Lista histport

Mensagem

[Histport] Panteão Nacional - Boletim Informativo Julho

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] Panteão Nacional - Boletim Informativo Julho
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 2 Jul 2025 12:06:35 +0100

 

 

Boletim Informativo

Julho 2025

 

Nota do Diretor

 

Iniciamos o segundo semestre sob o lema da música e das exposições. Termina o 4º. ciclo de concertos “Música no Panteão”, uma aposta ganha, que começou a tomar forma no outono de 2021. A juventude da Orquestra Geração e dos grupos corais de Moura e de Ourique trarão outra cor ao monumento. Entretanto, a meio do mês terá a sua primeira edição o “Panteão Popular”. Vamos trazer ao Campo de Santa Clara bandas filarmónicas das locais de origem dos homenageados. E começaremos com a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta, terra natal de Guerra Junqueiro.

 

Agosto será de acalmia nas iniciativas.

 

No outono haverá edições.

Personalidade do Mês

 

 

A personalidade do mês de julho é a Rainha Santa Isabel (1271 – 1336).

 

Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa Isabel de Portugal, nasceu em Saragoça (?), a 4 de janeiro 1271 e faleceu em Estremoz a 4 de julho de 1336.

 

Em 1282 casou-se com D. Dinis, em Trancoso. Prevalece a narrativa de uma vida piedosa, pautada pela ajuda aos pobres. Após a morte de D. Dinis ingressou no Convento de Santa Clara, em Coimbra, onde tomou o hábito, não tendo, no entanto, tomado os votos.

 

Primeira mulher canonizada em Portugal, foi beatificada a 15 de abril de 1516, por Leão X e  canonizada em 1625 pelo papa Urbano VIII.

Sabia que ...

 

A estátua de Santa Isabel, da autoria do escultor António Duarte, ocupa um dos nichos da fachada principal do Panteão Nacional / Igreja de Santa Engrácia. A sua presença deverá estar relacionada como o nome do lugar onde se ergue o monumento – Campo de Santa Clara – e a relação entre a Rainha Isabel de Aragão e a Ordem das Clarissas, na qual onde tomou hábito depois de enviuvar.

 

Santa Isabel -  é representada com as rosas no regaço, uma alusão ao famoso Milagre das Rosas; milagre semelhante é atribuído à sua tia materna Santa Isabel da Hungria.

 

O que se tem passado no Panteão...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inauguração da exposição: "Arte Tumular, o lado artístico da morte".

 

No passado dia 18 de junho inaugurou a exposição "Arte Tumular, o lado artístico da morte", pela fotografia de Pedro Inácio

 

A presente exposição, comissariada por Ana Paula Assunção e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Loures, apresenta -nos uma seleção de fotografias nas quais são perceptíveis detalhes, pormenores e ambientes que rodeiam a arte tumular  e o lado artístico que a morte transporta.

A inauguração contou com um momento musical a cargo do maestro António Saiote.

Até 7 de setembro na Sala de Exposições Temporárias do Panteão Nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo de Concertos - Música no Panteão

Trio do Conservatório Nacional

 

No dia 29 de junho decorreu um concerto especial, integrado no Ciclo de Concertos - Música no Panteão, a cargo do Trio do Conservatório Nacional.

 

Estes jovens músicos são os vencedores do 1.º Prémio no Concurso Interno de Música de Câmara da EAMCN (2025) e, em parceria com esta instituição, os vencedores do "Prémio Panteão Nacional" 2025.

O Prémio Panteão Nacional destina-se a promover jovens talentos que emergem da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e consiste na oferta dum recital remunerado e inserido no Ciclo de Concertos - Música no Panteão.

Resultante de uma parceria regular (anual), dá aos jovens músicos uma possibilidade de apresentação pública profissional num espaço prestigiado e de relevância histórica. Os jovens são escolhidos na EMCN, por via dum concurso interno, podendo o referido Prémio ser atribuído tanto a solistas como a grupos de Música de Câmara.

 

Agenda Cultural

 

 

Geracante

4 jul |18:15.

