de Coimbra. “Quer mesmo ser a cara da Universidade?” É o desafio que está a ser lançado a quem quiser ser pivot da UCV. Estão abertas as inscrições para o casting que decorrerá a 12 de Outubro.

Inscrições: http://www.uc.pt/informacaopara/estudantes/temp/cara_da_ucoimbra

 

 

Isabel Maria Paiva dos Reis

Assistente Técnico

Universidade de Coimbra • Administração

Departamento Académico • Divisão Técnico-Pedagógica

Apoio Técnico-Pedagógico a Estudantes Deficientes

Tel.: +351 239 857 000 | Ext. 389

 

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