Lista histport

Mensagem

[Histport] 25 de maio | videoconferência | ciclo 'Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras'.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] 25 de maio | videoconferência | ciclo 'Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras'.
From :   Ana Cristina Martins <acmartins@uevora.pt>
Date :   Thu, 19 May 2022 12:10:21 +0100

Zoom

ID da reunião: 843 4391 4290

Senha de acesso: 010751


CicloConferências_CiênciaTecnologiaArteLiteratura_série1_2022_acm_25maio.jpg


 

Sinopse

«Desde o momento da sua aparição, em 1839 (daguerreotipia e calotipia), a fotografia e a arte entabularam uma relação simbiótica que foi muito para além de uma mútua influência, que

nem sempre foi tranquila e fluida. Durante os primeiros decénios após ao seu registo, discutiu-se o papel e o alcance do novo modo de expressão, ocultando-se, por outra parte, a sua influência como fonte de inspiração para a obra pictórica e tiveram que surgir bastante polémicas antes que a fotografia adquirisse o reconhecimento que no campo das artes gozou a partir do séc. XX.

Encarada, inicialmente, como um instrumento registador e anotador, como auxiliar da investigação científica, a fotografia demorou longos anos até se libertar da sua empobrecedora

imagem de fidelidade à reprodução exacta da natureza. Num manifesto datado de 1862, assinado por artistas como Ingres, Troyon, Flandrin, Puvis de Chavannes, foi contestada a extensão da lei sobre a propriedade artística aos produtos fotográficos, uma vez que consideravam que a fotografia se resumia a uma série de operações totalmente manuais […], pelo que as provas resultantes não podiam em circunstância alguma ser assimiladas às obras, fruto da inteligência e do estudo da arte. Faltava à fotografia, o sopro da inspiração e o fogo do pensamento, segundo estes críticos. Todavia, a par deste discurso realista imputado à fotografia, havia fotógrafos que exploravam as possibilidades plásticas do meio e nas décadas seguintes os chamados fotógrafos pictóricos utilizaram um estilo quase uniforme, alterando de tal forma a imagem fotográfica a ponto de torná-la semelhante a um quadro. 

Se a fotografia chegou a perder de vista o léxico que lhe era próprio na tentativa de ser aceita como arte, as suas relações com esta podem ser investigadas numa outra direcção,

proporcionalmente inversa. Trata-se, nessa outra vertente, de determinar como a arte se serviu da fotografia para além de sua função documentária, como refletiu a respeito dela.

Neste campo, mais do que qualquer outro artista do século XIX, Degas compreendeu a nova visão proporcionada pela fotografia e dela se aproximou, dando vida a composições

descentralizadas, introduzindo uma nova perspectiva. No início do sec. XX, a fotografia pictórica deu lugar à fotografia moderna, através da obra de Alfred Stieglitz, fundador da Photo Secession, voltada para o progresso da imagem técnica

enquanto expressão artística dotada de especificidade e de autenticidade próprias.».

 

Cármen Almeida

«Doutorada em História e Filosofia da Ciência e  Mestre em Museologia pela Universidade de Évora.  investigadora associada do CHEFCi / Universidade de Évora - Instituto de História Contemporânea. Foi Coordenadora do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora.

Trabalhos Publicados: 

  • Aparição – Vergílio Ferreira – A Obra e o Autor em Évora (1999);
  • José Pedro Braga Passaporte e António Passaporte, dois fotógrafos de Évora (1999);
  • Riscos de um Século, Memórias da Evolução Urbana de Évora (2000);
  • Objectos Melancólicos, Évora, Fotografia, Património e Memória (2005)
  • “Évora e a História da Fotografia” em Évora Desaparecida, Fotografia e Património (2006);
  • “António Passaporte (Loty), Um fotógrafo ibérico”, em Num dia…, Muitos dias… 2011, IPT/CMT, Tomar.».


--

Ana Cristina Martins, Ph.D
Research Associate - Institute of Contemporary History, University of Évora / IN2PAST — Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory
Research Collaborator UNIARQ (Centre for Archaeology) - University of Lisbon

IHC-Instituto de História Contemporânea, Pólo Universidade de Évora
Universidade de Évora (University of Évora)
Palácio do Vimioso
Largo Marquês de Marialva
Apart. 94
7002 - 554 Évora
Tlm./Mobil ph.:00351.939808860

Mensagem anterior por data: [Histport] Duarte Darmas: apresentação do livro, em Mértola Próxima mensagem por data: [Histport] Call for papers - Congresso Internacional «Estudar a(s) Polícia(s): História, Fontes y Metodologia»
Mensagem anterior por assunto: [Histport] 25ª TERTÚLIA PORTUGAL-BRASIL | NAPOLEÃO, D. JOÃO E O BRASIL Próxima mensagem por assunto: [Histport] 26 de Maio: Lançamento de "Diamantes em Bruto", de Todd Cleveland