Lista museum

Mensagem

[Museum] Museu dos Objetos Matemáticos. Incorporação do Objeto 10: A simetria isomorficamente inversa

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Museu dos Objetos Matemáticos. Incorporação do Objeto 10: A simetria isomorficamente inversa
From :   Pedro Pereira <pedropereiraoffic@outlook.com>
Date :   Wed, 27 Jan 2021 12:36:16 +0000

 

 

 

MUSEU DOS OBJETOS MATEMÁTICOS

fundado em 6junho2020, após a Conferência “Impronuncialismo 4”, por Huan Zee Qi, Hieron Friedrich, Lysa McLugg e Pedro Manuel-Cardoso, em parceria com a Sociedade “O Próximo Museu” e o método “Impronuncialismo

 

Incorporação do Objeto 10 Simetria Isomorficamente Inversa

 

 

A compreensão da Natureza por parte do atual ser-humano opera através de um modelo simétrico isomorficamente inverso e opositivo. De facto, a evidência empírica (científica, histórica ou etnográfica) constata-o. Por exemplo, na matemática (mais/menos), física (ativo/neutro; preenchido/vazio), biologia (nós/outros; morto/vivo), ideologia/política (esquerda/direita; igual/diferente), moral (bem/mal; certo/errado), ética (culpado/inocente; sim/não), e, transversalmente, em várias outras atividades humanas (desde a arquitetura, aos rituais, jogos, cerimónias protocolares, ou “festividades cíclicas”). As inúmeras metáforas do espelho, a estrutura antropológica do duplo expressa pela palavra “doppelgänger”, e outras formulações semelhantes, são também disso indícios.

 

É através deste programa/modelo a priori inscrito na cognição que funciona a regulação da vida biológica, social e cultural.

 

Esse modelo de compreensão (software), pelo qual a cognição do ser-humano julga «tudo aquilo o que o rodeia», permite criar um mecanismo de regulação quase-automático, ao induzir a necessidade de um ponto-de-equilíbrio (“meio”, ponto-de-fuga, espaço-de-Lagrange), que faça cumprir essa condição de simetria inversa isomorficamente oposta. Isto é, existe a priori inscrita na cognição uma necessidade de simetria, que impele forçosamente a um comportamento permanente de compensação e proporção, o qual se expressa no desejo ideológico, moral e ético de homeostase. E, na simetria dessa simetria, no desejo de transcender essa prisão da natureza através de um 3.º termo, considerado transcendente, divino ou espiritual. E assim sucessivamente.

 

Essa estrutura simétrica, isomorficamente inversa, constitui um Objeto musealizável, possível de ser matematicamente captado e formalizado. Possibilitando construir uma equação que descreva e preveja todos os tipos de variação da simetria. Logo, o modo como ocorrerão os comportamentos humanos e biológicos dominados por tal modelo.

 

 

Pedro Manuel-Cardoso 

 

 

 

 

 





Mensagem anterior por data: [Museum] Os Cardadores de Vale de Ílhavo Próxima mensagem por data: [Museum] Desafio online | Museu Municipal de Coimbra
Mensagem anterior por assunto: [Museum] MUSEU DOS OBJETOS MATEMÁTICOS: Incorporação do ‘OBJETO n.º 11’ (‘Limite Lógico da Condição Humana’) Próxima mensagem por assunto: [Museum] Museu dos Objetos Matemáticos. Incorporação do Objeto 13: SIMETRIA.