Entrar
na Reunião Zoom
Sinopse
«Os manuscritos iluminados são testemunhos extraordinários da arte e da cultura medievais. Com a sua produção no período medieval essencialmente restrita aos scriptoria de Mosteiros e Conventos, estas obras tornam-se impressões digitais importantes da atividade económica destas instituições. Fundado em 1152/3 como o 53º mosteiro afiliado de Clairvaux (França), o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o mais importante centro cistercience Português de produção de manuscritos iluminados.
Esta apresentação centra-se na abordagem interdisciplinar seguida no estudo de um conjunto extraordinário de 11 manuscritos iluminados medievais, no âmbito do qual as análises litúrgicas, codicológicas e materiais permitiram estudar, do ponto de vista cronológico, a introdução do pigmento azurite no scriptorium de Alcobaça, contribuindo não só para a sua redatação precisa, como caracterizar em termos de data e forma a entrada do pigmento Azurite neste sciptorium, contribuindo para um maior conhecimento da excepcionalidade do funcionamento daquele que é o mais importante scriptorium medieval português. Para além destes resultados, será dada a conhecer a metodologia seguida pela equipa interdisciplinar do projecto “Cistercian Horizons - Studying and Characterizing a Medieval Scriptorium and its Production: Alcobaça, dialogues between local identities and liturgical uniformity” (PTDC/ART-HIS/29522/2017), no âmbito do qual decorreu esta investigação.».
«
Catarina Miguel é licenciada em Engenharia Química pelos Instituto Superior Técnico e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade Nova de Lisboa.
É Investigadora integrada do Laboratório HERCULES-Universidade de Évora, membro da Cátedra City University of Macau em Património Sustentável, do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território – In2Past – e do China-Portugal Joint Laboratory of Cultural Heritage Conservation Science (CP-LCHCS).
Trabalha na área das Ciências do Património com ênfase em Química Analítica - análise espectroscópica. O seu trabalho de investigação tem-se centrado no estudo dos materiais
utilizados para produzir manuscritos iluminados do período Medieval e Renascentista.».