1ª
Miopia: Esperança na genética
Gene
RASGRF1 implicado no desenvolvimento da doença
Miopia impede de ver nitidamente ao longe Duas equipas internacionais, uma sediada em Londres e outra em
Roterdão, publicaram recentemente um estudo, na Nature
Genetics, sobre a identificação do gene do cromossoma 15 – o RASGRF1 –,
implicado no desenvolvimento da miopia forte. Os cientistas têm esperança de
conseguir a longo termo que esta novidade venha abrir portas para criar novos
medicamentos ou terapias genéticas que travem o seu desenvolvimento. Com
o progresso da investigação genética poderá prevenir-se o desenvolvimento da
doença daqui por dez anos, segundo estimam os investigadores. O gene RASGRF1 já
era conhecido por influenciar as células nervosas da retina. Os especialistas
acordam que não apenas um, mas sim vários genes intervêm no desenvolvimento da
miopia. (In “Ciência Hoje”) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 2ª
(In
“Educare”, por
Adriana Campos Licenciada
em Psicologia, pela Universidade do Porto, na área de Consulta Psicológica de
Jovens e Adultos, e mestre ------------------------------------------------------------------------------------------------- 3ª “SER (IN)DIFERENTE - A deficiência na sociedade A Associação Famalicense de Prevenção e
Apoio à Deficiência e
a Câmara Municipal
de Vila Nova de Famalicão irão realizar, no dia 9 de Outubro de 2010,
as 2as Jornadas da Deficiência “SER
(IN)DIFERENTE – A deficiência na sociedade” que terá lugar na
Casa das Artes – Vila Nova de Famalicão. Objectivo: ·
Sensibilizar
a comunidade para a temática da deficiência mental em jovens e adultos,
assim como discutir temas actuais que preocupam os pais e profissionais ligados
à área da deficiência. ·
Serão
abordados temas como: Direitos do Cidadão Portador de Deficiência, a
Sexualidade na Deficiência, Escolaridade – Ensino e Aprendizagem e Transição
para a Idade Adulta. ·
Pretende-se
assim explorar e responder a novos desafios e partilhar experiências entre
profissionais e investigadores que possam contribuir para a divulgação de
boas práticas de intervenção junto de pessoas com Deficiência Mental. Público alvo: Familiares de pessoas com deficiência, Profissionais
de Saúde, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Inserção Laboral, Assistentes
Sociais, Sociólogos, Psicólogos, Educadores de Infância, Professores,
Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Animadores
Socio-Culturais e outros interessados. Temas abordados: ·
Direitos
do cidadão portador de deficiência ·
Sexualidade
na deficiência ·
Escolaridade
– ensino e aprendizagem ·
Transição
para idade adulta Inscrição: ·
20
euros – público em geral ·
10
euros – sócios da AFPAD, estudantes e desempregados Formas de inscrição: ·
Directamente
na secretaria da sede da AFPAD
·
Correio
(morada da sede da AFPAD) ·
E-mail: jornadas@afpad.org (In
Contifor) -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4ª DICIONÁRIO DE LÍNGUA GESTUAL DESVENDA MUNDO AOS SURDOS É lançado, hoje, terça-feira, pela Porto Editora, o primeiro
dicionário de Língua Gestual Portuguesa (LGP). O local escolhido para a
apresentação é a EB 2/3 de Paranhos, no Porto – parte de um agrupamento de
referência com quase uma centena de alunos surdos da região Norte. A visita de jornalistas à escola onde alunos, do 5º ao 9º ano,
finalmente tiveram uma oportunidade de sair do silêncio profundo do isolamento,
conviver com outros semelhantes e aprender como os meninos ouvintes, causa uma
excitação mais perceptível do que quaisquer interjeições de entusiasmo no
pavilhão do lado. A expressividade é natural para quem comunica com as mãos, que
tudo querem saber e que nos buscam os olhos, freneticamente. “Qual é o teu nome
gestual?”, pergunta-nos o João, traduzido pelo professor que, para eles, é o “C
barbudo” (Carlos Afonso). A professora “Sardas” (Olinda) explica-lhes que não
temos tal nome e que não sabemos comunicar E a falha foi também de todo um sistema que, até ao recente
