Hoje terá lugar no auditório do Museu Arqueológico do Carmo, pelas 18.00h, mais uma reunião da Comissão de Estudos Olisiponenses, no âmbito da qual será proferida a seguinte a conferência:
"Memorial da Serralharia. Arqueologia do Passado Recente no Hospital de São José"
por João Sequeira, Carlos Boavida e Afonso Leão.
Esta comunicação é um contributo para a memória operária da cidade de Lisboa a partir da identificação e levantamento de uma serralharia em risco de colapso no espaço do Hospital de São José. Situada numa área com necessidade de recuperação, o local que apresenta o desgaste da passagem das décadas, ainda alberga maquinaria industrial e é uma oficina activa de recurso para além de espaço de armazenamento de materiais.
Estando no horizonte, por questões de segurança, a eventual demolição do imóvel, os autores uniram esforços para preservar a memória histórica, antropológica, arqueológica e etnográfica de um edifício que no fundo recolhe reacções silenciosas e momentos de ponderação e reflexão quando é mencionado este facto: José Saramago trabalhou aqui.
A conferência será procedida pela eleição da mesa da Comissão de Estudos Olisiponenses para o triénio de 2024-2026, que reunirá em primeira convocatória às 17h30. A votação terá carácter deliberativo 30 minutos depois dessa hora com qualquer número de sócios presentes.
Entrada livre.
Mensagem anterior por data: [Histport] 83.ª Tertúlia Portugal-Brasil | Rota Histórica das Linhas de Torres: Turismo, Património e Inovação | Próxima mensagem por data: [Histport] VIII Congresso de História Local |
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Conferência no Museu Arqueológico do Carmo - «Memorial da Serralharia. Arqueologia do Passado Recente no Hospital de São José (28.05.2024 - 18h00). Entrada livre. | Próxima mensagem por assunto: [Histport] Conferência - o «Livro dos Mortos» | 7 de julho, às 15h30. |