Partilho, com a devida vénia, informação veiculada pelo meu amigo Rainer Daehnhardt, perito em descobertas e intuições assim que sumamente enriquecem o património nacional! Bem hajas, Rainer! ? J. d?E.
Imaginem só. As descobertas de hoje ainda não terminaram!
Examinei agora as duas capas do cantochão (Antifonário) que foi desmanchado em Coimbra, nos anos sessenta do século passado, para vender à folha para lojas de decoração fazerem "abatjours".
Mandei uma folha ao Papa Benedictus XVI e guardei uma outra do mesmo coral "BENEDICTUS qui venit in nomine Domini".
Agora examinando as capas, em madeira forradas a cabedal (muito danificadas), reparei que usaram pergaminhos antigos para fortalecer a divisória entre as partes da madeira e os cadernos das folhas de pergaminho.
Não seria a 1ª vez que encontro fragmentos de documentos mais antigos cortados às fatias para reutilização.
O que porém não estava à espera foi o que encontrei!
Uma folha dupla completa, em pergaminho (biface), de um outro antifonário, cerca de um século até um século e meio anterior, datando assim cerca de 1350.
FIQUEI MUITO CONTENTE COM ESTA DESCOBERTA EXTRA! Totalmente inesperada!
Lembro-me na compra inicial, há muitas décadas, ter insistido com o dono, que já tinha vendido grande parte das folhas, para me incluir também as capas de madeira. Ele disse que as iria deitar fora porque já para nada poderiam servir. Não esteve para as procurar. Sentei-me ostensivamente num banco e disse que apenas compraria as folhas restantes, desde que me incluísse também as capas.
Seu estado de conservação não me preocupava. Poucos minutos depois veio, mostrou-me as capas e disse "O que o Senhor quer fazer com isto?"-"Não serve para nada!". Mal sonhava ele que o que iria queimar mais valia do que todo o cantochão! (Na altura também, não o sabia, apenas sentia que devia trazer as capas e depois , algum, dia se veria!).
Nem ele, nem eu na altura sabíamos o que se encontrava colado dentro da capa, um pequeno tesouro!
Esta folha dupla é mesmo de grande raridade! Em milhares de folhas de pergaminhos que folhei na minha vida, apenas uma única vez encontrei uma folha destas, também do século XIII ou XIV. Tenho-a emoldurada!
É muito natural que se perguntem agora como é que se pode distinguir uma folha de pergaminho medieval de outra quando não costumam estar datadas.
Para isso basta estudar um pouco e descobrir que as mais antigas pautas de música apenas possuem uma única linha horizontal. Isto dificulta imenso a leitura. Assim já na 2ª metade do século XV surgem as pautas com cinco linhas horizontais, o que hoje ainda temos. (Hoje apenas usam notas redondas, desde do século XVIII). As notas antigas são sempre quadradas.
Assim as pautas de música da folha oferecida ao Papa Benedictus XVI data do século XVI e mostra cinco linhas paralelas. A folha dupla metida como reforço interior da encadernação em utilização de restos de um antifonário já antigo, ultrapassado e considerado velho e sem interesse, é um "desenrascanço" por reutilização de algo válido para isto que por acaso estava à mão.
Esta folha dupla de linha única, que mesmo monetariamente vale pelo menos cem vezes mais do que uma folha com cinco linhas, ainda outra surpresa nos trouxe.
Um cântico destacado com a grande maiúscula "M" começa com o nome do ARCANJO "MICHAEL". Devo explicar de que SÃO MIGUEL-ARCANJO era o PADROEIRO DE PORTUGAL, portanto não poderia ser melhor!
Bendita a minha teimosia, muitas décadas atrás, em exigir os restos das capas, que destinadas à lareira estavam.
O nosso Museu tem assim uma inesperada entrada (por descoberta casual) de uma folha dupla das mais antigas pautas de música que há.
Alegra-me muito poder partilhar isto convosco!
Devo acrescentar que foi também por acaso que se descobriu há pouco, numa biblioteca nos Estados Unidos da América, dentro da capa de um livro antigo, dois fragmentos de um portulano português da costa australiana datável um século antes da chagada dos holandeses e dois séculos antes da dos ingleses.
Estamos todos de parabéns!
Meu grande abraço a todos E meu grande BEM HAJA a SÃO MIGUEL ARCANJO que deste forma mais uma vez à Portugal e sua gente ajudou!
Vosso
Rainer