decreto lei nº 3/2008, não reconhecia a LGP como língua materna destas
crianças, tendo-as deixado à mercê da boa vontade (ou não) dos professores do
ensino normal, geralmente com maus resultados. A LGP desenvolveu-se na
“clandestinidade”, entre grupos restritos de surdos, sem qualquer forma de
poder ser fixada, uniformizada, padronizada. A importância de um dicionário de Língua Gestual Portuguesa,
segundo Carlos Afonso, coordenador da Educação Especial no agrupamento de
Escolas Eugénio de Andrade (Paranhos, Porto), reside nesse carácter de registo
duradouro, “das palavras e da gramática gestual, capaz de apoiar professores e
alunos, sendo uma ferramenta” também de referência, doravante, para a educação
bílingue. A autora, Ana Bela Baltazar, intérprete de LGP há vários anos e
conhecida também pela tradução da “Praça da Alegria”, diariamente, na RTP,
sabia que “havia uma grande procura por uma ferramenta deste género, sem
respostas do mercado”. Há quatro anos, concebeu o projecto, durante três anos trabalhou
nas mais de 5200 entradas do dicionário, com a colaboração do marido – filho de
surdos – e, por fim, sugeriu à Porto Editora que o lançasse na escola onde, há
muito tempo, foi intérprete de surdos. “Os surdos, regra geral, dominam muito mal o Português. Espero
que, com esta obra, lhes seja mais fácil”, revelou Ana Bela Baltazar. Os gestos não são estáticos, como tal um dicionário de LGP não
poderia basear-se apenas em desenhos ou fotografias. O dicionário de LGP inclui, por isso, um DVD-ROM com vídeos para
cada entrada e vai custar cerca de 30€. -------------------------------------------------------------------------------------- 5ª MATRICULAS ONLINE PARA O 1º ANO BÁSICO A PARTIR
DE JANEIRO Em declarações à Lusa a propósito das
medidas para o sector previstas na Agenda Digital 2015, João Trocado da Mata
indicou que, através do Cartão do Cidadão, os pais poderão aceder a uma
plataforma electrónica, a partir de Janeiro de 2011, e inscrever os filhos que
no próximo ano lectivo vão iniciar o ensino básico. Por outro
lado, acrescentou o governante, a partir de 2012 serão disponibilizados no
Portal da Educação espaços pessoais para os encarregados de educação
acompanharem a vida escolar dos educandos, nomeadamente os resultados, as
faltas e os sumários da matéria leccionada. João Trocado da Mata sublinhou que,
depois da modernização dos estabelecimentos de ensino, efectuada nos últimos
quatro anos através do Plano Tecnológico da Educação, "o desafio que se
coloca agora é o de tirar partido do investimento realizado". "Ou seja, através de
disponibilização de serviços e de conteúdos, integrando as tecnologias no
processo de ensino e aprendizagem”, referiu, lembrando a ligação das escolas à
Internet em fibra óptica e o apetrechamento informático com computadores ou
quadros interactivos. Certificados de habilitações online No âmbito da Agenda Digital 2015, outro
dos projectos passa pela disponibilização online dos certificados de
habilitações também para as empresas empregadoras, que vão poder aceder a estes
documentos. Outra novidade é o "Tutor Virtual
da Matemática", uma plataforma online de apoio ao ensino e à aprendizagem
da disciplina, que arrancará este ano lectivo com um projecto-piloto em três
agrupamentos de escolas, mas que até 2015 estará generalizado. O Governo pretende ainda apostar na
disponibilização de cadernos de exercícios virtuais e no aumento dos recursos
educativos disponíveis no Portal das Escolas, através dos projectos da
biblioteca digital, ciberescola da língua portuguesa e da plataforma virtual de
aprendizagem. Sobre o Plano Tecnológico da Educação,
João Trocado da Mata afirmou não ter dúvidas de que Portugal se encontra entre
os países mais avançados da Europa no que toca à modernização tecnológica dos
estabelecimentos de ensino. (In Público online) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Universidade
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