 

Orquestra Geração Santa Casa e os grupos infantis de cante coral alentejano de Moura e Ourique.

 

Este projeto inovador reúne a Orquestra Geração Santa Casa e os grupos infantis de cante coral alentejano de Moura e Ourique. Com c. de 100 crianças possibilita um intercâmbio cultural e musical que celebra o Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014.

 

Entrada Livre. Lotação limitada à capacidade da sala.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º Ciclo de Concertos - Música no Panteão

6 jul |19h.

 

Recital pelo Duo Solar - Flauta e Harpa

Vera Morais - Flauta

Emanuela Nicoli - Harpa

 

Entrada livre por ordem de chegada. Lotação limitada à capacidade da sala. Não acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

 

 

Panteão Popular

13 jul |16h.

 

Concerto pela Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta.

 

Uma nova iniciativa do Panteão Nacional  - apresentação de bandas de música dos locais de nascimento dos nossos homenageados.

 

Iniciamos este projeto com a atuação da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta, terra natal de Guerra Junqueiro.

 

Entrada Livre. Lotação limitada à capacidade da sala.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Estoril Lisboa

Festival nas freguesias

12º Festival Jovem

16 jul |19h

 

 

Quinteto Fauves

Obras de Rasmussem, Chandler e Agay.

 

Entrada livre limitada à capacidade da sala.

 

Exposição Temporária

Around the Word / Volta ao Mundo

Obra de Lawrence Weiner no Panteão Nacional.

 

Era por isso difícil encontrar melhor cenário do que o ambiente barroco do Panteão nacional para este "Around The World". Pela escala monumental, pelo que representam alguns do navegadores aqui homenageados, pela cúpula celeste que nos domina. O Equador e a Viagem são temas próximos a muitos dos que assim se encontram. (excerto do texto "Lawrence Weiner no Panteão Nacional" de Santiago Macias).

 

Uma iniciativa de Cristina Guerra Contemporary Art.

Nave Central. Até 31 de agosto. 

 

Fotografia:

© Vasco Stocker Vilhena, cortesia Cristina Guerra Contemporary Art

 

 

 

 

Exposição Temporária

Arte Tumular, o lado artístico da morte.

 

Pela fotografia de Pedro Inácio, podemos apreciar detalhes, pormenores e ambientes da arte tumular e do lado artístico da morte.

 

Uma exposição em parceria com o Munícipio de Loures.

 

Sala de Exposições Temporárias. Até 7 de setembro.

 

Programa de Mediação Cultural

 

 

 

 

 

Dirigido ao público escolar, o Programa de Mediação Cultural do Panteão Nacional disponibiliza visitas orientadas e atividades educativas dedicadas ao Monumento e às Exposições temporárias.


Com o objetivo de reconhecer e valorizar o património histórico e cultural, todas as visitas e atividades encontram-se disponíveis para vários ciclos de estudos e podem ser articuladas com os professores
que delas pretendam usufruir, trabalhando temas que se enquadrem nos conteúdos pedagógicos anuais.

 

Também é possível programar e conceber outras ações educativas em conjunto com os educadores e professores, de modo a tornar o Património Cultural num parceiro de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal dos alunos.


Todas as atividades requerem marcação prévia: geral.panteao@museusemonumentos.pt

 

 

Já conhece a página do Panteão Nacional no Google Arts and Culture?
Clique na hiperligação abaixo para visitar a página.

 

 

 

Google Arts & Culture

Panteão Nacional

 

 

Panteão Nacional
Campo de Santa Clara, 1100-471, Lisboa
Panteão Nacional © All rights reserved 2023

 

Siga-nos

 

Facebook

Instagram

X

YouTube

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: Re: [Histport] Valor verdadeiro da Carta de Nomeação de Vasco da Gama para o título de Conde da Vidigeira pelo Rei Dom Manuel 1º em 1519 Próxima mensagem por data: [Histport] Valor verdadeiro da Carta de Nomeação de Vasco da Gama
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Palestras sobre Finanças, Circulação, Património e Economia Próxima mensagem por assunto: [Histport] Panteão Nacional - Convite - dia 24, a partir das 18.30 h